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Para titular esta coluna, tomo emprestada a frase que ilustra o cartaz da terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, porque ela bem exemplifica a importância do domínio do idioma.
Realizada a cada dois anos para desenvolver a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino em todo o Brasil, a olimpíada proporciona uma oportunidade para que eles melhorem a sua formação. Isso só eleva a qualidade do ensino que é transmitido aos estudantes, ao mesmo tempo em que valoriza e motiva mais os próprios professores.
Com inscrições encerradas em 22 de junho passado, a olimpíada recebeu inscrições de 83.114 professores, representando 4.997 adesões municipais e 27 adesões estaduais.
Em 2010, quando da segunda edição da olimpíada, mais de 140 mil professores se inscreveram, com uma estimativa de cerca de 7 milhões de alunos de 60 mil escolas públicas de 5.498 municípios, quase a totalidade do País.
PRODUÇÃO DE TEXTOS
Em anos pares, a olimpíada realiza um concurso de produção de textos que premia os melhores trabalhos de alunos de escolas públicas de todo o país. Na terceira edição, participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias poema, crônica, memórias e artigo de opinião. Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.A olimpíada é uma extensão do programa Escrevendo o Futuro, criado em 2002 pela Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Canal Futura. O programa foi transformado em política pública do governo federal em 2008 e passou a integrar o Plano de Desenvolvimento da Educação do governo federal.
Essa parceria implica a distribuição de material de apoio sobre os diferentes gêneros de escrita para todas as escolas públicas do país, pelo Ministério da Educação. Além do caderno de orientação do professor – um para cada gênero - o kit inclui coletânea de textos literários e um CD com textos sonorizados.
Os conteúdos foram organizados para se adequarem às atividades do planejamento do ano escolar e proporcionam práticas de leitura, produção e análise de textos. No portal da olimpíada estão todas as informações a respeito das respectivas etapas da competição (www.escrevendoofuturo.org.br).
ESFORÇOS PREMIADOS
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem a característica de envolver os seus participantes o tempo todo, o que só faz crescer o interesse dos alunos e de seus professores.No processo de premiação, comissões julgadoras estaduais avaliam os textos e selecionam 500 semifinalistas, sendo 125 textos de cada gênero literário. Nessa fase, professores e alunos selecionados recebem medalhas de bronze, livros e participam de diversas atividades de formação, de acordo com o gênero em que estão inscritos. Assim ocorrem as oficinas de leitura e escrita e as visitas culturas durante os encontros regionais de formação.
Em uma etapa seguinte, os textos dos semifinalistas passam pela avaliação de comissões julgadoras regionais, que indicam 152 professores e alunos finalistas. Esses são contemplados com medalhas de prata e um tablet, enquanto suas escolas recebem uma placa de homenagem.
A etapa final da olimpíada é realizada em Brasília, em dezembro, quando então são anunciados 20 vencedores nacionais. Na ocasião, professores e alunos escolhidos recebem medalhas de ouro e um notebook. As escolas nas quais eles trabalham e estudam são premiadas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores, uma impressora, um projetor, telão e livros.
Eis aí uma boa oportunidade para que muitos jovens e seus professores sejam autores de belas histórias.
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