Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Nordeste 17/10/2014 - 16h26

Fernando Henrique se diz a favor de incentivos fiscais para a região

A medida, segundo ele, é importante para que as indústrias possam gerar empregos no NE
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18866, 'email': 'beatrizsantos@opovo.com.br ', 'nome': 'Beatriz Cavalcante'})
Beatriz Cavalcante beatrizsantos@opovo.com.br
Dário Gabriel, em 30/07/2009
Compartilhar

O ex-presidente da República (1995 a 2003), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), disse ao O POVO que é a favor de incentivos fiscais para que indústrias possam vir para o Nordeste gerar trabalho. A declaração foi dada ontem, depois de palestra sobre o cooperativismo como doutrina econômica, ministrada por ele durante a 44ª Convenção Nacional Unimed.

"Eu sou a favor do que for correto e de tudo que for incentivo bom. Eu sou a favor do Nordeste. Que o Nordeste progrida através de investimentos, emprego, manutenção de políticas sociais. Eu sou a favor de tudo isso, mas, obviamente, depende de qual incentivo e para quem. Para a indústria gerar trabalho, sim!", disse.

Em relação à economia do Brasil, Cardoso criticou, durante a palestra, que o País passou por um crescimento ilusório. "Passamos a viver num jogo de espelhos de ilusão de faz de conta de que está tudo bem e que foi tudo culpa da crise internacional. A crise internacional acabou há 5 anos", ressalta.

Em vez de crescimento, diz, houve um aumento da oferta de crédito que desordenou a economia do País. "Eu cresço sem muito esforço, aumentando o crédito". Então, explica que o tesouro não tem dinheiro, por não ter mais de onde ofertar tanto crédito.

Ainda criticou o represamento dos preços em ano eleitoral e a quantidade de empregos que diz ser de baixa qualidade. "O que se deve pensar é como transformar essa massa enorme de pessoas em cidadãos".

Complementa dizendo que o que está faltando na sociedade são os valores, que devem partir do Governo. "Fomos levados a uma descrença que leva a um consumismo enorme. A mentira é tanta e a malandragem é tanta".

Mudança

Segundo Cardoso, a mudança virá no momento em que a meritocracia for implantada. "Nós temos que ter orgulho do sucesso. Hoje em dia eu não posso dizer quantas línguas eu falo que sou chamado de elite. Não temos que nos igualar por baixo, devemos nos igualar por cima. Quem é melhor deve ter uma recompensa maior. Não queremos igualdade no pior, queremos igualdade no melhor  e que tenhamos orgulho de trabalhar", explica.

Para ele, outra mudança importante é o aumento real do salário mínimo. "Desde 1993 o salário passou a ter aumento constante. No período do Lula, cresceu apenas 1% a mais", critica.

Do jeito que o País está, o ex-presidente avalia que estamos no limite de perder oportunidades e de que a sensação de que o Brasil está dando ao mundo é a de perca de espaço nas relações globais.

Apesar das críticas, ele diz que o País melhorou e vai continuar melhorando, independentemente de Governo.

*a repórter viajou a convite da Unimed Brasil

FRASES

"Estamos diante de um quadro de corrupção sintomático e de anuência tácita e explícita"

"Não estamos construindo uma sociedade crescente em que seja prazeroso e seguro de se viver"

"Tem que voltar a ser mais simples e voltar a ter uma relação mais sincera com o País".

Compartilhar
espaço do leitor
lucio 18/10/2014 08:24
e muita hipocrisia, fala de falsa melhoria, mas nas casas do povo brasileiro melhorou, fala de incentivo fiscal, mas no plano de governo de aecio, diz cortar incentivos, fala de meritocracia, mas so aplicam no pessoal deles, na gestão dele o brasil quebrando ele dizendo que estava bem
Antonio Sampaio 17/10/2014 23:42
Prezado Antonio Pinheiro, o maior de todos pra você. Deixe de ilusões, cabra. É público e notório que FHC boca mole foi um atraso de Nem o real foi cria dele.
Antonio Pinheiro 17/10/2014 23:11
obrigado também pelo início do Metrofor que em 12 anos não concluíram-no
Antonio Pinheiro 17/10/2014 23:09
Vamos lá pessoal, agora é a vez de listar as realizações no CE dos 12 anos do ex-presidento Lula e da presidanta Dilma, serão 8 anos de FHC contra 12 do PT.
Antonio Pinheiro 17/10/2014 23:08
Obrigado FHC pelo castanhão, pelo saneamento de 50% de Fortaleza - sanefor - pelo novo terminal do aeroporto de Fortaleza, pela transposição das águas do rio jaguaribe, senão estaríamos em racionamento na capital, pelo Porto do Pecém, obrigado por ter sido o melhor presidente da república para o CE.
Ver mais comentários
10
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia