[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Com quantas trapalhadas se faz uma agenda negativa | Coluna Política | O POVO Online
Política 19/02/2013

Com quantas trapalhadas se faz uma agenda negativa

Os resultados positivos que se espera do hospital não apagam nem justificam a sucessão de pataquadas até agora
Compartilhar


Inacreditável como o governo Cid Gomes (PSB) consegue transformar aquela que talvez seja a mais interessante entre todas as suas ações - a construção de rede de hospitais nas várias regiões do Estado - em fonte permanente de desgaste, com destacada repercussão nacional. Dificilmente haveria alguém contra a instalação, inédita, de tais equipamentos no Interior. Mas o staff estadual tem alcançado o espantoso feito de transformar o que seria quase unanimidade em monumental agenda negativa. Começou com a inauguração do hospital em Sobral, sem funcionários e que só estaria pronto para funcionar plenamente dentro de quatro meses. Unidade essa que leva o nome do pai de Cid, localizada na cidade em que o governador nasceu e à qual administrou por oito anos. Pois tal inauguração para inglês ver teve a luxuosa presença de Ivete Sangalo, ao custo de R$ 650 mil. Pagamento esse questionado pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público de Contas. Agora, a um dia do aniversário de um mês do lançamento estapafúrdio, a fachada veio abaixo e feriu trabalhador. Para coroar o enredo, o operário precisou ser levado à Santa Casa de Misericórdia, pois o Hospital Regional não tinha condições de atendê-lo. Patético do começo ao fim.


Desta vez não dá para culpar os procuradores, tampouco perseguição política ou vontade de aparecer de quem quer que seja. A responsabilidade foi atribuída à chuva. Para Estado cujo maior problema tem sido a seca há mais de um ano, é o tipo de reclamação que não pega nada bem. De mais a mais - recém-inaugurada ou não, em funcionamento ou não - a estrutura precisa suportar chuva, vento, até tremores de terra que vire e mexe atingem Sobral. Salvo a queda de meteoro como o que atingiu a Rússia outro dia ou algo do tipo, não há explicação razoável. Resta apenas pedir desculpas à população e rever se não há outras falhas prestes a se transformar em acidente.


BEM-VINDA COBRANÇA

A parte positiva nisso tudo é que o Governo do Estado não tentou justificar o injustificável. Fez a cobrança devida às empresas contratadas sobre o que ocorreu e exigiu a vistoria sobre as condições das demais marquises do hospital, justamente para se certificar de que o incidente nãos e repetirá. Em circunstâncias do tipo, o instinto - tão natural quanto inútil - costuma ser a defesa do indefensável. O correto, de fato, é reconhecer o erro que está patente para todo mundo ver. Por um lado, o Estado não pode se eximir de culpa, pois foi nele que a população votou e é a ele que devem ser dirigidas as cobranças. Além do que, seria o governo que faturaria politicamente se tudo corresse às mil maravilhas. Por outro lado, o poder público é, também, vítima do serviço, ao que tudo indica, mal feito. A bem do interesse do povo que representa, tem o dever de cobrar explicações e soluções de quem contratou pagando caro.

 

OLHAR DO GOVERNADOR

Antes da inauguração do Hospital Regional Norte, Cid Gomes - que é engenheiro - inspecionou o local. Há relato de que fez muitas reclamações sobre a qualidade do serviço.

 

O DESGASTE QUE PASSA E O PROBLEMA QUE FICA

Antes de lançar o Ronda do Quarteirão, o Governo do Estado também passou por muitos desgastes, devido a atrasos e denúncias de direcionamento da licitação. É verdade que, quando lançado, o programa foi um baita sucesso e as críticas foram esquecidas. Embora também seja fato que, atualmente, o Ronda está em crise, perdeu a identidade, e ninguém parece mais saber ao certo qual é mesmo seu papel, nem onde estão os resultados. Mas a questão é que, quando for inaugurado - aliás, quando estiver funcionando, pois inaugurado já foi - é de se esperar, e torcer, que o hospital seja um sucesso e o desgaste fique no passado. Atenderá região importante do Estado e terá missão crucial a cumprir. O ponto é: os resultados positivos que se espera não apagam nem justificam a sucessão de pataquadas até agora. Embora a marquetagem oficial vá trabalhar em tal perspectiva enviesada. Mas são coisas diferentes, ainda bem.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Paulo Marcelo Farias Moreira 19/02/2013 08:26
Depois abandonaram, os buracos voltaram (aliás quase não existiam antes da obra) e parei de contar a partir do número 50. Ainda está cheia de buracos. Deixaram o conserto para a nova gestão. E quem pagará a conta? Espero que ainda esteja no prazo da garantia.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo Marcelo Farias Moreira 19/02/2013 08:26
Foi bem feliz o Sr. Érico Firmo, destacando também a parte positiva. Bem diferente da ex-prefeita, que jamais explicou o descaso e omissão na Luciano Carneiro, obra do TRANSFOR. Apresentou inúmeros problemas que incialmente foram corrigidos...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Política

RSS

Política

Érico firmo

Escreva para o colunista

Atualização: Terça-feira a Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Política

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Coluna Política