[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará vai buscar parceria na Coreia para refinaria da Petrobras | O POVO

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PREMIUM II 03-08-2012 - 10h47

Ceará vai buscar parceria na Coreia para refinaria da Petrobras

Segundo o relato do governador, o CEO e presidente do conselho de administração da siderúrgica Dongkuk, falou da possibilidade de interesse da GS Caltex, detentora de 30% do mercado local de refino. É a segunda companhia do país asiático no segmento de refinarias
Compartilhar

O governador do Ceará, Cid Gomes, iniciou entendimentos com empresários sul-coreanos para a constituição de parceria tecnológica e financeira que ajude a Petrobras a construir a refinaria Premium II. Ele deve viajar em setembro para a Coreia do Sul.

Segundo o relato do governador, o CEO e presidente do conselho de administração da siderúrgica Dongkuk, falou da possibilidade de interesse da GS Caltex, detentora de 30% do mercado local de refino. É a segunda companhia do país asiático no segmento de refinarias.

No último dia 16, Gomes se reuniu com o executivo da Dongkuk. A empresa da Coreia, associada à brasileira Vale e à também coreana Posco, atua no Complexo Portuário e Industrial do Pecém, em área vizinha à futura refinaria.

Os contatos mantidos até agora deverão ser aprofundados na viagem que o governador fará à Coreia do Sul. A busca de sócio com experiência em projetos de refinaria é fundamental para o sucesso do projeto, avalia Gomes.

Em entrevista a O POVO, Cid Gomes disse ter conversado com o ex-presidente Lula e com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), quando soube que a Petrobras adiaria o projeto da Refinaria Premium II, no Pecém.

A primeira reação do governador Cid Gomes quando leu nos jornais do dia 16 de junho que a Petrobras deixaria de fora do plano de negócios 2012-2016 a refinaria Premium II, no Ceará, foi telefonar para o ex-presidente Lula. Ao ouvir o relato de Cid, reagiu definindo a informação do adiamento como “um absurdo”.

Chegou a afirmar: “Isto é um compromisso meu. Eu estive aí (Ceará) várias vezes, pouco antes de deixar o Governo, e pedi que o movimento fosse irreversível”. Na última visita como presidente, Lula e Cid fizeram fotos no Pecém. Era final de dezembro de 2010. Lula também manifestou surpresa ante a iminente aprovação pelo Conselho da Petrobras.

Liberação do terreno pela Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) reluta em conceder a anuência para as obras enquanto não for concedido terreno para grupo de cerca de 150 famílias que se declara da tribo Anacé. As famílias não habitam a área total de 1.940 hectares destinadas à refinaria, mas se organizaram para reivindicar uma área para onde se mudariam. O governador não diz, mas uma fonte no Palácio da Abolição afirma que o Governo enxerga na não-concessão da anuência uma forma de aproveitar a necessidade do Governo para obter o terreno.

Cid Gomes estima em R$ 30 milhões o valor do terreno para onde os autodenominados índios seriam transferidos. O valor, segundo ele, seria dividido meio a meio com a Petrobras. A área para a refinaria já tem licença para cercamento, supressão vegetal, terraplanagem da área administrativa e guaritas. Só falta a Licença de Instalação, a ser concedida pela Semace, desde que haja a anuência da Funai. Na área da Refinaria, a Funai já registrou que não há traços indígenas.

Reunião com Graça Foster

Em 11 de julho, na sede da Petrobras, o governador havia se reunido com a presidente da estatal, Graça Foster, para esclarecer a razão de a Premium II não ter sido contemplada no Plano de Negócios 2012-2016. Gomes disse que no encontro pediu a ela autorização para procurar no exterior um parceiro experimentado na elaboração de projetos e construção de refinarias.

"Saí da reunião convencido de que é fundamental um parceiro porque a Petrobras vive um período de grandes investimentos. Ninguém tem todo o capital do mundo. Há a necessidade de um parceiro para capital, tecnologia e engenharia de refino", disse o governador.

Dias antes, acrescentou ele, conversara sobre o assunto com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que, em entrevistas, já falara favoravelmente sobre a possibilidade de parcerias. Com informações do jornal O Estado de São Paulo

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
jose marcio moreira parente 26/02/2013 14:45
Confiar no lula, é como confiar no escorião, quem conhece a parábola do escorpião e a tartaruga, sabe que tenho razão. Então, concluo dizendo que no meu entendimento, é da natureza do lula, não cumprir os seus compromissos.(refinaria/Ceará).
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Economia