[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Folia em branco e preto | O POVO
PRÉ-CARNAVAL. FORTALEZA 24/01/2015

Folia em branco e preto

Homenageado neste Ciclo Carnavalesco, o tradicional Cordão da Bola Preta traz um pouco da folia carioca
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18815, 'email': 'paulorenatoabreu@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Renato Abreu'}
Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
Foliões capricham nas fantasias alvinegras para seguir o tradicional bloco Cordão da Bola Preta
Compartilhar


Bloco carioca mais antigo, o Cordão da Bola Preta nasceu em 1918, quando a tradição do Carnaval ainda se consolidava no País. Remanescente dos antigos cordões e anterior às escolas de samba, o bloco “maioral dos maiorais” cresceu e hoje arrasta dois milhões de foliões no período momino. Toda essa folia vai tomar a Praia de Iracema hoje, às 17 horas, no percurso do Estoril até o Aterrinho. O cordão é um dos blocos homenageados no Ciclo Carnavalesco 2015.


“Respeitamos a tradição das marchinhas, sambas, sucessos da MPB e de sambas-enredo. Sem distorcer, é claro, nossa origem, de uma instituição democrática do Carnaval de rua”, destaca Pedro Ernesto Marinho, presidente do bloco, pontuando está sempre aberto ao contato com o público.


No instrumental, toda a variedade sonora de trompetes, trombones, tubas, surdos, bombos, caixas, tamborins; mesclada ainda às vozes dos cantores. Os versos “Quem não chora não mama”, repetidos nacionalmente desde meados do século XX, são exemplo da presença do bloco que se espalha em preto e branco, cores oficiais da agremiação, pelas ruas do Rio.


A Marcha da Bola Preta é um dos sucessos do repertório do bloco que tem como madrinha a cantora Maria Rita, como padrinho o Neguinho da Beija Flor e como porta-estandarte a atriz Leandra Leal.


Carioca residente em Fortaleza, a designer Mariana Tamas já desfilou com o bloco três vezes. Desde 2006, para ela, o Cordão é um desejo constante de Carnaval. “O Bola leva multidões para as ruas do Centro do Rio, todo mundo de branco e preto. Acho que a tradição é o que faz o Bola tão especial”, conta.


Homenagem

“A nossa apresentação na temporada do Carnaval 2015 em Fortaleza é e será um marco na nossa história. Sabemos do amor e carinho de todos os cearenses e nordestinos com o Rio de Janeiro e com o Cordão da Bola Preta”, comemora o presidente Pedro Ernesto Marinho. O cordão volta ao Nordeste após apresentação em Recife, em 2011, quando levou as marchinhas à famosa cidade do Galo da Madrugada. Neste ano, o Bola Preta homenageia os 450 anos da Cidade Maravilhosa.

 

Além do bloco homenageado, irão desfilar no segundo final de semana de folia na Praia de Iracema, a partir das 16 horas, o Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila, Bons Amigos, Cheiro e outros. Nas próximas semanas, os blocos homenageados serão Ilê Ayê e Olodum, ambos de Salvador.

 

SERVIÇO

 

Desfile do Bloco Cordão da Bola Preta

Quando: Hoje, a partir das 17 horas

Onde: Praia de Iracema – percurso Estoril até o Aterrinho

Programação Gratuita

 

SAIBA MAIS

 

Bloco Cordão da Bola Preta

Ano de origem: 1918

Cidade: Rio de Janeiro

Dia em que sai: Sábado de Carnaval

Repertório: marchinhas, sambas, MPB

Média de público: 1,5 milhões

 

Compartilhar

Veja também

Qual a sua tribo?
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>