[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Filmes de época dominam o Oscar 2012 | O POVO Online
23/02/2012 - 13h24

Filmes de época dominam o Oscar 2012

Compartilhar

LOS ANGELES, 23 Fev 2012 (AFP) - Das nove obras que concorrem ao Oscar de Melhor Filme no próximo domingo, apenas três são passados na última década, aquecendo um debate sobre como os nossos conturbados tempos atuais favorecem cada vez mais a nostalgia.

No ano passado, apenas dois dos dez indicados ao prêmio eram obras de época - incluindo o vencedor, "O Discurso do Rei" - mas, neste ano, dois terços dessa lista são compostos por filmes ambientados no passado.

Para alguns, a preponderância dos filmes de época é apenas uma coincidência, mas outros veem um significado de apenas três deles -- "Tão Forte e Tão Perto" ("Extremely Loud, Incredibly Close") , "Os Descendentes" e "Moneyball - O Homem que Mudou o Jogo" - se passarem no século XXI.

Todos os outros estão firmemente ancorados no século passado, desde a Primeira Guerra Mundial ("Cavalo de Guerra") a movimentos em defesa dos direitos civis dos anos 1960 ("Histórias Cruzadas"), passando pela era do cinema mudo ("O Artista") e os anos 1920 ("Meia noite em Paris").

"Os estúdios acham que o público vai recebê-los melhor se tiverem algum tipo de ligação nostálgica", explica Brent Simon, presidente da Associação de Críticos de Filmes de Los Angeles.
"Uma das vantagens de contar uma história do passado é que você pode ter uma visão sobre a sociedade atual", acrescentou o produtor de "Histórias Cruzadas", Brunson Green.

"O peso da história é maior e toca o público de um jeito diferente de um filme com uma história de ficção atual".
Em "Histórias Cruzadas", uma empregada negra em uma cidade do Mississipi aceita descrever sua vida para uma escritora branca, que coleta histórias pessoais semelhantes em um livro, dando força aos movimentos de defesa dos direitos civis de 1960.

"A essência dessa história ressoa em cada espectador, já que todos temos dúvidas sobre qual o nosso papel no mundo", afirmou Green.

O escritor e professor da Escola de Artes Cênicas da Universidade do Sul da Califórnia, Jason E. Squire, acha que o grande número de filmes de época no Oscar deste ano é apenas uma coincidência.

"É muito tentador filosofar sobre todas essas decisões e eu não sei se isso pode ter algum fundo de verdade", comentou.
"Nós podíamos dizer 'Ah! É uma visão atual da economia', quando os países ainda estão lutando para encontrar uma base econômica adequada, de modo que desencadeia um sentimento de nostalgia. Mas não estou muito certo de que isso seja verdade", acrescentou.

"Pode ser uma coincidência. Nunca houve um projeto para a escolha de filmes de época. Na verdade, você pode pesquisar entre os filmes feitos nos últimos dez anos - os de época são certamente a minoria".

Mais estranho, diz Squire, é que dois dos indicados - "O Artista" e a nova obra de Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret" - contam histórias sobre o cinema.
"Isso nunca aconteceu", destacou.

"Eu realmente acho que é uma coincidência, embora um tanto estranha", concorda Kathleen Kennedy, produtora de "Cavalo de Guerra" e de todos os filmes de Steven Spielberg desde de "E.T.".

"Por mais marcantes que sejam, não acho que seja algo que estamos propensos a ver de novo por algum tempo".

No entanto, Simon destaca a tendência hollywoodiana de evitar questionar assuntos da contemporaneidade, preferindo adaptar desenhos, produzir remakes, sequências e prequels de filmes que não fogem da zona de segurança.

"Façam sucesso ou não, "filmes como "Os Descendentes e "Moneyball", além de, claro, "Tão Forte e Tão Perto" têm algo a dizer sobre os tempos atuais, sobre o que vivemos agora".

"Eu gostaria que houvesse mais filmes como esses. Para mim, isso nada mais é que Hollywood se esquivando do que deveria ser uma importante e assumida responsabilidade", declarou.

> TAGS: afp
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>