[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Hub marítimo depende do aéreo | Coluna Vertical S/A | O POVO Online
vertical s/a 07/06/2015

Hub marítimo depende do aéreo

notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16338, 'email': 'leal@opovo.com.br', 'nome': 'Joc\xe9lio Leal'}
Jocélio Leal leal@opovo.com.br
Compartilhar

Fortaleza tem um dos maiores bufês à beira mar do País. Foi feito para receber navios, mas, virou palco para eventos. O Terminal de Passageiros do Mucuripe, investimento federal, não tem recebido embarcações. Na melhor das hipóteses, receberá na temporada 2016-2017, de novembro a abril – quando anualmente os 10 navios de quatro empresas (Costa Cruzeiros, Pullman Tours, MSC e Royal Caribbean) a operar no País singram mares brasileiros. Mas, em tempo, a esperança de Fortaleza vem dos ares. Caso a TAM escolha a cidade para ser um novo hub, a Capital pode se tornar um homeport – a rigor, um hub de navios. Noutros termos: passageiros viriam de avião embarcar e desembarcar.

“Chegam com um ou dois dias de antecedência, para aproveitar a cidade, e voam de volta também um dia depois pelo menos”, descreve o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Marcos Ferraz. Miami (EUA) é um exemplo. Estudos encomendados à FGV apontam: numa escala apenas – de 8 às 17 horas - cada passageiro gasta na média em terra firme R$ 200. Nisto incluídos refeições e compras. Sendo homeport, muito mais. Ademais, a exemplo do que consumiria a companhia aérea, diz Ferraz, seriam contratados serviços de catering (alimentação) - com compras locais de mantimentos – para 3 mil pessoas em cinco refeições por dia. Mas, não bastará o hub. A Abremar cava no Governo Federal a decisão de fazer a dragagem no Mucuripe – sem ela os navios atracam na lateral do terminal, obrigando o uso de ônibus - e no Governo Estadual a redução de ICMS para o diesel das embarcações.

RISCO DE ACIDENTES

 

Celular na obra
Existe um problema inusitado nos canteiros de obras da Cidade: o uso de aparelhos celulares pelos operários. Donos de construtoras relatam que telefonemas e redes sociais tiram a atenção e aumentam o risco de acidentes. De todo modo, os empresários sabem que a intenção de proibir o uso poderá gerar resistências. Haverá quem diga ser censura. Empresas vão ter com a SRT-CE.

HOJE À NOITE
CÂNDIDO PINHEIRO JR. O vice-presidente do Hapvida é o convidado desta semana. Ele conta que a empresa semanalmente é procurado por fundos interacionais. Mas intenção, diz, ainda é abrir capital. 48 UHF, 23 Multiplay, 24 NET e www.tv.opovo.com.br

CAMPUS

 

ITA no Ceará. Ou no Maranhão

Há hoje dentro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) uma ideia embrionária, porém, não desprezível. Ante a disposição de ampliar o ITA de tamanho, ainda que hoje na gaveta por conta do ajuste fiscal da União, uma hipótese seria instalar um novo campus fora de São José dos Campos (SP). E uma hipótese ventilada na Reitoria é Fortaleza. Fala-se até em uma área possível – anexa à Base Aérea. A bancada cearense já está a par. Sabe até que o ex-presidente José Sarney também está e sonha com o ITA no Maranhão. O Ceará é campeão no envio de alunos, já o Maranhão tem como trunfo a base de lançamento de foguetes de Alcântara.

EM DEZEMBRO

 

Ibis Rouge
A rede francesa Accor enviou um gerente esta semana para discutir com Patriolino Dias o início da operação de unidade do hotel Ibis Rouge, na Firmino Rocha, a 200 metros do Centro de Eventos. Vieram fazer um check list. Patriolino é o dono do hotel e a rede vai administrar a torre com 165 leitos. O início da operação é dezembro e os 45 funcionários serão contratados a partir de outubro. A taxa de administração da Accor, diz ele, é o dobro da praticada no mercado, mas vale a pena. Aposta na escala. Para treinar o time, exige dois andares, lobby e DTI prontos.

1 mil no time
ESTE MÊS. É A META DA CSP. QUANDO OPERANDO, SERÃO 4 MIL. NA OBRA, SÃO 11 MIL.

CRÉDITO. O Santander assinou com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um acordo para disponibilizar uma linha de financiamento de cerca de R$ 500 milhões para pequenas e médias empresas, em condições melhores. Taxas de juros anuais no mínimo 0,25 ponto percentual abaixo da linha tradicional. n MEIA ENTRADA. O Decon instaurou procedimento contra o Beach Park por suposto desrespeito à meia entrada de estudante. Convenhamos, não é barato. Mas onde já se viu meia para descer em toboágua ou tomar banho de piscina? n SABE O CUSTEIO? A Prefeitura anuncia um novo hospital. Mas, se novo hospital resolvesse...o Governo Cid Gomes fez dois. A conta do custeio é determinante.

JOGO RÁPIDO

 

O BOTICÁRIO. O comercial é delicado. Bonito. Elegante. Sutil. Mas, pensando à luz da estratégia, e não da militância: está valendo a pena a polêmica para a marca?

BNB

 

Marcos vai aos clientes
O presidente do BNB, Marcos Holanda, não fez cerimônia. Sairá do Passaré (sede do Banco) para ir ao encontro do presidente da Federação das Indústrias (Fiec), Beto Studart, e diretoria, no próximo dia 12. Vai almoçar e conhecer a pauta da Fiec para o setor. Ouvirá lamentos, colherá sugestões e terá a oportunidade de ganhar peso político entre clientes importantes.

SAÚDE

 

O jogo é insalubre
Seja quem for o futuro secretário da Saúde do Estado - Carlos Roberto Martins (Cabeto) era o mais cotado até a noite de sexta - terá de ter coragem de por ordem nas unidades responsáveis pela compra e distribuição de medicamentos. A força tarefa enviada pela Sefaz na gestão passada estava fazendo assepsia. Até fez demissões. Mas não resistiu. Pediu para sair

TASSO E O CIC

 

Origem e retorno
O CIC vai receber o senador Tasso Jereissati (PSDB) para festejar os 95 anos da entidade. Dia 11, às 19 horas, na Casa da Indústria. Foi de lá que nasceu o grupo político de Tasso, que comandou o Estado de 1987 até meados da década de 1990. No evento, será lançado o livro “Centro Industrial do Ceará: 95 anos pelo desenvolvimento da indústria e do Estado do Ceará”, do secretário-adjunto da SDE, Cláudio Ferreira Lima, com a colaboração da jornalista Suzete Nocrato. CFL, aliás, foi um importante quadro que o segundo Governo Tasso perdeu.

DE SAÚDE

 

AINDA MAIS. Ao conceder o teto de 13,55% para a correção das mensalidades dos planos de saúde individuais, fica sinalizado que os aumentos em planos empresas - sob livre negociação - serão ainda mais altos.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vertical s/a

RSS

Vertical s/a

Jocélio leal

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Vertical S/a

Powered by Feedburner/Google