[an error occurred while processing this directive] Documentário sobre o coletivo 'As Travestidas' é exibido nesta quarta | O POVO Online
For Rainbow 06/10/2015 - 18h43

Documentário sobre o coletivo 'As Travestidas' é exibido nesta quarta

O filme conta a história dos membros do grupo, a importância do teatro como agente de transformação social e a relação de travestis e transexuais com o preconceito e a violência
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18847, 'email': 'lucasmota@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Mota'}
Lucas Mota lucasmota@opovo.com.br
LEONARDO PEQUIAR
Atores do coletivo "As Travestidas"

O festival de cinema e cultura da diversidade sexual, For Rainbow, exibe gratuitamente o documentário “E tu, tens medo de mim?”, que retrata o universo do coletivo artístico radicado no Ceará, "As Travestidas", nesta quarta-feira, 7, às 15h30min, no Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2). Com produção totalmente cearense, o filme conta a história dos membros do grupo, a importância do teatro como agente de transformação social e a relação de travestis e transexuais com o preconceito e a violência.

Dirigido pela jornalista Renata Monte, o longa foi filmado durante o processo de produção da peça "Quem Tem Medo de Travesti", recente trabalho desenvolvido pelo coletivo "As Travestidas", que levanta questionamentos sobre transfobia. Gravado em diferentes lugares de Fortaleza, o documentário é o primeiro registro do espetáculo, que vem sendo considerado um divisor de águas na trajetória do grupo liderado por Silvero Pereira.

De acordo com a idealizadora do projeto, o filme tem uma proposta de ser mais um instrumento de visibilidade do universo de travestis e transexuais. "O trabalho do coletivo tenta usar o teatro como instrumento de transformação social. Eles têm esse propósito do coletivo mudar a realidade dos travestis e transexuais. O documentário também vem com essa relação de ser mais um agente para ajudar e dar visibilidade", ressalta Renata.

O documentário "E tu, tens medo de mim?” reúne depoimentos dos integrantes do coletivo como Silvero Pereira, Denis Lacerda, Jesuíta Barbosa e todos que compõem o grupo e o espetáculo. "No enredo da peça (QTMT), você não sabe até onde aquilo foi criado pelo Silvero e pela Jezebel de Carli, ou se aquilo é real, uma experiência vivida pelos meninos. No filme, a gente conta a história dos próprios atores, um pouco da vida pessoal deles e a relação entre eles a partir de suas experiências", conta Renata.


Projeto
O projeto começou a sair do papel depois do primeiro contato de Renata, em 2013, quando ainda era estudante de jornalismo, com a peça "Br Trans", do coletivo "As Travestidas". Segundo a jornalista, depois de assistir o espetáculo, ela decidiu qual teria o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "Sai transtornada do espetáculo. Estava no quinto semestre da faculdade. Quando sai da peça, sabia que isso seria o meu TCC. Só não sabia ainda qual seria o produto final, mas queria a temática com travesti e transexual, e também queria o coletivo".

A ideia passou por um processo de amadurecimento até chegar ao projeto do documentário, em 2014. Agora, com tudo finalizado, a jornalista se diz ansiosa para exibir o filme. "Estou feliz e muito ansiosa. Quando terminei o documentário, semestre passado, soltamos um teaser e houve muita procura, muita gente pedindo em DVD, uma sessão privada. Sabia que tinha muita gente interessada no material porque leva o nome do coletivo. Recebi até mensagens de travestis me parabenizando. Exibir no cinema é uma realização".

Serviço:
Documentário “E tu, tens medo de mim?”
Data: 07/10/2015
Horário: 15h30
Local: Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)
Ingressos: Gratuito

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>