[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Madagascar 3 e Branca de Neve e o Caçador | Coluna Script | O POVO Online
SCRIPT 13/06/2012 - 01h30

Madagascar 3 e Branca de Neve e o Caçador

Compartilhar

Animação Circense

Primeiro (em 2005) vimos o leão Alex, a girafa Mellman, a zebra Marty e a hipopótamo Glória, fugindo do zôo de Nova York e acabavam na selva africana. Resultado: estrondoso sucesso de bilheteria Sua seqüência (em 2008) apostou em mostrar a história do leão Alex e de como chegou ao zoológico de Nova York. Apesar do resultado artístico inferior, mais grana em caixa. O que nos traz a Madagascar 3 – Os Procurados (Madagascar 3 – Most Wanted, 2012) de Eric Darnell, Tom McGrath e Conrad Vernon, de resultado bem bacana e que usa o 3D de forma digna, com muitas cores e é literalmente animado.

O foco sai da selva e vai ao circo. Após uma missão desastrada (e engraçada) no cassino de Monte Carlo, Alex, Mellman, Marty, Glória, os macacos e os hilários pingüins militares empreendem uma fuga pela Europa, tendo a Capitã Chantel Dubois (especialista em capturar animais) em seu encalço. A saída dos fugitivos é entrar para o Circo, que após uma negociação se torna o Afro Circo. Ou uma espécie de Cirque Du Soleil com animais. E que nos presenteia com cenas alucinantes.

Apesar do foco excessivo no Leão Alex, da criação de uma dita vilã mor que não é nada demais, e, principalmente, das quebras de ritmo aparentes, como a cena da música de Piaf e da canção de amor em pleno trapézio, Madagascar 3 – Os Procurados tem poucos, mas ótimos momentos para o Rei Julien, seu assistente Maurice, os tresloucados macacos e os mais que carismáticos pingüins! Mas as melhores sequencias vem das coloridas apresentações circenses que agradarão os pequenos, os jovens e adultos, numa diversão sem dor. Afro circo, afro circo! NOTA: 7,5


Grande visual. E só.


Era uma vez... Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman, 2012) de Rupert Sanders, é mais uma versão da clássica história dos Irmaõs Grimm, agora com uma ótica soturna, visualmente poderosa... E só. Você acreditaria num filme que afirma que Kristen Stewart é mais bela que Charlize Theron? (Independente da justificativa da beleza da vida e de trazê-la no coração, não, não dá.).


Do conto original há a história do caçador (Chris Hemsworth) em busca do coração de Branca de Neve (Kristen Stewart), a floresta negra e seus elementos mágicos, a vida no santuário e o uso da maça envenenada pela Rainha (bruxa e madrasta) Ravenna (Charlize Theron), que quer matar a mocinha para ficar com a beleza da eternidade.


O resultado é raquítica em essência, emoção ou qualquer tipo de sentimento que não seja negativo. O resto é um bom uso da maquiagem e efeitos especiais, a (boa) trilha sonora de James Newton Howard, que procura acrescentar alguma emoção à algo sem emoção, uma Charlize Theron (belíssima) aos berros, Kristen Stewart com seu eterno olhar de retardada, um Caçador que não larga a bebida e oito anões.


As cenas de fuga e confrontos são bem mais ou menos, e há ainda a insistência no uso de câmera lenta, especialmente nas batalhas, que tem apenas um aspecto positivo: uma violência próxima da realidade, sem floreios. Mas porque o filme começa com a narração em off do caçador para simplesmente ser abandonada no meio da fita?


Existe uma auto explicação em alguns diálogos, principalmente vindo do anão mais velho, Muir (Bob Hoskins), que a cada cena explicita o que aconteceu (como na cena da floresta viva ou no feitoço desfeito). E mais, a antecipação em outros (a própria Rainha diz que “se Branca de Neve fugiu armada com um prego, com uma espada será capaz de tomar-lhe o trono” blá blá blá...). Até num discurso supostamente inflamado, que deveria causar no mínimo emoção, tudo que Branca de Neve passa é vergonha alheia, em demonstrações claras de que não há força nenhuma em seu roteiro.

Ah, sua continuação foi anunciada e com isso fica uma pergunta: depois de duas horas e sete minutos de um videoclipe sombrio de Florence + the Machine precisamos mesmo de mais do mesmo? NOTA: 5,0


INFORMAÇÕES ESPECIAIS: Charlize Theron ganhou o Urso de Prata em Berlim, o Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz por Monster – Desejo Assassino (2003); Chris Hemsworth é Thor (2011); Kristen Stewart indicada ao Framboesa de Ouro de pior casal (com Robert Pattinson) por Lua Nova (2009), pior atriz por Eclipse (2010) e pior atriz e pior casal (com Robert Pattinson) por Amanhecer – Parte 1 (2011); Bob Hoskins venceu o prêmio de melhor ator em Cannes e Globo de Ouro por Mona Lisa (1984), também indicado ao Oscar de melhor ator;


*Daniel Herculano (siga no Twitter @DanielHerculano) é estudante de Jornalismo e titular do programete #Cineminha na Beach Park FM 101.7. Crítico de cinema formado em cursos de Ana Maria Bahiana (Uol/Globo de Ouro), Pablo Villaça (Cinema em Cena/OFCS), Ruy Gardnier (O Globo/Contracampo) e Joaquim Assis (Roteirista). É graduado em Comunicação Social e assessor de comunicação da A+ Business Criativo.

> TAGS: script
Daniel Herculano dherculano@hotmail.com
Compartilhar
espaço do leitor
samantha 21/06/2012 03:11
A Kristen nao é isso que voce diz, A tua opiniao nao é a de todo mundo, ta? Ela eé linda, e se tua mãe nao te ensinou um dia, saiba: inveja é feio ta bom? Vamo brincar de ter senso de beleza né?!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Script

RSS

Script

Script

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-Feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Script

Powered by Feedburner/Google