[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Copa Airlines no Nordeste | Coluna Turismo | O POVO Online
TURISMO S/A 30/05/2012 - 01h30

Copa Airlines no Nordeste

notícia 0 comentários
Compartilhar

Veja imagens da coluna

A Copa Airlines já tem data para sua chegada ao Nordeste. A Copa Airlines confirmou a participação no 2º Festival do Turismo de João Pessoa e vai mostrar seus diferencias, para o mercado nordestino, em setembro, no novo Centro de Convenções de João Pessoa (PB). A conexão Recife- Américas, vai aproximar a região de 63 destinos a partir do dia 23 de junho com o voo Recife à Cidade do Panamá, com conexão imediata para 29 países e beneficiar passageiros de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Com duração de pouco mais de sete horas e tarifas a partir de US$ 717, o voo operado por aeronaves Boeing737-700 Next Generation terá frequências aos domingos, segundas, terças e sextas feiras. Os modernos aviões podem receber até 124 passageiros, sendo 12 na classe executiva e 112 na econômica. Site: www.copaair.com

O PODER DAS MARCAS

O Workshop interativo “O Poder das marcas nos eventos”, que se realiza nesta quarta feira (30 de maio, e amanhã, das 15h30 às 21h30, no Hotel Oásis Atlântico - Av. Beira Mar, n° 2500, em Fortaleza – CE, mostrará que o crescente Turismo de Negócios brasileiro vem modificando e melhorando a qualidade das
empresas com a “criação de eventos temáticos; utilização de tecnologias para desenvolvimento e apresentação de conteúdo; eventos com preocupação ambiental; novas estratégias na formatação de projetos; estratégias de diferenciação na realização de eventos com o mesmo foco; eventos low cost and high impact e produção de eventos com foco na ativação da marca de patrocínio.

Por definição marcas são os elementos estratégicos que as empresas ou entidades, encontraram para selar um compromisso com seu público.

Essas e outras questões serão tratadas por Tânia Trevisan que é professora, consultora e palestrante Internacional do segmento de eventos corporativos, área de hotelaria, turismo, comunicação e marketing. Seu trabalho é focado na formação de empresários e profissionais destes mercados, a desenvolver habilidades e a geração de novos negócios para empresas no Brasil, Itália, Portugal, Espanha e Alemanha.

Durante dois dias Tânia apresentará informações muito interessantes para quem trabalha com eventos e para quem, de alguma forma, quer enxergar a força das marcas no Workshop “O Poder das Marcas nos Eventos”.

Mais Informações: (85) 3246-2399 / 8772-2547 / 9606-8117 – Rosalice Bezerra (Contattus Produções e Eventos).

FUSÃO AZUL-TRIP

A fusão da Azul Linhas Aéreas e da Trip é novidade da semana na aviação brasileira. Pedro Janot , presidente da Azul, anunciou a fusão da Trip. A Azul continuará com a bandeira da companhia aérea. Janot estava afastado da aviação, por ter sofrido um acidente de cavalo há cerca de um ano, e, na verdade, já estava trabalhando “remotamente” desde fevereiro, e agora voltou ao dia a dia da Azul.“Mas não estou trabalhando 14 horas diárias de antes”, disse Janot. “Nós dizemos que ele é o Janot 30 horas: seis horas na empresa e 24 em casa. Janot: tamo junto”, brincou o diretor de Marketing, da Azul, Gianfranco Beting, o Panda.

As companhias aéreas Azul e Trip oficializaram terça-feira (29/05) a criação de uma nova holding da aviação nacional: a Azul Trip S.A. Juntas, as duas empresas possuem 15% do market share doméstico, frota composta por 112 aeronaves e operam 837 voos diários, em 96 cidades. Para 2012, a previsão de faturamento da Azul Trip S.A. é de pouco mais de R$ 4 bilhões. Confira os detalhes da fusão e sane eventuais dúvidas.

Estrutura acionária
Não houve aporte ou saída de recursos, mas sim uma consolidação acionária da qual os acionistas da Trip detêm 1/3 – ou 33,33% – da nova holding e os acionistas da Azul, 2/3 – ou 66,66%. A Azul Trip S.A possui um conselho de administração presidido por David Neeleman e composto também por dez assentos – três da Trip, três para membros independentes e os demais indicados por Neeleman. José Mário Caprioli presidirá um comitê que estudará as práticas a serem adotadas pela nova empresa.

Marcas independentes ou apenas uma marca?
A Azul e a Trip encaminharam à Anac e ao Cade a solicitação de fusão e aguardam aprovação, que dificilmente sairá em 2012. Enquanto isso, as duas empresas continuam atuando de forma independente. Após a possível aprovação, a tendência é que haja uma convergência de marcas. “Não faz sentido gastar verba dobrada de propaganda para duas marcas”, comentou Caprioli.

Opção de compra da Trip pela Tam
Até janeiro, a Tam tinha exclusividade para a opção de compra de 31% da Trip. A partir de fevereiro o acordo não foi mais renovado. O acordo de code share entre as companhias, no entanto, permanece em vigor.

Relação entre Trip e Skywest
Em 2008, a Trip iniciou a venda de parte de suas ações para a norte-americana Skywest, que chegou a ter 20% de participação na aérea brasileira. As duas companhias voltaram a conversar a partir do segundo semestre do ano passado e, há uma semana, segundo Caprioli, a Trip readquiriu as ações, voltando a se tornar, portanto, uma empresa com 100% de capital nacional.

Modelos de aeronaves
A Azul Trip S.A. continuará usando apenas aeronaves dos modelos ATR e Embraer. “Será assim pelo menos até 2015”, garantiu Neeleman.

Demissões x contratações
Os diretores da holding garantem que o assunto demissão não está em pauta. Pelo contrário. “Nossa tendência é de crescimento. Queremos mais pilotos, mecânicos, agentes. Estamos descartando demissões até pela baixa taxa da tripulação a bordo”, disse Pedro Janot, presidente da Azul. “O Brasil vive um apagão de talentos. Então a gente não consegue pensar em descartar os talentos que estão nas companhias”, acrescentou Caprioli.

IPO
David Neeleman também descartou a possibilidade de IPO: “Não precisamos abrir capital atualmente, pois temos caixa suficiente para as duas empresas. Mas para o futuro é uma possibilidade”.

COMISSÃO APROVA PL QUE
REGULAMENTA GUIA DE TURISMO

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, aprovou no dia 23 de maio último, o Projeto-de-Lei 7614/10, do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que regula as atividades do guia de Turismo. Dentre outras regras, o texto autoriza o profissional a registrar e guiar veículo próprio no desempenho do trabalho. Conforme o projeto, o guia poderá prestar serviços em traslado, excursões, passeios e programações turísticas em geral. A proposta recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado Milton Monti (PR-SP). Antes, o relator original, deputado Carlos Alberto Lereia (PSDB-GO), havia apresentado um substitutivo ao projeto, mas a comissão preferiu o texto de Otávio Leite, sem modificações. Monti foi designado, então, relator do parecer vencedor e o relatório de Lereia tornou-se voto em separado.

Limites

O registro previsto no projeto será limitado a um veículo, que poderá ser do guia, de seu cônjuge ou dependente, e deverá ser feito nos órgãos de turismo municipais e estaduais e também no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Fica proibido o licenciamento de veículos com duas portas para o transporte de passageiros e ainda o daqueles com mais de cinco anos de fabricação. Independentemente da vistoria de trânsito, o veículo
registrado estará sujeito, em qualquer tempo, a inspeção da entidade registradora, que terá o poder de determinar a baixa definitiva do registro ou a temporária, para reformas. Em caso de venda, o
proprietário deverá providenciar a baixa do veículo no prazo de 15 dias.

O guia, além de observar as regras técnicas de sua função previstas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), deverá atender às seguintes disposições: zelar pela segurança e o conforto dos passageiros; apresentar-se, quando em serviço, devidamente identificado com crachá; diligenciar a obtenção de transporte para os passageiros no caso de interrupção de viagens; prestar à fiscalização os esclarecimentos que lhe forem solicitados; e fornecer à fiscalização os documentos que lhe forem regularmente exigidos.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será examinado pelas comissões de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

CONGRESSO DO SKAL BATE RECORDE

O 42º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil, que será realiza entre os dias 30 de maio e 3 de junho em São Luís, Barreirinhas e São José de Ribamar, no Maranhão, já registra recorde de pré-inscritos ao atingir 285 participantes. Este ano, o encontro passou a ser considerado um dos mais importantes eventos do calendário turístico mundial, pois reunirá autoridades e lideranças nacionais e internacionais do setor para debater questões de interesse setorial, promovendo o relacionamento e o network entre profissionais dos diferentes segmentos do trade turístico. Ana Carolina Medeiros, presidente do Skal Brasil resume em uma frase a força da entidade, que conquista cada vez mais a participação de jovens lideranças empresariais do setor: “Através de uma boa amizade se realiza grandes negócios e através de um grande negócio se conquista uma grande amizade”. As inscrições ainda podem ser feitas, através do link: http://eventmaster.com.br/event/skal/site/content/inicio.

JAN VON BAHR SERÁ O
GG DO HOTEL DA BAHIA


Jan von Bahr, ex-diretor da rede Nobile, do hotel Serhs (Natal) e do antigo Caesar Park Fortaleza, entre vários hotéis na Europa, deve assumir a gerência geral do Hotel da Bahia, da GJP Hotéis & Resorts,
no segundo semestre. A GJP, porém, não confirma oficialmente que ele será o GG do hotel e diz que esse nome ainda não está definido. Filho de suecos, Von Bahr está atualmente à frente do Iguassu Resort, em Foz do Iguaçu, que também integra a rede do empresário Guilherme Paulus. Ele só deverá se desligar da unidade daqui a dois meses, já que o hotel continua em processo de ampliação. O Hotel da Bahia está sendo cuidadosamente restaurado. O consultor Paulo Gaudenzi participa da implantação de um novo conceito no equipamento, que deverá ser um dos melhores do gênero entre as capitais do Nordeste. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o novo Hotel da Bahia terá 286 acomodações, centro de convenções, spa, restaurantes internacional e regional, entre outros itens.

AMERICAN GANHA DEZ DAS 17
FREQUÊNCIAS PEDIDAS


O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) publicou autorização de dez novas frequências entre o Brasil e os EUA para a American Airlines. Conforme divulgamos no Painel desta coluna, no dia 23 de maio, último, a American queria 17 frequências para aumentar serviços dos hubs de Miami e Nova York (JFK) para cidades no Brasil. A empresa propunha aumentar o serviço atual entre JFK e São Paulo(GRU), assim como entre Miami e Rio de Janeiro. A aérea também queria converter o voo diário entre Miami e Recife–Salvador em voos diretos cinco vezes por semana, entre Miami e Recife e entre Miami e Salvador.

O governo americano concedeu dez frequências combinadas para a AA, para que a empresa as utilize para sete voos adicionais entre Nova York e São Paulo (a partir de 1º de outubro de 2012) e mais três voos
semanais para serem usados, a partir de 15 de novembro de 2012, entre Miami e Recife ou Miami e Salvador.

Em concessões já aprovadas anteriormente, a American aumentará o número total de voos semanais entre Dallas-Fort Worth (DFW, no Texas) e São Paulo de sete vezes por semana para 12 vezes por semana, com início em 14 de junho. Também, em 14 de junho, voos de Miami para Brasília (BSB) e Belo Horizonte (CNF) aumentarão de cinco e três vezes por semana, respectivamente, para voos diários.
Além dos serviços adicionais entre DFW e São Paulo, a American iniciará um novo serviço que conecta o hub de Miami a Manaus, com início em junho.

AVIÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR


A segunda experiência da aeronave transforma-se em voo histórico, pois se trata da primeira viagem intercontinental (voo de teste). O Solar Impulse voou entre a Europa e África, no mais longo trajeto. Ano passado, o avião desenvolvido com polímetros de alta tecnologia e materiais leves de armazenamento solar, realizou teste voando da Suíça para a França e Bélgica. Desta vez, a aeronave decolou da Suíça rumo ao Marrocos, em trecho de 2.500 km, sobrevoando os Montes Pirineus e o Mar Mediterrâneo. O trajeto tem a previsão de 48 horas. Para percorrer grandes distâncias sem o uso de combustíveis fosseis, o Solar tem o impulso de armazenamento de energia da Bayer Material Science, parceira oficial do projeto.

Neste novo desafio, os criadores do projeto, Bertrand Piccard e André Borschberg, tem turnos diferentes para pilotar a aeronave, com escala em Madri, na Espanha. O voo para Marrocos e a escala na capital
espanhola servem também como experiência para os controladores da missão, que poderão testar e adequar o Solar Impulse aos padrões internacionais de tráfego aéreo e logística de manutenção.

FESTURIS TEM 60% DE ÁREA RESERVADA


Faltando seis meses para a 24ª edição, o Festival do Turismo de Gramado já apresenta números expressivos em sua área comercializada. Cerca de 60% do espaço físico da feira está garantido para os expositores – um aumento de 20,07% nas confirmações se comparado ao mesmo período de 2011. Na opinião dos diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, esse resultado indica que a feira terá um maior fluxo de negócios neste ano.

O evento, que ocorre no Serra Park, de 22 a 25 de novembro, já tem seu corredor principal todo ocupado, devido à grande procura dos expositores nos primeiros meses do ano. A feira possui sete salões diferentes, que atendem bem a segmentação do turismo mundial: Rural, Religioso e Cultural, Acessibilidade, Ecoturismo e Aventura, Tecnologia, Saúde e GLS. Além desses locais, o festival ainda conta com espaços para operadores e agentes de viagem, companhias aéreas, destinos nacionais e setor internacional, entre outros destaques. O Festuris prepara anualmente um qualificado e excelente congresso, onde conhecidos nomes do turismo mundial expõem ideias e experiências para os convidados.

O diretor do festival, Eduardo Zorzanello, ressalta a receptividade obtida junto aos parceiros e clientes: “Estamos com um excelente retorno por parte do mercado do turismo em geral. A cada reunião e evento que participamos, percebemos a confiança de todos no potencial do Festuris para geração de novos e melhores negócios para o trade, a nível nacional e internacional”, afirma.

Com este aumento já comprovado e com as estimativas da direção do evento, o Festival do Turismo de Gramado provavelmente baterá recordes em 2012, ultrapassando a meta de mais de 2.000 marcas expostas e representadas e mais de 14 mil visitantes durante os dias da feira.

O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

 

REBOCADOR “TRIUNFO”
NO PORTO DE FORTALEZA


O Rebocador de Alto Mar Triunfo, comandado pelo Capitão de Corveta Michael Bilac Barbosa de Oliveira, estará atracado no porto de Mucuripe, em Fortaleza, nos dias 02 e 03 de Junho. Nesses dias, haverá visitação pública no horário das 14 às 17 horas. O Rebocador Triunfo foi construído no Brasil pela Estanave, Estaleiro da Amazônia S/A. É o primeiro de uma classe de três rebocadores de alto-mar encomendados pela Marinha do Brasil, para suprirem a necessidade da Força em navios para o serviço de salvamento. Sua principal missão é realizar operações de socorro e salvamento marítimo, patrulha naval e outras que lhe forem atribuídas, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade do Comando do 3º Distrito Naval.

O navio, com 55,40 metros de comprimento, 11,60 metros de largura e uma tripulação composta por 50 militares, sendo seis oficiais e 44 Praças, singra os mares realizando diversas tarefas como: reboque de alvos, transferência de combustível em alto-mar, Inspeção Naval, além da capacidade de tomar parte em exercícios táticos diversos.

Nesta comissão o “Popeye”, como é carinhosamente conhecido pelos seus tripulantes, terá como principal objetivo apoiar a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará na formação de seus grumetes, com a realização das viagens de instrução para familiarização destes futuros marinheiros com o mar.

PAINEL

• A comemoração do Dia dos Namorados deve ser programada com antecedência, afinal, 12 de junho é tradicionalmente uma data em que restaurantes e hotéis são bastante procurados. Para garantir a melhor surpresa à pessoa amada e comemorar com todo conforto, a Blue Tree Hotels preparou pacotes diferenciados para os casais apaixonados.

• Maximum Tour Operator reúne convidados, nesta quarta feira (30/05), no restaurante Zahle Mezze (avenida Santos Dumont,2353), para apresentar Felix Zerdan, da Travelplan, um dos seus fornecedores de pacotes turísticos para a Europa.

• Aniversariantes do mês de junho: Nellie Lafuente (3/06), diretora da Lafuente Turismo; José Ernani da Silva (4/06) diretor da Ernanitur; Francisco Edmilson Rodrigues (29/06), diretor da Portugalia Turismo.

• Os novos valores em reais das tarifas de embarque internacionais, terão acréscimo do Adicional de Tarifas Aeroportuárias- Ataero, para vigorarem nos meses de Junho/2012 a Agosto/2012, contemplando a conversão de moedas (dolar americano para real) referente à parcela do Fundo Nacional da Aviação Civil- FNAC. Consulte endereço eletrônico da Infraero: www.infraero.gov.brtarifasaeroportuariastarifario.

• A American Airlines anunciou os números dos voos e os mercados para seu primeiro grupo de Boeing 777-300ERs que entrarão na frota da companhia aérea com início em dezembro de 2012. Em 13 de dezembro, a rota Dallas / Fort Worth – São Paulo será a primeira a receber a mais nova aquisição para a frota da American. Em fevereiro, a aeronave voará para London Heathrow a partir dos aeroportos de Dallas/Fort Worth e New York JFK.


• Colégio Militar de Fortaleza – Casa de Eudoro Corrêa comemora 93 anos, no dia 1º de junho. Ex-alunos estão sendo convidados para o tradicional desfile. A formatura será no estádio General Eudoro Corrêa em frente ao colégio. De acordo com o relatório anual da Associação de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil passou do nono para o sétimo lugar no ranking de países que mais recebe eventos internacionais.

HOMENAGEM AO BRIGADEIRO ANTÔNIO DE SAMPAIO

O comando da 10ª Região Militar comemorou o Dia da Infantaria (24 de maio) em solenidade junto ao Pantheon (foto) do brigadeiro Antônio de Sampaio, herói da Batalha de Tuiuti, na guerra do Paraguai. Na ocasião foi feita a aposição de coroa de flores pelos generais Domingos Gazzineo, Geraldo Gomes de Mattos Filho, Júlio Lima Verde e Paulo Studart Filho. Durante a cerimônia houve uma exaltação ao Patrono da Infantaria com a leitura do histórico do brigadeiro Antônio de Sampaio. No 23º BC -Batalhão Marechal Castello Branco, no dia 24 de maio, a comemoração teve desfile dos infantes do Exército, da Aeronáutica e de uma representação do Colégio Militar de Fortaleza, encerrando-se com um show do sanfoneiro Waldonys, em homenagem a Luiz Gonzaga, que foi cabo da banda de música do 23º BC

> TAGS: TURISMO S/A
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Turismo s/a

RSS

Turismo s/a

José mário pinto

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Turismo S/A

Powered by Feedburner/Google