[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Roteiros para curtir a Toscana de diferentes maneiras | Coluna Turismo | O POVO Online
TURISMO S/A 06/06/2012 - 01h30

Roteiros para curtir a Toscana de diferentes maneiras

notícia 0 comentários
Compartilhar

Veja imagens da coluna

Imagine se hospedar no alto de uma colina e sobre as ruínas de um antigo castelo medieval datado do século XIII na belíssima região da Toscana, Itália. Parece sonho, mas este lugar existe. Trata-se do Laticastelli Country Relais, que oferece hospedagem confortável e luxuosa e está cercado por locais que contam com diversas opções para compras, gastronomia e esportes, possibilitando que os hóspedes vivam momentos inesquecíveis e muito prazerosos.

A apenas 20 minutos de carro do hotel está Siena, uma cidade medieval classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade devido às suas antigas e preservadas construções, além de um rico acervo artístico. Lá, o visitante pode realizar um passeio pela história e pela cultura do país durante uma caminhada,esquiar no Monte Amiata, apreciar algumas de suas 14 reservas naturais e aguçar o paladar provando os deliciosos produtos típicos.

Um pouco mais distante, a cerca de 100 quilômetros, fica a encantadora Florença, cidade berço do Renascimento e uma das mais belas do mundo. Recheada de arte, cultura e temperos, tornou-se patrimônio da Unesco no final dos anos 90. A arquitetura pode ser contemplada em todos os lugares e obras grandiosas são encontradas em toda esquina. A Catedral de Santa Maria dei Fiore é uma delas. Construída no século XIX e revestida em mármore verde, rosa e branco é a quarta maior do mundo e um dos principais cartões de visita dali.

O Laticastelli ainda é cercado por vários restaurantes, incluindo o La Taverna Toscana, que fica no próprio hotel e possui adegas com vinhos de altíssima qualidade. Mais opções para experimentar, apreciar e vivenciar a gastronomia italiana estão a 15 minutos dali, onde se encontram mais de 10 estabelecimentos que disponibilizam cardápios dignos de todos os gostos, inclusive os dos clientes mais exigentes.

Quem gosta de fazer compras está a poucos quilômetros do paraíso. Nas cidades vizinhas ao hotel há diversas lojas renomadas como Ferragamo, Gucci, Valentino e Armani, além de feiras que expõem e comercializam produtos italianos. Para a felicidade dos mais esportistas, a prática de atividades ao ar livre é outro ponto forte da região. Cavalgadas, ciclismo, golfe, tênis e aulas de polo estão sempre à disposição. Uma das experiências mais excêntricas é o passeio de balão, partindo de Siena ou Tavernelle, para observar as belíssimas paisagens da Toscana. Aprender sobre a culinária e degustar os excelentes vinhos locais fecham o leque de alternativas para quem quer passar momentos memoráveis.

Mais informações sobre o Laticastelli Country Relais podem ser encontradas no site www.laticastelli.com

PALAVRA DE REI

Em visita ao Brasil, o rei da Espanha, Juan Carlos 1°, disse ontem que os brasileiros são “bem-vindos” no país e que as autoridades locais estão trabalhando para facilitar a entrada desses turistas. A declaração foi feita antes de almoço com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Brasileiros vêm enfrentando dificuldades para entrar na Espanha. Há dois meses, o Brasil adotou medidas de reciprocidade que aumentaram o rigor para o ingresso de espanhóis no País. Só após a adoção dessas medidas, o governo espanhol concordou em negociar mudanças nas exigências para a entrada de brasileiros.

“Não quero terminar o discurso sem afirmar que os cidadãos brasileiros são muito bem-vindos na Espanha. Nosso país é um dos mais visitados por nossos amigos brasileiros. Sabemos que ocorreram alguns problemas nos últimos anos, mas as autoridades espanholas estão estabelecendo medidas efetivas e agilizando os trâmites para facilitar a entrada dos brasileiros”, disse o rei.

Ao discursar antes do monarca espanhol, a presidente Dilma citou o problema enfrentado por turistas brasileiros para entrar na Espanha. “Atribuo importância ao fato de que estamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas, por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha.”

O rei iniciou o discurso em português e, diversas vezes, destacou a relação de amizade entre o Brasil e a Espanha e os laços históricos e culturais entre os dois países. Ele também manifestou a disposição do país em receber brasileiros por meio do programa Brasil sem Fronteiras, que concede bolsas de estudos em universidades no Exterior. Segundo ele, as empresas espanholas também estão dispostas a conceder estágios para os estudantes brasileiros.

Autoridades brasileiras e espanholas estão reunidas em Madri, capital da Espanha, para tentar negociar um acordo que encerre o impasse envolvendo imigrantes e turistas dos dois países. Nos últimos dois meses, as tensões cresceram depois que o governo do Brasil adotou as chamadas medidas de reciprocidade, aumentando o rigor para o ingresso de espanhóis em território brasileiro. A iniciativa só ocorreu porque brasileiros reclamam de discriminação na Espanha.

O Ministério das Relações Exteriores enviou à ministra Maria Luiza Lopes da Silva, diretora da Divisão de Políticas Consulares e de Brasileiros no Exterior, para conduzir a reunião. O Itamaraty tem uma espécie de arquivo, que reúne depoimentos de brasileiros sobre o tratamento considerado inadequado por parte de autoridades espanholas, quando chegam à Espanha.

Há cerca de três semanas, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, esteve em Brasília e indicou que há disposição do governo espanhol de mudar o tratamento dispensado aos brasileiros. Para as autoridades brasileiras, a disposição foi demonstrada apenas depois de adotadas as medidas de reciprocidade em relação aos espanhóis.

Desde 2007, cerca de 11 mil brasileiros foram barrados ao tentar entrar na Espanha, número considerado elevado pelas autoridades brasileiras. Mas há sinais de que esse número vem caindo ao longo dos anos. Em 2007, 3.013 brasileiros não foram admitidos. Em 2011, 1.402 brasileiros tiveram que retornar ao Brasil impedidos de entrar na Espanha.

OMT GARANTE NÃO TER
EMBAIXADORES DE TURISMO

Visita do secretário Taleb Rifai a estados africanos para dar a indicação oficial teve interpretação errônea, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). Foi uma confusão de interpretação e quase se transformou em polêmica com consequências que poderiam determinar o afastamento de membros importantes, como se soube na ameaça do Canadá. A OMT procurou esclarecer a situação relacionada ao fato do presidente do Zimbabwe ter sido pressupostamente escolhido como embaixador da entidade para o turismo internacional.
“O que a Secretaria Geral da OMT fez foi apresentar aos presidentes da Zâmbia e do Zimbabué uma Carta Aberta sobre viagens e turismo, como já fez com outros países, como a Colômbia, Malásia, China e Moçambique, por exemplo. “Esta carta tem sido enviada para os chefes de Estado do mundo inteiro e tem como objetivo salientar a importância do turismo, criação de emprego e crescimento econômico”, explicou a OMT em comunicado oficial.

A par deste assunto, a entidade teve a reafirmação do Conselho de Ministros da Espanha na autorização para que Madrid promova a 93a. reunião do Conselho Executivo da OMT, entre os dias 11 e 13 de junho. A Espanha, que tem assento permanente no conselho (são 32 países), é a principal contribuinte da organização da ONU e mantém sua sede na capital. Cerca de 120 a 15 delegados de 32 países estarão presentes.


COMISSÃO APROVA ISENÇÃO DE
VISTOS PARA UNIÃO EUROPEIA


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou parecer favorável ao projeto (PDS 123/12) que ratifica acordo firmado por Brasil e União Europeia sobre isenção de vistos de curta duração para portadores de passaportes comuns. O texto do acordo, firmado em Bruxelas, em novembro de 2010, será ainda votado pelo plenário. A isenção de vistos aplica-se a permanências de até 90 dias, destinadas a atividades turísticas, visitas familiares e participação em conferências e competições desportivas.

O relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), observou em seu voto que o acordo harmoniza o regime de isenção de vistos para os nacionais do Brasil e do bloco europeu. O Brasil já havia celebrado acordos de isenção de vistos isoladamente com vários países europeus, antes de esses países passarem a integrar a União Europeia, ou antes de haverem aderido à política comum do chamado Espaço Shengen – dentro do qual é garantida a livre circulação de pessoas.

CET LANÇA CONCURSO DE JORNALISMO 2012

Karin Lima, diretora de Marketing e Vendas da Turkish Airlines e Luiz Fernando Destro, da Comissão Europeia de Turismo (CET), promovem a 23ª edição do Concurso Europa de Jornalismo 2012. O objetivo do concurso é prestigiar o jornalista que divulga a Europa como destino turístico. Os melhores trabalhos em seis categorias serão premiados com uma viagem à Turquia.

Segundo, Luiz Fernando Destro, presidente da Comissão Europeia de Turismo no Brasil, “a participação da Turquia neste prêmio é parte da estratégia da CET para promover também destinos europeus, que não tenham representação entre nós, ampliando o conhecimento do mercado e dos passageiros finais sobre as inúmeras opções oferecidas pela Europa”.

Na realização deste concurso, a CET conta com o apoio do Turismo da Turquia e da Turkish Airlines, que serão os anfitriões nessa viagem prêmio.

Podem participar do concurso jornalistas que tenham publicado suas matérias em mídia nacional no período compreendido entre 1 de setembro de 2011 e 30 de agosto de 2012 em seis diferentes categorias: revista, jornal, internet, TV ou vídeo, trabalho fotográfico e reportagem Pan Europeia ( que abranja dois ou mais países ). Importante: o prêmio é exclusivo ao jornalista, não estando vinculado ao veículo no qual foi publicado. Assim, ainda que o profissional não esteja mais trabalhando naquela mídia, poderá participar.

As reportagens serão avaliadas por um júri composto por professores universitários. A viagem à Turquia acontecerá de 30 de outubro a 7 de novembro deste ano. O prêmio é pessoal e intransferível. As inscrições são gratuitas. Resultados sairão no dia 15 de setembro. Informações: europa@athos.ppg.br

MAXIMUM TOUR LANÇA
PACOTE PARA A EUROPA


Agentes de Viagem reuniram-se no Restaurante Libanês Zahlé para apresentação, ao trade turístico de Fortalezada senhora Quezia Ranea, responsável pelo produto Travelplan no Brasil. Na ocasião, houve um breve explanação por parte da senhora Alessandra Ester sobre a Air Europe, que voa para a Europa a partir de Salvador. Na ocasião, foi sorteada uma viagem à Itália, com direito a acompanhante. A sortuda da noite foi a sócia-diretora da Ceará Travel, também Presidente da Abav-CE.

SETUR-CE MOSTRA EQUIPAMENTOS
NO FACEBOOK E NO TWITTER

A Setur-CE e seus principais equipamentos, como o Acquario e o Centro de Eventos do Ceará (CEC) estão nas redes sociais. Todas as ações agora podem ser acompanhadas pela internet, por meio do Twitter e Facebook. Consulte: FACEBOOK: www.facebook.com/AcquarioCeara; Setur: www.facebook.com/seturce; TWITTER: Acquario: www.twitter.com/aquario_ceara; CEC: www.twitter.com/cecceara; Setur: www.twitter.com/seturceara

UNESCO APOIA A INICIATIVA DA AIRBUS
PARA PROJETAR O MUNDO DE AMANHÃ

A Unesco está apoiando o desafio da Airbus “Fly Your Ideas”, um concurso para estudantes o qual tem como objetivo inspirar uma nova geração de engenheiros. Um relatório detalhado da Unesco sobre a capacidade futura em engenharia destaca uma lacuna de habilidades de engenharia que ameaça a indústria e o crescimento. A aviação não é uma exceção. Não há engenheiros aeronáuticos suficientes se formando atualmente para atender às necessidades da indústria e aproximadamente metade deles mudam para outras carreiras quando estão qualificados.

Por meio da competição Fly Your Ideas, a Airbus está oferecendo aos alunos uma visão sobre o mundo da aviação. É uma maneira de aumentar o interesse dos estudantes sobre a indústria. O concurso global acabou de abrir para sua terceira temporada e desafia alunos de todo o mundo a criar novas ideias para uma indústria aeronáutica mais sustentável. Esse concurso envolve três fases com cinco equipes a serem escolhidas como finalistas no verão de 2013, cada um deles com a oportunidade de ganhar um prêmio de 30 mil euros. Todas as equipes têm o apoio de um mentor da Airbus durante o desenvolvimento de seus projetos e, nesta nova temporada, um especialista da Airbus oferecerá conselhos durante os principais estágios da competição.

Charles Champion, vice presidente executivo de engenharia da Airbus e Patrono do Fly Your Ideas, diz: “os engenheiros podem mudar o mundo. Com o Fly Your Ideas, queremos estimular os jovens sobre a aviação e as fascinantes oportunidades que ela tem”.

NOVOS INTEGRANTES DO
BATALHÃO CRATEÚS

Durante jantar de confraternização no Círculo Militar de Fortaleza, dia 22 de maio último, o general João Crisóstomo de Souza reuniu os oficiais do Batalhão Crateús e esposas. Foram apresentados os novos integrantes: general Calazans, coronel Ugo de Negreiros Viana e 1º tenente José Vicente Gusmão. O coronel Ugo, que é da arma de Engenharia, assumiu o cargo de subcomandante do Batalhão Crateús, que é comandado pelo general Souza. Oficiais que serviram no 4º Batalhão de Engenharia de Construção, como este colunista, entre outros convidados, fazem parte desse grupamento.

PAINEL

• Elisabeth Barros, diretora da Caeb Turismo, estará embarcando, dia 08 de junho, com um grupo para Turquia e Itália fazendo a região da Toscana.

• MSC Divina é inaugurado em grande estilo na França. Sophia Loren e Gérard Depardieu comandaram festa de batizado no sábado (26/05). Após a comemoração, o navio iniciou sua viagem inaugural no domingo (27), em um cruzeiro de seis noites com visitas ao litoral da França, Itália, Malta e Croácia. Os roteiros do MSC Divina incluem também Grécia, Turquia e Croácia.

• A fim de atrair turistas, o Estado do Maranhão deve diminuir impostos.

• Em Barbalha (a 539 km de Fortaleza) são esperadas mais de 350 mil pessoas no município do Cariri cearense para participar das homenagens ao padroeiro da cidade, Santo Antônio.

• Reeleição na Sociedade dos Amigos da Marinha-Soamar-Ceará. A diretoria presidida por Ary Gadelha de Alencar Araripe continuará no período de 1º de junho/2012 até 31 de maio/2014. Assembleia foi na sede da Capitania dos Portos do Ceará

• Enid Câmara, presidente do Skal Internacional de Fortaleza, reuniu em assembleia geral extraordinária, associados para alterar estatuto do clube no título II, artigo 4-letra a, que foi acrescido das palavras lazer e esporte

• Editur Turismo organiza grupo para o réveillon na China e no Vietnam, saindo de Fortaleza no dia 26 de dezembro

• Assembleia Legislativa do Ceará homenageará a Marinha do Brasil, dia 13 de junho, às 15 horas, em solenidade presidida pelo deputado Roberto Cláudio, no Plenário 13 de Maio.

• Novo comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, capitão de fragata Marcelo Gurgel, assumirá o cargo no dia 5 de julho.

• Círculo Militar de Fortaleza comemorará no dia 9 de junho, 64º aniversário. Do presidente do clube, general João Crisóstomo de Souza, recebemos convite para a solenidade de abertura da X Olimpíada Interna do CMF e para o café colonial.

• General Geraldo Gomes de Mattos Filho, comandante da 10ª Região Militar, e a diretoria do Grupo Santa Bárbara convidam este colunista para a comemoração do Dia da Artilharia, em 12 de junho, às 20 horas, no Espaço Cultural do 10º GAC

• Hotel Pullman, em São Paulo, será sede do 2º Fórum de Gestão Hoteleira, de 20 a 21 de junho.

> TAGS: TURISMO S/A
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Turismo s/a

RSS

Turismo s/a

José mário pinto

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Turismo S/A

Powered by Feedburner/Google