[an error occurred while processing this directive] 'Velho Chico': nova novela da Globo estreia nesta segunda-feira | O POVO Online
Novelas das 9 14/03/2016 - 09h43

'Velho Chico': nova novela da Globo estreia nesta segunda-feira

A novela de Benedito Ruy Barbosa tem um enredo começando na década de 60 e terá três fases
notícia 0 comentários
Divulgação / Tv GLOBO
Novela estreia nesta segunda-feira com grande elenco

O horário nobre da televisão brasileira ganha uma nova novela. ‘Velho Chico’ começa nesta segunda-feira, 14. A história retrata a saga de famílias às margens do rio São Francisco que lidam com amor, disputa de poder e coronelismo. Atravessando gerações, a trama de Benedito Ruy Barbosa é escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, sua filha e neto, respectivamente, e será dividida em três fases.

A novela marca o retorno de Rodrigo Santoro às novelas. Ele passou os últimos 12 anos se dedicando ao cinema.

A história, que se passa no sertão nordestino, inicia seu enredo no fim dos anos 60 e depois de duas passagens de tempo chega aos dias atuais.

‘Velho Chico’ traz o romance entre os herdeiros de famílias rivais, Maria Tereza e Santo. Durante a novela, os dois lutam pela sua paixão e suas famílias buscam o poder a qualquer custo.

Tv GLOBO / Caiuá Franco
'Velho Chico' traz o romance entre os herdeiros de famílias rivais, Maria Tereza e Santo
 

Conheça os perfis dos principais personagens da trama:
Fazenda de Grotas
Coronel Jacinto Sá Ribeiro (Tarcísio Meira)
Rico e ignorante, é dono de quase tudo em Grotas de São Francisco e comanda há muitas décadas a política e a economia local. Nem por isso deixa de cobiçar um pequeno, mas rico e fértil, pedaço de terra de uma família vizinha, a fazenda Piatã, do Capitão Rosa. A disputa por esse pedaço de chão é o estopim para a guerra que acaba atravessando gerações.

Também conhecido como Coronel Saruê, mantém um casamento com Encarnação, que foi comercialmente arranjado por suas famílias, e que continua baseado em interesses financeiros e sociais. Tiveram dois filhos: Afrânio e Inácio, o mais velho, que morreu em um acidente no rio.

Encarnação Sá Ribeiro (Selma Egrei)
Casou com Jacinto obrigada pela família e teve dois filhos. Quando Inácio, seu filho mais velho, morreu, ela enterrou também sua alegria de viver e entrou num luto solitário. Nem mesmo o Afrânio, o caçula, consegue de aplacar sua dor.

Afrânio Sá Ribeiro (Rodrigo Santoro / Antonio Fagundes)
O único herdeiro do coronel Jacinto e Encarnação. Se mudou para o Solar dos Sá Ribeiro, em Salvador, aos 16 anos, para fugir do controle da mãe, com a desculpa de terminar os estudos. Lá, alguns anos mais tarde, se apaixonou por Iolanda, mas ao saber da morte de seu pai foi obrigado a voltar para a fazenda, para assumir os negócios. Em uma de suas viagens ao sertão, ele se encanta por Leonor, se casa e tem dois filhos com ela: Maria Tereza e Martim. Leonor morre no segundo parto e Afrânio passou a viver entre a fazenda, e Salvador, onde reencontra Iolanda.

Leonor Vilela (Marina Nery)
Filha mais nova de um criador de cabras do sertão, teria tido o mesmo destino que a mãe, de cuidar do serviço da casa, se não tivesse conhecido Afrânio, com quem vive seu sonho de amor até o dia em que nasce Maria Tereza. O parto prematuro, quase mata a mãe, mas para não não perder o marido, que quer um filho homem, Leonor ignora os conselhos do médico e engravida novamente, mas morre dando à luz Martim.

Divulgação / Tv GLOBO
Afrânio Sá Ribeiro casou com Leonor e teve dois filhos
 

Maria Tereza Sá Ribeiro (Isabella Aguiar/ Julia Dalavia/ Camila Pitanga)
Filha do coronel Afrânio e Leonor, se casa com Carlos Eduardo e tem um único filho, Miguel que é fruto de sua história de amor proibido com Santo. Vinte anos depois, Maria Tereza comanda a empresa da família Sá Ribeiro e volta a Grotas quando descobre que Miguel está apaixonado por Olívia, filha de Santo e Luzia disposta a revelar a Santo e ao filho toda a verdade.

Martim Sá Ribeiro (Davi Caetano/ Lee Taylor)
Irmão de Maria Tereza nasceu marcado pela morte da mãe, Leonor. Formou-se jornalista e saiu pelo mundo fotografando santuários ecológicos. Depois de quinze anos volta à casa do pai, com a ideia de correr o São Francisco em busca das belezas do rio que foi seu companheiro de infância.

Carlos Eduardo (Rafael Vitti / Marcelo Serrado)
O marido de Maria Tereza deve a carreira política e a fortuna ao sogro, coronel Afrânio. Era um casamento de conveniências, mas Carlos Eduardo se apaixonou por Tereza e registrou o filho dela como seu, tocando o casamento e a vida adiante. A relação dos dois nunca vai além do acordo firmado, mesmo com o passar dos anos e Carlos parece não se importar com isso, até descobrir que Maria Tereza decidiu voltar a Grotas para reencontrar Santo falar sobre o filho.

Miguel Sá Ribeiro (Gabriel Leone)
O filho único de Maria Tereza até os 20 anos não sabe que seu pai não é Carlos Eduardo, mas sim Santo. Nunca deu importância à fortuna que vai herdar e cresceu afastado da fazenda, embora desde pequeno tenha demonstrado amor pela terra, o que o levou a cursar agronomia.

Doninha (Barbara Reis / Suely Bispo)
Casa com Clemente, capataz do coronel Afrânio. Tiveram Cícero que foi criado junto com os filhos do patrão.

Clemente (Julio Machado)
Desde menino foi criado para jagunço, o que se tornou quando adulto. Fiel, valente e destemido, foi contratado como capataz de Afrânio.

Cícero (Lucca Fontoura / Pablo Morais / Marcos Palmeira)
Filho de Doninha e Clemente foi criado na casa dos patrões, ao lado de Maria Tereza, sua companheira de aventuras, praticamente da sua idade; e Martim. À medida que foram crescendo, ele começou a descobrir o amor e a olhar a menina com outros olhos, mas ela não se dá conta disso até o ciúme dele explodir quando ela confessa que está apaixonada por Santo.

Iolanda (Carol Castro / Christiane Torloni)
Cantora de bar em Salvador e grande amor de Afrânio. Seu romance é interrompido quando Afrânio recebe a notícia de que o pai morreu e vai para a fazenda assumir o legado do coronel Jacinto.

Fazenda Piatã
Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi)
Capitão de patente, sujeito de conduta honrosa e impecável, cuja honra e moral ilibadas o levaram a se tornar o principal inimigo da família Sá Ribeiro na disputa política da região. Quando morre, deixa como herança para a mulher, Eulália e a filha adotiva, Luzia, a fazenda Piatã, razão da disputa acirrada entre sua família e a família do coronel.

Tv GLOBO / Caiuá Franco
Capitão Ernesto Rosa é rival de Coronel Jacinto Sá Ribeiro e de seu filho Afrânio
 

Eulália (Fabíula Nascimento)
Mulher firme e de bom coração, não tem filhos biológicos, mas adota Luzia com Capitão Rosa, seu marido. Depois que ele morre, Eulália assume o comando da fazenda ao lado de Belmiro dos Anjos, lutando contra a ganância do coronel Afrânio. Para evitar um golpe do coronel ela divide as terras entre os herdeiros de Belmiro, Bento e Santo, e sua filha Luzia.

Belmiro dos Anjos (Chico Diaz)
Nasceu numa fazenda de gado no agreste, em uma casa de vaqueiros. Na lida desde menino, cresceu sonhando em ter seu pedaço de terra. Conheceu Piedade e se casou, o que o fez dono de uma terra que ela herdou do pai. Mas veio a seca e assola o sertão, no mesmo ano em que nasce seu primogênito, Santo dos Anjos

Piedade dos Anjos (Cyria Coentro/ Zezita Matos)
Casada com Belmiro, vence a seca e chega a Grotas com o marido e o filho Santo. Junto das águas do São Francisco, ela tem o segundo filho, Bento, criado ao lado do irmão e da pequena Luzia, filha adotiva do capitão Rosa e de Eulália. Vive feliz com o marido até que ele é assassinado.

Santo dos Anjos (Rogerinho Costa/ Renato Góes/ Domingos Montagner)
Nascido no sertão, o filho de Belmiro e Piedade se apaixonou por Maria Tereza e ela por ele, ignorando a rivalidade entre suas famílias. Só descobre que Miguel é seu filho com ela quando a reencontra, vinte anos depois de seu afastamento.

Bento dos Anjos (Vitor Aleixo/ Diyo Coelho/ Irandhir Santos)
Nasceu na fazenda de Eulália, seis anos depois de Santo, seu irmão mais velho. Sempre foi tão calmo e tranquilo que ninguém cogitou que fosse ele o autor do disparo que quase vitimou Coronel Afrânio o mandante da morte de seu pai. Vai para Recife estudar agronomia e lá entra em contato com a política. Se elege vereador quando volta para Grotas e se envolve com a professora Beatriz (Dira Paes), mas terá que disputar o amor dela com Martim.

Luzia (Carla Fabiana/ Larissa Góes/ Lucy Alves)
Encontrada numa plantação de algodão é adotada pelo Capitão Ernesto Rosa e Eulália, ainda bebê. Santo gostava dela como irmã e Bento como mulher, mas ela passa a adolescência seduzindo Santo de todas as maneiras, enquanto faz de Bento seu confessor. Acaba conseguindo se casar com Santo, sem jamais conquistar seu amor. Tem duas filhas com ele, Olívia e Isabel.

Olívia (Giullia Buscacio)
Estudou agronomia e na busca pelo sonho de transformar a fazenda numa área de cultivo orgânico conhece Miguel. Descobre que Miguel é neto de coronel Afrânio e sem dar bola para a rivalidade entre as famílias, convida-o para conhecer seu pai e a fazenda. Fica sem chão quando descobre que Miguel é seu meio-irmão.

Isabel (Ana Raysa)
Filha de Luzia e Santo e irmã mais nova de Olívia.

Lucas (Lucas Veloso)
Amigo de Olívia que se apaixona por ela.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>