[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Futura Trends: opção pelo conteúdo | Coluna Vertical S/A | O POVO Online
Vertical S/A 29/04/2012

Futura Trends: opção pelo conteúdo

notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

 

1 A segunda edição do Futura Trends, dia 7 de maio, no La Maison Coliseu, ratifica o evento como referência de conteúdo no gênero. A composição do programa foi elaborada tomando isto como premissa. Aliás, pergunta básica antes de se inscrever deve ser qual a utilidade de um evento. Quem assim procede foge das palestras ditas de motivação e mira no que pode render. O jornalista Heródoto Barbeiro, da Record News, será o mediador. O seminário é promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO, com o apoio de parceiros como Fiec, Ibef e Apimec, com patrocínio de Amil e Shopping Parangaba (Marquise), com organização da VC Eventos.


2 O tema deste ano é “Desafios e oportunidades do futuro para o sucesso em gestão de negócios e das pessoas”. Logo cedo, às 8h30min, após a abertura, Miguel Nicolelis, neurocientista, fala sobre Avanços da Tecnologia e suas implicações no futuro. Uma hora depois, Samuel Pinheiro Guimarães Neto, professor e diplomata, ex-secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores e Consultor

Especial do Parlamento do Mercosul, fala sobre “O Futuro dos Mercados Regionalizados: União Européia, Mercosul e o Brasil nesse contexto”


3 Às 11 horas, Juliano Marcílio, presidente da Unidade de Marketing Services da Serasa Experian, trata do “mercado de trabalho brasileiro: Perfil dos trabalhadores, oportunidades de negócios nos próximos anos”. À tarde, o professor PhD James Wright apresenta “Cenários e desafios do Brasil até 2020”. Em seguida,o engenheiro PhD Jesse L. Thé, cearense, professor da Universidade de Waterloo (Canadá) e presidente da Lakes Environmental, faz conferência sobre “A importância da Sustentabilidade no século XXI e sua relação com o mundo corporativo”. Roberto Dumani, diretor de RH da Cielo, fala no final da tarde sobre “A importância da comunicação na Gestão de Pessoas. O papel do RH para tornar esse processo mais eficiente”.


SERVIÇO


Inscrições pelo www.seminariofuturatrends.com.br

 

FÉ NA EDUCAÇÃO

O pernambucano Alexandre Lima, 45, é um homem de fé. Ex-seminarista, ele aos poucos vai ocupando um espaço importante no setor da educação privada de Fortaleza. Opera escolas que outrora foram ligadas à Igreja Católica. Esta semana ele assumiu o Salesiano Dom Lustosa, mas já controla o Santo Tomás de Aquino e o Rosa Gatorno. Antes, começara com o Juvenal Galeno, no Montese, sempre ao lado do sócio Fernando Antonio Pinto. Trabalham com capital próprio e já batizaram a rede de Agnus.

 

INTERNACIONAL

O economista José Nelson Bessa Maia deixou o Ceará quando o Governo Cid extinguiu a Assessoria Internacional. Foi para BSB.

Ele é dos quadros do Ministério da Fazenda e foi estudar também. Acaba de virar doutor em Relações Internacionais pela UnB.

 

METROSHOPPING

Parangaba e Benfica são dois shoppings que serão bem impactados pelo Metrofor. O primeiro em obras, o segundo já pronto esperando os trens.

 

CEMIG PAGA

A Cemig, a estatal de energia que deu certo, pagará R$ 1,294 bilhão em dividendos aos acionistas. Resposta do lucro líquido de 2011. O pagamento será feito em duas letras: 30 de junho e 30 de dezembro.No Ceará, tem negócios eólicos. O sucesso da companhia compõe o currículo de Aécio Neves, o tucano que não quis privatizar.

 

19,7

bilhões de reais

É quanto vale a marca Petrobras (que na Era FHC perdeu o acento agudo), segundo a Consultoria BrandAnalytics e Instituto inglês Millward Brown. É a mais valiosa do País pelo terceiro ranking consecutivo.


Seguem no ranking Bradesco, Itaú, Skol e Banco do Brasil.


ESPANHOLA

Quem vende sabe, quem compra também. As consumidoras de moda praia da Espanha preferem biquínis feitos no Ceará com peças que exibem mais bordados. As peças de baixo também costumam ser menos ousadas.

 

BOA VIZINHANÇA


SEMAM E SINDUSCON MONTAM GRUPO DE TRABALHO

 

Adalberto Alencar, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano

 

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Semam), Adalberto Alencar, investe no bom relacionamento com os empresários da construção civil.


Jeitoso, Adalberto trabalha junto uma solução para o que seria um dos principais gargalos: a falta de cumprimentos de exigências legais por parte dos empresários.


De concreto, digamos, os dois lados avançaram. Esta semana começa um grupo de trabalho formado por dois nomes da Semam e dois do Sinduscon. Juntos vão discutir ao longo de 30 dias as soluções para a demora na análise.


Além do grupo, Adalberto deseja uma sala da Semam e do Sinduscon na sede da Fiec. Na sala, as empresas poderiam resolver as pendências elimináveis. Mais prático do que ir até a sede, no Castelão.


Agora o que dificilmente será resolvido nessa aproximação é algo que diz respeito ao modelo de fiscalização da Prefeitura.


A Semam analisa, aprova ou não, mas quem fiscaliza a obra (dependendo da natureza) são as Secretarias Executivas Regionais.


O modelo atual é, por assim dizer, fluido. Deixa muitas brechas para que a obra seja diferente do que fora aprovado pelos técnicos.


Hoje, às 23 horas, ele está no horário alternativo do Vertical S/A, na TV O POVO (48 UHF, 23 NET, 11 TV Show ou ainda no www.opovo.com.br)

 

LEÃO SEM CAMPANHA

Qual foi a última campanha da Receita Federal que você viu? Difícil lembrar. Deve ter sido lá pelos anos 1980. Numa época em que, em vão, tentava fugir do estigma de Leão. O fato é que a comunicação do órgão, estratégico para o cidadão, depende da imprensa. Não há verba para isso. No Brasil, as verbas de comunicação, no mais das vezes, servem para promover o governante da vez. Utilidade pública deveria ser o foco.

 

PONDERAÇÃO AQUÁTICA

O arquiteto e urbanista Romeu Duarte (UFC) pondera sobre o Acquario: “Não se concebe um equipamento do tipo que não tenha um plano de negócios e investimentos”.Para ele, houve açodamento por parte do Governo. Histórico defensor dos concursos de projetos, ele afirma: “Não dá para compreender como um equipamento de lazer, turismo, cultura e educação que será construído ao preço divulgado de R$ 250 milhões foi projetado sem um concurso público de arquitetura de escala nacional ou até mesmo internacional, como costuma acontecer no mundo civilizado”.

 

ÚLTIMOS ATOS

As palestras na Fiec e depois no dia seguinte na Unifor, foram praticamente os últimos compromissos de Paulo Roberto Costa (foto) na diretoria de Abastecimento da Petrobras. Teve a saída confirmada na quinta-feira. Aqui ele falou sobre o potencial da Refinaria do Pecém.

 

MODA PRAIA

Leyanne Magalhães sente na pele o quão difícil é produzir num País onde a informalidade trafega serelepe. Ela produz moda praia. De qualidade, mas nem briga no preço contra aqueles que vendem na marra, na rua. Leyanne prefere manter a marca Marrazzo com três funcionárias e canais certo de venda no Ceará e na Europa. “Em Fortaleza não compensa, é muito barato”.

Na Península Ibérica, ela ganha outras marcas, Tartaruga ou Kiwi.


TURISMO

 

BONS LENÇÓIS

O Maranhão ganhou o título de melhor destino turístico de 2011, dado pelo Grupo Brasil Travel News. O argumento foi o trabalho de divulgação dos Lençóis Maranhenses (foto), na Chapada das Mesas e na capital, São Luís, que este ano completa 400 anos. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, deu os parabéns pela conquista . Detalhe: ele é de lá.

 

JOGO RÁPIDO

O Governo do Estado reclamava da Prefeitura de Fortaleza por mal creditar apoio estadual em obras, mas faz o mesmo ao anunciar UPAs federais como se estaduais fossem.

 

HORIZONTAIS


* A Super Rede, em pesquisa Nielsen, teve um crescimento de 15,6% no último ano. A associação congrega seis bandeiras de supermercados. * A UFC foi uma das universidades brasileiras que constataram não haver necessidade de reserva de vagas para cotas raciais.
* Dos trabalhadores que têm suas causas julgadas, mais de 70% não recebem seus direitos. Quem diz é o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen. * A Fisk recebeu o prêmio Destaque na categoria Master do Selo de Excelência em Franchising.

 

Jocélio Leal leal@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Vertical s/a

RSS

Vertical s/a

Jocélio leal

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Vertical S/a

Powered by Feedburner/Google