[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Prêmio Jabuti divulga lista de finalistas com quatro autores cearenses | O POVO Online
LITERATURA 22/10/2015 - 22h14

Prêmio Jabuti divulga lista de finalistas com quatro autores cearenses

Os autores cearenses Ana Miranda, Socorro Acioli, Lira Neto e Klévisson Viana estão entres os finalistas das 57ª edição do Prêmio Jabuti, considerado o mais importante da literatura brasileira
DEIVYSON TEIXEIRA EM 16/03/2014
Socorro Acioli
Compartilhar

De santo, presidente, índio e escritor, as histórias contadas por quatro cearenses ganharam o reconhecimento da crítica e figuram entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2015. Em sua 57ª edição, o Jabuti, uma das mais reconhecidas premiações da literatura brasileira, indicou as escritoras e colunistas do O POVO Ana Miranda e Socorro Acioli, ambas na categoria Romance pelas obras “Semíramis” e “A Cabeça do Santo”, respectivamente. Por “Getúlio – da Volta pela Consagração Popular ao Suicídio (1945-1954)”, terceiro livro da trilogia que reconta a vida de um dos mais importantes políticos brasileiros, o jornalista e escritor Lira Neto recebeu a indicação na categoria Biografia. Na categoria Adaptação, o poeta cordelista Klévisson Viana concorre com “O Guarani em Cordel”, baseado na obra de José de Alencar.

Tendo demorado oito anos para escrever “A Cabeça do Santo”, em que conta a história de um moço à procura do pai que encontra abrigo na cabeça de Santo Antônio, Socorro Acioli recebeu a notícia de sua segunda indicação com felicidade. “Depois de tanto tempo escrevendo, só publicá-lo já foi alegria suficiente. Essa é terceira indicação a prêmios que ele recebe (as outras duas são pelo Prêmio São de Literatura e o Prêmio Oceanos), e fico feliz em saber que ele está sendo lido e chegando perto das pessoas”, contou por telefone a escritora, enquanto ninava Camila, a filha recém-nascida a quem define como seu “maior prêmio”.

Para Socorro, que já venceu o Jabuti infantil por “Ela tem olhos de céu”, em 2013, a relação entre religião e miséria, típica do Nordeste, e o regionalismo em época de histórias contemporâneas podem ter valido o reconhecimento do “A Cabeça de Santo”. “Acho que (a indicação pode ter sido porque) não tive medo de usar de emoção, de amor, de ser piegas, de exagerar no fantástico. Ou talvez seja o poder de Santo Antônio”, credita.

Às voltas com o planejamento de uma viagem, a autora Ana Miranda soube da indicação ao Jabuti ao ser interpelada pelo O POVO quanto às expectativas para o prêmio. Ana, que já venceu o prêmio em 1989, com seu romance de estreia “Boca do Inferno” e em 2002 com “Dias & Dias”, repete em “Semíraris” o que fez no livro de 1989, com Gregório de Matos, e em “A Última Quimera”, com Augusto dos Anjos: debruça-se na vida e na obra de um autor, desta vez José de Alencar.

“É uma literatura pura, um livro extremamente literário, com um trabalho minucioso de linguagem. E é um livro simpático, que tem certa leveza de leitura que o torna mais acessível ao gosto das pessoas”, define a autora para quem o desejo é que o Jabuti chegue até o Ceará. “Fico feliz feliz com a indicação, minhas expectativas são as melhores, e meu verdadeiro desejo é que o prêmio venha para o Ceará”, estima.

Domitila Andrade domitilaandrade@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>