[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Beija-Flor vence Carnaval do Rio | O POVO
É AZUL E BRANCA 18/02/2015 - 17h19

Beija-Flor vence Carnaval do Rio

Com tema polêmico, a escola de Nilópolis exaltou e cantou na avenida a Guiné Equatorial. As seis melhores colocadas voltarão à Sapucaí neste sábado, 21, para o desfile das campeãs
notícia 1 comentários
AFP/CHRISTOPHE SIMON
A escola desfilou no 2º dia do Grupo Especial do Rio
Compartilhar

Com o enredo “Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade", a Beija-Flor, escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, se tornou a grande vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro 2015 e comemora o 13º título de campeã do Grupo Especial.

+ Veja imagens da Beija-Flor na avenida

A escola, a terceira a desfilar no 2º dia do Grupo Especial do Rio, na madrugada desta terça-feira, 17, utilizou máscaras, carrancas e plumas para resgatar a cultura e a alma africana, entoando versos sobre a Guiné Equatorial. Neguinho da Beija-Flor, que comemora 40 anos na escola este ano, foi o responsável por embalar e empolgar todos os 3.700 componentes da agremiação e o público.

Enredo Polêmico

A Beija-Flor, que esbanjou num desfile de luxo sua tradicional riqueza de detalhes, também se tornou alvo de polêmicas por optar por um enredo supostamente patrocinado - por cerca de R$ 10 milhões - pela Guiné Equatorial, país comandado há 35 anos pelo ditador Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

O ditador chegou, inclusive, a acompanhar discretamente o desfile num camarote, cercado de pelo menos dez agentes da Polícia Federal, além de seguranças particulares. 

Apuração

Nos nove quesitos julgados, dentre eles harmonia, fantasia, samba-enredo e evolução, a Beija-Flor somou 269.9 pontos na classificação geral, de 270 pontos possíveis. A Viradouro, que contou com a atriz Juliana Paes na comissão de frente, contabilizou a menor pontuação (263.7) e foi rebaixada para a série A, caindo do grupo especial para o grupo de acesso.

Em 2014, a Beija-Flor teve um ano ruim e ficou em 7º lugar. Esta foi a primeira vez, em mais de 20 anos, que a escola de Nilópolis ficou entre as seis melhores colocadas no grupo especial.

Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Portela e Imperatriz, as seis melhores colocadas, voltarão à Sapucaí neste sábado, 21, a partir de 21h, para o desfile das campeãs. 

Redação O POVO Online

Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Júlio Ramon Ponte 18/02/2015 19:50
Não existe mais o desfile tradicional. A beija-flor é a mais acabada forma da expressão "super escola de samba s/a". Subsumida ao imperativo do capital, mesmo que seja dinheiro oriundo de corrupção de um sanguinário ditador.
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>