[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A porta de saída para Cid e Eunício | Coluna Política | O POVO Online
Política 04/06/2012

A porta de saída para Cid e Eunício

Compartilhar


As primeiras declarações dos petistas de proa, na tarde/noite de ontem, logo após a confirmação de Elmano de Freitas como opção à sucessão de Luizianne Lins, ainda eram na linha da manutenção da aliança com o PSB de Cid Gomes e o PMDB de Eunício Oliveira. Principal peça no jogo que está sendo jogado, a prefeita disse que, “até agora”, vinha sinalizando isso. Ao mesmo tempo, bateu o pé e fez de um grande desconhecido seu herdeiro político direto. Na outra ponta, o grupo liderado por Cid também vinha afirmando que queria manter o acordo político com o PT. Mas deixava claro que não engoliria Elmano na cabeça de chapa. Já Eunício, nos últimos dias, fez fortes ressalvas ao modelo administrativo do PT na Capital e defendeu uma reavaliação do mesmo. Agora, não tem mais jeito. Elmano é o nome na sucessão pelo PT. O resultado do Encontro Municipal, desse ponto de vista é, portanto, fruto da intransigência dos aliados. O “até agora” de Luizianne pode ser visto como um último esforço do PT em manter Cid e Eunício no palanque do partido. Ou um “chega” aos dois. Uma porta de saída que o governador e senador estavam esperando. Não é mesmo, Inácio Arruda?


O DIVÓRCIO E A ATA PARA LULA

Nessas circunstâncias, o PT, ontem, apenas foi ao cartório passar o papel de divórcio de um casamento que não mais se sustenta. Pode ter sido o desfecho do processo de liderança de duas figuras, Luizianne e Cid, que sempre tiveram dificuldades em se relacionar. As provocações e trombadas administrativas que o digam. Há, agora, a expectativa da reação de Cid e companhia, que deve acontecer brevemente. A prefeita e o governador, às vistas do presidente nacional do PT, Rui Falcão, ficaram de conversar hoje. Será a formalização definitiva do rompimento? Resposta: em política, o impossível não existe. Mesmo quando isso parece inacreditável e o espaço para o blefe é cada vez menor. Falcão, claro, ainda no voo de volta para São Paulo, fará a ata de tudo e a submeterá ao ex-presidente Lula. Daí em diante, o processo entra em outra fase. Será a preparação da atuação cirúrgica de Lula e Dilma Rousseff, que terão importantes aliados em pelo menos três palanques na cidade. Prevendo isso, os petistas já ensaiam o sonoro “Fortaleza é mais PT”. Uma forma de tentar carimbar Elmano como o candidato oficial do Palácio do Planalto.

PARA O PT, NÃO É HORA DO CONFRONTO

É na perspectiva do encontro entre Cid e Luizianne que devem ser vistas e interpretadas as primeiras palavras dos petistas sobre a homologação do nome de Elmano (foto). Não há dúvidas de que o PT quer o apoio de Cid, agora que já tem o nome oficializado em suas instâncias internas superiores. E Luizianne não hesitará em deixar isso claro para o governador. É natural e previsível que aja assim. Afinal de contas, soaria estanho, estrategicamente, se, em um primeiro momento, houvesse arroubos de destempero ou precipitações verbais. O PT sabe que não é hora do confronto. Existe uma campanha para dar vazão a isso. A propósito, não serão os petistas, como governistas que estão – o que o fazem a principal vidraça da campanha eleitoral -, os primeiros a atirarem a primeira pedra.


Há, inclusive, um esforço para que tudo isso pareça natural, até aqui. No seguinte sentido: o PT comanda a gestão e, por essa lógica, tem o direito de dizer quem será o candidato. O difícil vai ser, a partir de hoje, convencer os Ferreira Gomes a pedirem voto para um candidato com o qual não concordam, e defenderem uma gestão sobre a qual têm severas restrições.


A PARTE FÁCIL PASSOU

Quem esteve no local do encontro petista ou o acompanhou em tempo real pelas redes sociais sabe o quanto os petistas estavam eufóricos. A empolgação em torno do nome de Elmano era tanta que frases de efeito, bordões e palavras de ordem chegaram a inundar o universo local dos 140 caracteres. Nada difícil de prever. Tudo foi pensado para tal. Ambiente controlado - como a maioria dos delegados -, e um forte esquema de agitação online garantiram o sucesso do evento. Mais do que legítimo. Principalmente num momento em que os líderes do PT precisavam marcar posição, para dentro e para fora do partido. Mas essa era a fase fácil. Estava no script, como vinha mostrando O POVO nas últimas semanas e dias. Mas a festa acabou. O desafio real vem agora. Será árdua a caminhada para tentar fazer de alguém desconhecido na padaria mais próxima prefeito de uma cidade do tamanho e da complexidade de Fortaleza.

 

SOBE E DESCE DO ENCONTRO

Em alta: deputado José Guimarães (foto) e Artur Bruno. O primeiro atuou fortemente, nos bastidores, e saiu fortalecido na homologação de Elmano; O segundo chegou na reta final maior do que no grid de largada. Se não teve musculatura à altura, teve bom senso o suficiente.

Em baixa: Francisco Pinheiro, que viu derrotada sua tese de adiamento do encontro. Ele queria que os delegados remetessem para a Executiva Municipal a decisão final; Camilo Santana, que foi abandonado por Guimarães e não teve motivo para festa no dia do aniversário.

 

Erivaldo Carvalho
Compartilhar
espaço do leitor
Marcos Bentes 12/06/2012 16:17
Diferentemente do Interior...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marcos Bentes 12/06/2012 16:16
No Interior, onde prevalece a lei da pistolagem, aqui na Capital será mais uma derrota para Tasso. Aliás, nem no AUGE DO PODER Tasso conseguiu vencer desde 1992 com Assis Machado Neto. Perdeu em 96, 2000, 2004 , 2009 e vai mais uma vez levar uma surra com o ZERO-A-ESQUERDA Marcos Cals.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marcos Bentes 12/06/2012 16:14
Cid vai encerra sua carreira política em 2014. Sequer vai se eleger senador e tampouco fará sucessor. Até onde vale a pena colocar família no jogo? MELHOR: desde quando ele tem o direito de enfiar sua família na coisa pública? Vai ter o mesmo FIM de Tasso.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Miguel Santos 05/06/2012 20:13
Fortaleza NÃO QUER MAIS PT. O poste sem luuz da LORA vai cair ´so vai sobrar a lamparina.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Política

RSS

Política

Érico firmo

Escreva para o colunista

Atualização: Terça-feira a Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Política

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Coluna Política