[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Governo quer iniciar as obras da refinaria em 60 dias | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PREMIUM II 06-08-2012 - 07h32

Governo quer iniciar as obras da refinaria em 60 dias

Um encontro em Brasília nesta segunda-feira, 6, deverá viabilizar um termo de acordo para garantir o empreendimento e preservar os interesses dos índios da etnia Anacé, de Caucaia, município que deve ganhar a refinaria
Compartilhar

Atualizada às 9h50

Nesta segunda-feira, 6, os ajustes para o início das obras da refinaria Premium II pode estar mais próximo. Em entrevista ao jornalista Eliomar de Lima, o secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, disse que o governo quer viabilizar dentro de 60 dias no máximo o início das obras da refinaria no Ceará.

Um encontro em Brasília nesta segunda-feira, 6, deverá viabilizar um termo de acordo para garantir o empreendimento e preservar os interesses dos índios da etnia Anacé, de Caucaia, município que deve ganhar a refinaria. Deverão participar o Ministério Público Federal, Ministério do Planejamento, Ministério das Minas e Energia, Governo do Estado, Petrobras e Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Tudo indo bem, esperamos que nós possamos atingir esse grande objetivo do Ceará e da Petrobras também que está pelejando muito para iniciar essas obras aqui”, destacou em entrevista ao blog do Eliomar.

Fontenele explicou que existe a necessidade de demarcação de uma área de convivência para cerca de 160 famílias indígenas da etnia Anacé. “Eles terão a delimitação dessa área e participarão de todos os investimentos do governo do Estado e da própria Petrobras”, garantiu.

O secretário não adiantou se serão construídos conjuntos habitacionais para as famílias. “Ainda vai ser definido esta semana. O que existe é que há a disposição do governo e da Funai de encontrar um denominador comum para poder iniciar essas obras”, ressaltou.

Termo de ajustamento de conduta

O deputado federal Danilo Forte (PMDB) também vai participar, nesta segunda-feira, em Brasília, de reunião que promete ser decisiva para a questão do terreno da futura refinaria premium do Ceará. Ele sugeriu a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) como saída para o impasse.

Em entrevista ao blog do Eliomar, Forte disse que é necessário que todos os setores envolvidos se unam para chegar a uma resolução da problemática.

“Nós esperamos que todos consigamos sair dali com um consenso de cronograma para que possamos liberar o terreno do entorno da refinaria definitivamente e obtermos com o termo de ajuste de conduta a licença de instalação para iniciar as obras”, destacou.

Forte lembrou ainda que Petrobras já licitou tanto a parte do cercamento do terreno quanto a parte da supressão vegetal, que é fundamental para o início dos trabalhos de terraplenagem.

O encontro terá ainda as presenças do procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, de membros da Petrobras, representantes dos ministérios do Planejamento e de Minas e Energia e da Funai, além do procurador da República do Ceará, Francisco Macedo, que já viajou nesta madrugada. Com informações do Blog do Eliomar.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Ana Elizabeth Maia 13/01/2013 16:49
Caros amigos,é evi- dente que o início e conclusão da Refina- ria Premium II,por sua vez,é de suma im- portância para o pro- gresso do Estado do Ceará,do Nordeste e do Brasil.O seu atra- so só trará prejuízo para todos,pois a Re- finaria tem como objetivo o refina- mento do petróleo do pré-sal.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
livio 07/08/2012 01:05
Se nao fosse a imprensa caindo em cima e questionando sobre a refinaria, nao teria dado nisso.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Raimundo Arruda 06/08/2012 11:48
Os dois candidatos a prefeito de Tianguá, tiveram suas candidaturas indeferidas ontem, vocês não vão publicar?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
souzarabelo10 06/08/2012 11:23
É ver pra crer.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia