Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
pesquisa 26/09/2014 - 12h12

Atividade industrial cearense se intensifica em agosto

A indústria do Ceará recuperou o volume da sua produção. No Brasil, o setor acumulou queda em seu indicador pelo 10º mês consecutivo
Compartilhar

A indústria de transformação cearense apresentou, pelo segundo mês consecutivo, uma evolução do  volume de produção, recuperando-se da queda acentuada apresentada no mês de junho, sengundo a pesquisa Sondagem Industrial, elaborada pelo Instituto de  Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em julho e agosto, o Ceará apresentou recuperação do volume de produção industrial, o que não ocorreu para a indústria nacional, que acumulou queda em seu indicador pelo 10° mês consecutivo. O resultado aponta perspectivas positivas para recuperação do setor no 2° semestre.

O índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o nono mês consecutivo abaixo do usual. Porém, em agosto, o estado apresentou a menor ociosidade do maquinário em 2014, com indicador de 47,3 pontos,  aproximando-se do valor usual para o mês (50 pontos). A média nacional se situou em valores próximos a 40 pontos pelo terceiro mês consecutivo.

Os estoques de produtos finais da indústria permaneceram acima do planejado (53,4 pontos). Entretanto, o excesso de estoques se aproximou do planejado pelos industriais, o que contribuirá para a manutenção dos níveis  de produção. No País, o acúmulo de estoques se situou no mais alto nível dos últimos treze meses.

Com estoques acima do planejado e elevado número de meses consecutivos com baixa utilização do maquinário,  o setor industrial prosseguiu empregando menos. Em agosto, o indicador de 46,7 pontos representou a décima redução consecutiva no número de empregados. Devido à baixa flexibilidade do mercado de trabalho no País e o  menor nível de otimismo dos empresários, é possível que a recuperação da produção industrial só se traduza em  elevação do nível de empregos no início de 2015.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia