[an error occurred while processing this directive] Documentário aborda avanços da neurociência na primeira infância | O POVO Online
O Começo da Vida 09/05/2016 - 18h16

Documentário aborda avanços da neurociência na primeira infância

A diretora Estela Renner visitou especialistas e famílias de vários lugares do mundo como Índia, China, Itália e França, e narra a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano
notícia 0 comentários
Divulgação
Estela Renner também dirigiu os títulos Muito Além do Peso (2012) e Criança, a Alma do Negócio (2008)

"Um menino nasceu - o mundo tornou a começar". A frase de Guimarães Rosa, documentada no clássico Grande Sertão Veredas, aponta para a narrativa de O Começo da Vida, documentário que estreia nesta terça-feira, 10, no Cineteatro São Luiz.
 
Baseado nos avanços da neurociência sobre a primeira infância, período que aporta da gestação aos seis anos, o doc constata que os bebês se desenvolvem com a combinação entre genética e as relações culturais construidas ao seu redor.
 
A cineasta Estela Renner, de 42 anos, diz que o filme parte do princípio de que a criança "não é uma página em branco" que deve ser preenchida pelos adultos. "Ela já nasce capaz de investigar o mundo e ela investiga o mundo", diz. "A criança já nasce conhecendo a voz da mãe. Todo esse conhecimento torna ela uma pessoa inovadora e criativa, e não só um objeto para olhar com cuidado". 

O filme tem como mote o desenvolvimento infantil, já tratado em outros momentos de sua filmografia, vide Muito Além do Peso (2012) e Criança, a Alma do Negócio (2008), que aborda os malefícios da publicidade infantil. A produção da Maria Farinha Filmes, da qual Estela é sócia, surgiu do convite feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer e Instituto Alana.

Estela entende que a relação dos pais com a criança não deve ser "apenas de doação", mas de transformação. "Todo mundo se transforma. É um momento muito importante para a criança e para nós porque é uma chance de inovação social", explica.
 
"Acredito que, mais do que nunca, nós precisamos lançar no mundo novos traços culturais e este é um filme que mostra isso desde o comecinho da vida", continua. "Em cada criança existe um mundo em potencial. Cuidar dessa criança é cuidar do mundo, mas não para o futuro, e sim para o presente". 
 
A diretora lembra que a escolha dos entrevistados foi "rigorosa". A produção visitou especialistas e famílias de diversas culturas, etnias e classes sociais do Brasil, Índia, Canadá, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França.
 
"Não queremos um filme para ficar datado, mas para ser referência", diz. "É quase uma aula inaugural para a sociedade. No decorrer do processo nós percebemos que não estávamos fazendo um fime só para os pais, mas para a humanidade". 
 
No Ceará, o lançamento do longa acontece por meio do Governo do Estado e do Instituto da Infância (Ifan). 
 
Serviço 
 
Cinema 
 
Estreia do documentário "O Começo da Vida"
Terça-feira, 10 de maio, a partir das 14h30min (14h30 - Recepção | 15h - Abertura | 15h30 - Exibição do longa-metragem | 17h - Encerramento com diretora do filme) 
Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro – Fortaleza)
 
Download 
 
O filme estará disponível no VideoCamp.com a partir do próximo dia 24. A plataforma online reúne filmes inspiradores a partir de causas sociais.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>