[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Faculdade de Direito: 110 anos | Coluna Sônia Pinheiro | O POVO Online
Sonia Pinheiro 25/02/2013

Faculdade de Direito: 110 anos

Compartilhar

 

COM UMA programação que terá início dia 1º de março, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, primeira instituição de ensino superior do Estado, comemora os seus 110 anos de fundação. No auditório da Faculdade, a partir das 19 horas, ocorrerá abertura solene das atividades, que incluem: assinatura da ata de fundação do Memorial da Faculdade; lançamento do selo comemorativo, com cerimônia de obliteração e descerramento de placa alusiva à data.


QUANDO de sua fundação, chamava-se Faculdade Livre de Direito do Ceará. O Curso começou a funcionar no andar superior do antigo prédio da Assembleia Legislativa, que hoje abriga o Museu do Ceará, na Praça dos Leões. A partir de 12 de março de 1938, passou a funcionar no atual endereço, na Rua Meton de Alencar, em frente à então conhecida Praça da Bandeira, que em 1959 passou a denominar-se, oficialmente, Praça Clóvis Beviláqua.


“DISSEMINAR esse marco histórico representa, para nós que fazemos parte da Faculdade de Direito, a realização do sonho antigo de aproximar a comunidade acadêmica da sociedade cearense, diz o Prof. Cândido Albuquerque, diretor, que na foto aparece com o livro da Ata que registrou a fundação da unidade acadêmica.


“CELEBRAR uma data como essa é reafirmar a relevância histórica e acadêmica da Faculdade de Direito e seu compromisso com a ética e a justiça social”, observa o Prof. Regnoberto Marques de Melo Junior, presidente da comissão coordenadora das festividades.


CONTAS DO GOVERNO


O CONSELHEIRO Rholden Queiroz, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), será o relator do Parecer Prévio das Contas Anuais do Governador do Estado do Ceará, referentes ao exercício de 2012. A definição foi oficializada pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Valdomiro Távora.


O PARECER prévio das contas anuais prestadas pelo chefe do Executivo Estadual, emitido pelo TCE, é um valioso instrumento de transparência da gestão pública, consagrado no art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal, auxiliando o controle social e fortalecimento o exercício da cidadania.


EM TEMPO: pela primeira vez, o Tribunal de Contas do Ceará disponibilizou em 2012 a versão simplificada do Relatório Anual das Contas do Governador referentes ao ano de 2011. A análise foi feita a partir de relatório elaborado pela Comissão Especial sob a coordenação da relatora, conselheira Soraia Victor.


CORRELIGIONÁRIOS


TODO PROSA, o fofo Joãozinho Arruda faz pose entre o governador Cid Gomes e seu tio Veveu Arruda, prefeito de Sobral. O flagrante foi feito no restaurante Cantinho Mineiro, na “cordilheira” da Meruoca, como prefere chamar a serra, o jornalista sobralense Macário Batista. João é herdeiro de Claudiane e Luciano Arruda.


NEWS


O CIRURGIÃO plástico Edilson Pinheiro de volta de SP, trazendo equipamentos estéticos para sua clínica.


À MESA


COMANDANDO mesa only for men no La France, o jovem empresário Netinho Bayde. Mesmo local, OdeteAragão pilotava table só de “luluzinhas”.


AMIZADE


FERNANDA Aguiar, Vitória Philomeno e Miriam Almada promoveram um almoço para comemorar os 11 anos da turma “Sempre Amigos”.


PROMESSA


PREFEITO de Maracanaú, Firmo Camurça, garante que as arquibancadas do estádio do município , com capacidade para 6 mil espectadores, ficarão prontas no final deste ano.Assegura, também, que vai concluir a duplicação da entrada do Distrito Industrial e resolver em definitivo a questão do saneamento da cidade com ampliação da rede de esgoto e abastecimento d’água.

 

PELA DIVERSIDADE


ARTUR BRUNO, deputado federal, participa hoje, às 9 h, do lançamento do livro organizado por Gina Vidal Marcílio Pompeu e Fernando Facury Scaff: “Discriminação por orientação sexual – a homossexualidade e a transexualidade diante da experiência constitucional”. O evento será no Teatro Celina Queiroz, da Unifor e é aberto ao público.


O PARLAMENTAR vai falar sobre “Dignidade, igualdade e tolerância à diversidade sexual sob a ótica do Poder Legislativo”. O deputado mostrará os avanços e os entraves referentes à ampliação dos direitos do público LGBT. “As pessoas têm o direito de assumir o amor pela outra pessoa, independente da orientação sexual”, afirma Artur Bruno, que é membro da Frente Parlamentar Mista pela Livre Expressão Sexual.


SAUDAÇÃO


O ENGENHEIRO Cássio Borges fez uma saudação especial ao amigo José Cândido Castro Parente Pessoa , homenageado, in memorian, pela secção do CREA-CE de Sobral, cuja sede recebeu seu nome. Tanto Cássio quanto Parente Pessoa ocuparam as funções de Diretor-Geral doDNOCS.


MEMÓRIA


Será celebrada hoje missa de 7º Dia em memória de D. Marieta Cals. O ato religioso ocorrerá às 19 horas, na Igreja do Pequeno Grande, do Colégio da Imaculada Conceição.


PRÊMIO


NUMA iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, o Prêmio CNI de Jornalismo 2013 está com inscrições abertas até o próximo dia 12 de abril. Jornalistas de todo o país podem concorrer com reportagens de TV, rádio, revista, jornal e internet (sites e blogs). A premiação total soma R$ 310 mil.


SOFISTICAÇÃO


TONS vibrantes de azul, misturados ao cinza e ao chumbo, deram a cara do desfile de Lucas Nascimento. Para esta temporada, o brasileiro apostou em looks sofisticados, com conjuntos de saias que terminam logo abaixo dos joelhos e capas, usadas sobrepostas a camisas de golas altas.


OUTRO ponto alto da coleção são as estampas, chiques e perfeitas para os dias frios de inverno. As fendas, que foram bastantes vistas em Nova York e Londres, também ganham força na passarela do estilista e conferem ainda mais elegância ao visual da suas consumidoras.


TRADIÇÃO & MODERNIDADE


A GRIFE americana Tommy Hilfiger inspira-se na tradicional rua dos alfaiates em Londres, Savile Row, e no grupo de esportes americano, Ivy League, para apresentar a coleção masculina Fall 2013. A tradicional alfaiataria se aproxima do rock n’roll como reverência ao espírito de Tommy Nutter. O famoso alfaiate tinha como seus principais clientes, em Londres, os Beatles e Mick Jagger durantes os anos 60. O resultado é um híbrido de tradição e modernidade, com peças de alfaiataria de alto nível sem excessos de formalidade.


O TRADICIONAL “Príncipe de Gales” aparece atualizado em novas proporções e tecidos com estampas gráficas como o xadrez e houndstooth. O moletom de algodão Mackintosh e a pelúcia são alguns dos tecidos utilizados. Lenços com listras coloridas, sapatos casuais de couro e Oxfords com toques neon adicionam um toque divertido aos modelos elegantes. A coleção, enraizada na tradicional alfaiataria inglesa, oferece um autêntico e verdadeiro estilo americano.


CASA NOVA


COM COQUETEL assinado pelo La Maison, Neuzinha e Francisco José Rocha, entregam amanhã (26), o mais novo empreendimento da R & B Construções, totalmente vendido: o José Cabral Residence, localizado nas esquinas da Av. Rui Barbosa com rua Eduardo Salgado.


IMORTAL


A POSSE de João Soares Neto na cadeira nº 35 da Academia Cearense de Letras foi saudada pelo acadêmico Napoleão Nunes Maia, que fez belo discurso de mais de uma hora. Antes de iniciar sua fala, pediu paciência à plateia, já sabendo o quanto demoraria em seu pronunciamento. Alguns integrantes da entidade observam que há “imortais” na faixa das oito décadas e solenidades muito prolongadas se tornam desconfortáveis.


O NOVO acadêmico foi eleito para a vaga deixada pelo poeta, ex-deputado e ex-prefeito, José Maria Barros Pinho.


ALTO ASTRAL


SERÁ comemorado dia 1º de março o aniversário de Francisco de Melo Lima, ou simplesmente Prof. Melo, diretor do CETREDE. Os muitos amigos preparam a festa que terá a cara do aniversariante: leveza e alto astral. Começa ao meio-dia, na churrascaria Sal & Brasa.


NOVIDADES NO PRATO


O CHEF JUSCELINO Menezes, do Grazie! Restaurante, preparou um novo cardápio eu já está à disposição dos clientes e surpreendendo. Logo nas entradas, aparem as novidades como mini-hamburquer acompanhado de molho barbucue a cesta de pães com nova composição. Entre as saladas, a estrela é a de brie e damasco, com folhas de úcula e molho de mostarda Dijon.


FILÉ DE peixe na crosta de coco, acompanhado de risoto de queijo coalho e banana e o Camarão com voillet de alho-poró (camarão grelhado no azeite, com cebolas assadas e pimentões grelhados, servido com batatas coradas e confit de alho) são dois dos lançamentos entre os pratos com frutos do mar. Nas guarnições, estreia a batata assada gratinada com bacon.


PARA QUEM prefere as carnes, o medalhão de filé ao gorgonzola com risoto de limão e o Pernil de cordeiro servido com risoto de ervilha torta são excelentes opções. O chef avisa que os clásicos permanecem, como o Filé Rossini e o Risoto de Mariscos à Malfitana.No ítem sobremesas, além m do clássico petit gateau de chocolate e do sucesso do petit gateau de doce de leite o cardápio lança o petit gateau de limão siciliano.


BONS PAPOS


TURMA que aprecia uma boa conversa se reuniu no Regina Diógenes, sob a coordenação de Kalíope Locarno.No grupo: Sara Rabelo, Dirce Albuquerque, Madiana Romcy, Zeyna Romcy, Neide Jucá ,Lúcio Melo, Silvia Palhano, Margarida Torres, Helena Costa, Eliene Esteves e Auxiliadora Diógenes

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Sonia pinheiro

RSS

Sonia pinheiro

Sonia pinheiro

Escreva para o colunista

Atualização: Segunda a Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Suzzy bandeira

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | Sonia Pinheiro