[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Emprego industrial do Ceará recua 3,2% influenciado por vestuário e calçados | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
IBGE 10-08-2012 - 09h11

Emprego industrial do Ceará recua 3,2% influenciado por vestuário e calçados

Compartilhar

No confronto com igual mês do ano passado, o emprego industrial recuou 1,8% em junho de 2012, com o contingente de trabalhadores apontando redução em doze dos quatorze locais pesquisados. Entre os estados, o Ceará aparece com retração de 3,2% em função dos recuos no pessoal ocupado nas indústrias de vestuário (-6,2%), têxtil (-8,8%) e calçados e couro (-2,3%).

A região Nordeste caiu 2,7% influenciado pelas quedas nos setores de calçados e couro (-5,0%), vestuário (-6,2%) e têxtil (-10,3%).

O principal impacto negativo sobre a média global foi observado em São Paulo (-3,5%), pressionado em grande parte pelas taxas negativas registradas em quatorze dos dezoito setores investigados, com destaque para a redução no total do pessoal ocupado nas indústrias de produtos de metal (-14,7%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-10,2%), metalurgia básica (-16,9%), meios de transporte (-4,2%), vestuário (-8,7%) e têxtil (-8,2%).

Por outro lado, Paraná (1,8%) e Minas Gerais (0,3%) apontaram as contribuições positivas sobre o emprego industrial do país, com destaque para os ramos de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (38,1%) e alimentos e bebidas (5,4%), na indústria paranaense, e de produtos de metal (6,8%) e indústrias extrativas (8,6%), no setor industrial mineiro.

Em junho de 2012, o total do pessoal ocupado na indústria mostrou variação negativa de 0,2% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, quarto resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação, acumulando nesse período perda de 1,2%. O índice de média móvel trimestral, ao assinalar variação de -0,3% na passagem dos trimestres encerrados em maio e junho, permaneceu com o comportamento predominantemente negativo presente desde outubro do ano passado.

Redação o POVO Online

> TAGS: ibge
Compartilhar
espaço do leitor
Oliveira 10/08/2012 17:43
Onde estão as indústrias de tecnologia de ponta no Ceará? O Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderiam construir um Vale do Silício! O Instituto Atlântico em Fortaleza, Porto Digital em Recife e a UFCG em Campina Grande já começaram há 20 anos! Faltam mais indústrias de ponta por aqui
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia