[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Papo com Cacá Diegues: cinema nacional, Jesuíta Barbosa e politicamente correto | O POVO Online
ENTREVISTA 27/06/2015 - 16h11

Papo com Cacá Diegues: cinema nacional, Jesuíta Barbosa e politicamente correto

Homenageado no Cine Ceará, cineasta conversou com O POVO Online no encerramento do festival
TATIANA FORTES/O POVO
Cineasta Cacá Diegues foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo
Compartilhar

O cineasta Cacá Diegues esteve em Fortaleza durante o 25º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, realizado entre 18 e 24 de junho. O diretor foi homenageado na noite de encerramento por seus mais de 50 anos de carreira. Na ocasião, o realizador de filmes premiados - como Chuvas de Verão (1978) e Bye Bye Brasil (1979) - conversou com O POVO Online sobre a atual fase do cinema brasileiro, a distribuição das produções nacionais, a patrulha do politicamente correto, o trabalho com o ator pernambucano radicado no Ceará, Jesuita Barbosa, entre outros assuntos.

Veja a entrevista com Cacá Diegues:


Trajetória
Considerado um dos fundadores do movimento cinematográfico Cinema Novo, Cacá Diegues estreou em 1959 com o curta Fuga. Em 1962, ganhou notoriedade ao comandar um dos segmentos de Cinco Vezes Favela. Dois anos depois, dirigia a cinebiografia Ganga Zumba, sobre o primeiro líder do Quilombo dos Palmares.

Entre suas obras mais famosas, estão Joanna Francesa (1973), Chuvas de Verão (1978) e Bye Bye Brasil (1979), protagonizada pelo cearense José Wilker. Atualmente, Cacá se prepara para o lançamento de O Grande Circo Místico, estrelado pelo pernambucano radicado no Ceará Jesuíta Barbosa. Entre suas obras mais recentes estão Deus é Brasileiro (2003) e O Maior Amor do Mundo (2006).

Homenagem no Cine Ceará
Cacá Diegues recebeu o troféu Eusélio Oliveira na noite de encerramento do Cine Ceará, através do cineasta cearense Rosemberg Cariry. Após receber a homenagem, o diretor alagoano elogiou a iniciativa do festival de promover espaços para realizadores de cinema. "Estamos vivendo um momento do cinema brasileiro muito fértil. O Cine Ceará representa essa diversidade de espaço dos festivais, isso é indiscutível. Eu quero dar meus parabéns por esses 25 anos. Espero que se repita muito mais", comentou o cineasta.

Apesar de ser o homenageado da noite, Cacá fez questão de dedicar a homenagem aos cineastas cearenses e disse ter orgulho de fazer parte dessa classe. "Quando têm essas homenagens, ou já morreu ou está aposentado. Nenhuma dessas coisas vai acontecer comigo. Tenho essa homenagem como estímulo, me traz muita alegria e me dá mais força. Gostaria de dedicar essa homenagem aos cineastas cearenses, como Wolney Oliveira, Rosemberg Cariry, Halder Gomes. Tenho muito orgulho de pertencer a mesma comunidade do que eles", finalizou Diegues.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>