[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Como não se endividar com os jogos virtuais | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
internet 18/09/2014 - 12h21

Como não se endividar com os jogos virtuais

Entenda como games e aplicativos aparentemente inofensivos podem causar dependência e te deixar no vermelho
Compartilhar

Jogos e aplicativos virtuais como Candy Crush Saga, Farmville e Andry Brids podem ser utilizados gratuitamente até enquanto durarem suas vidas ou artifícios limitados. A partir daí, quem quiser continuar conectado precisará desembolsar um determinado valor para garantir mais recursos ou chances de jogar. A partir daí, taxas passam a ser cobradas, e os mais descuidados podem até se endividar.

Os economistas e educadores do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e do portal de educação financeira, 'Meu Bolso Feliz' prepararam oito táticas para você se divertir no mundo virtual sem se endividar na vida real. Confira:

1- Existem jogos e aplicativos, mesmo entre os considerados 'gratuitos', articulados para manter os consumidores vidrados e, claro, faturar com isso. Não à toa, eles têm aumento gradual de complexidade e, em determinado momento, o nível de dificuldade cresce drasticamente. Isso ocorre para tornar quase impossível ultrapassar etapas sem fazer um investimento. Fuja desse modelo de brincadeira, pois ele vai te fazer gastar, e possivelmente mais do que pode.

2- Não permita que o mundo virtual se sobreponha à realidade. De tanto jogar, você passa a considerar frutas, doces e cristais do game como algo valioso para o cumprimento de tarefas. Então, quando cobram um determinado valor por um conjunto desses apetrechos para ultrapassar uma fase complicada, você enxerga a quantia como irrisória pela conquista que será alcançada. Lembre-se: qualquer que seja a oferta de um jogo, ela nunca é barata o suficiente para ser paga com dinheiro de verdade.


3- Atente-se à facilidade de compra online. O educador financeiro do site Meu Bolso Feliz, José Vignoli, alerta: "É preciso tomar cuidado com as informações do cartão de crédito, pois muitas vezes, ficam salvas na internet". Dessa maneira, com apenas um clique, você faz mais uma compra. Essa ação é perigosa e, na maior dos casos, faz o usuário gastar mais e sem perceber. Muitas vezes, os gastos são cobrados em dólar e ainda incluem o IOF, ou seja, você vai gastar muito mais do que imagina.

4- Para quem tem Iphone, se um jogo ou aplicativo pedir sua senha da Apple, redobre os cuidados. Em geral, digitar essa senha costuma autorizar o pagamento de alguma compra.

5- Crie um hábito: verifique sempre o saldo bancário antes de gastar com jogos e se pergunte se pode - e precisa - colocar seu dinheiro nisso.

6- Ligue o alerta em relação às reais intenções dos jogos. Muitos, por serem gratuitos,  trazem uma falsa sensação de que não há mal nenhum em jogar. Assim, eles usam a necessidade do usuário de passar de fase e conquistar vidas para começar, aos poucos, a ganhar dinheiro com isso.

7- Quando um grupo de pessoas costuma se divertir com os mesmos jogos e aplicativos, pode surgir competição entre os integrantes. Esse comportamento leva muita gente a colocar mais dinheiro para completar as fases e ter recursos mais rapidamente do que os outros. Assim, claro, o jogador poderá se exibir na rodinha de amigos. Será mesmo que essa brincadeira ficará tão divertida quando a contar chegar? Pense nisso!

8- Para evitar a tentação, procure pela opção 'Ajustes' de seu celular e desabilite a função 'Compras em Aplicativos' ou algo que seja similar a isso. Dessa forma, você precisará de tempo para desabilitar essa função antes de fazer uma compra. Use esse período para refletir se vale mesmo à pena torrar seu dinheiro com isso.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Alex Chagas 18/09/2014 13:05
leethax.net Firefox extension - leethax.net
Alex Chagas 18/09/2014 13:04
Eu tenho 99 vidas e artifícios no candy crush e Angry Bird, basta usar o mozila e instalar um aplicativo, e são ilimitados.
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia