[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Rapadura: sabores e cores O POVO
sabores da cidade 09/05/2014

Rapadura: sabores e cores

Um dos produtos mais tradicionais da cultura cearense, a rapadura, com seu alto valor nutritivo, faz parte da mesa cearense e já conta com novas cores e sabores
notícia 0 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18835, 'email': 'saboresdacidade@gmail.com', 'nome': 'Izakeline Ribeiro'}
Izakeline Ribeiro saboresdacidade@gmail.com
Compartilhar

TA NA MESA

 

A tradicional ou com coco continuam liderando a preferência dos cearenses, mas com criatividade e técnica, encontrar novas cores e sabores. Foi o que fez Antonio Costa Ferreira (54). O agricultor e produtor de rapadura é a terceira geração da família neste ofício. E foi dele a ideia de introduzir frutas no doce.


“Eu pensei que poderia ficar uma boa mistura e fui testando. Comecei com mamão, depois testei caju e goiaba. Desde então, não parei mais e até hoje vem dando certo”, comenta

Antonio. Além das frutas já citadas, tem rapadura de maracujá, banana, laranja, tangerina, menta, abóbora e até chocolate. Dessas, um quilo sai por R$ 8. Das tradicionais, a de 250 g sai a R$ 2.


O bom é que estes sabores são produzidos em tamanhos menores, o que permite uma verdadeira festa de degustação. Cada pedacinho deixa a vontade de provar mais e mais. E as cores vibrantes despertam ainda mais a curiosidade.


Segundo o produtor, as frutas são inseridas no ponto de mel. Aliás, este é o momento crucial para o sucesso do doce. “Encontrar o ponto certo é fundamental para a qualidade da rapadura”, ressalta Antonio, que utiliza cana de plantação própria. No total são produzidos 350 Kg de rapadura por dia.


“Graças a Deus consegui sustentar minha família e formar meus filhos. Não dá pra ‘luxar’, mas o feijão nunca faltou”, diz Antonio, que segue firme e forte no seu ofício, herança de família. No entanto, Antônio ainda não sabe o que será do negócio quando se aposentar. “Essa área é muito difícil, meus filhos se formaram e vão seguir o rumo deles, que não será com rapadura”. Uma pena! Enquanto isso, a gente aproveita a doce arte do sr. Antonio.

 

SERVIÇO

DOCES DA CANA

Rodovia CE 040 - Km 34 - Centro - Pindoretama

TELEFONE: (85) 8639.5587 / 8675.9447

EMAIL: engenhodoce dacana@hotmail.com

 

GOSTO DE PAIXÃO

Já está em funcionamento o novo empreendimento dos empresários Deda Gomes e Felipe Lima. Localizado na rua Professor Dias da Rocha, conhecido corredor gastronômico, próximo à avenida Dom Luis, o Moleskine tem projeto assinado pelo conceituado arquiteto Marcos Monteiro e pretende levar o cliente por uma viagem de experiências e sensações. O amplo espaço de 600m2, de dois andares, divide-se em cinco modernos e descolados ambientes e conta com 200 lugares sentados + 100 lugares para eventos em coquetel.

 

O cardápio é assinado pelo chef mineiro Ricardo Penna, o Penninha, com premiada trajetória profissional. São 80 itens no menu, entre comidinhas, petiscos e grelhados. No quesito petiscos, muitas surpresas, com os petiscos tradicionais que ganham a releitura do chef e petiscos Moleskine, exclusivos do gastrobar. Uma viagem de sabores, entre coxinhas de marreco, caldinhos de paella, pastéis mediterrâneos, costelinha defumada suína, caldinho de feijão, ceviche com espuma de coco – gastronomia molecular também se fazendo presente - bolinho de aipim com bobó de camarão, magret de pato, camarões na parrilla, joelhinho de porco a pururuca, churros com queijo blue, entre outras inovadoras e tentadoras criações. Todos os pratos servidos de forma criativa, em bem cuidadas apresentações e em surpreendentes recipientes.


SERVIÇO

MOLESKINE

ONDE: Rua Professor

Dias da Rocha, 578.

FONE : (85) 3037-6774 / 3037-1700.

Aberto diariamente para almoço, Happy hour e jantar

Manobristas e estacionamento

SITE: www.moleskinegastrobar.com.br.


I EXPOBEER CEARÁ

No próximo dia 29 de maio acontecerá a I ExpoBeer Ceará, no La Maison Buffet. A programação constará de degustações de cervejas, palestras e show musical. Entre as cervejarias confirmadas estão Amazon Beer, Burgman, Dama Bier, Paulaner, Well’s & Young’s, Duvel Moortgat. Os ingressos já estão sendo vendidos na loja da Grand Cru.

 

SERVIÇO

I EXPOBEER CEARÁ

Ingressos limitados.

ONDE: Avenida Senador Virgilio Távora, 665 - Loja 1. (Esquina com Pereira Valente). TELEFONE: (85) 3055-7272.


ALMOÇO ESPECIAL

O L´Ô Restaurante está com uma programação variada para o almoço do dia das mães, domingo, dia 11 de maio, a partir das 12h: menu especial, música ao vivo e as mamães ganham o seu drink predileto.

SERVIÇO

L´Ô RESTAURANTE.

ONDE: Av. Pessoa Anta, 217 – Centro Histórico.

TELEFONE: (85) 3265-2288

reservas@lorestaurante.com.br.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Sabores da Cidade

RSS

Sabores da Cidade

Izakeline Ribeiro

Escreva para o colunista

Atualização: Semanal

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | Sabores da Cidade