[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Onde foi parar o rock and roll? | Coluna Playlist | O POVO Online
playlist 29/03/2012 - 01h30

Onde foi parar o rock and roll?

Ranking dos CDs mais vendidos no Brasil gera polêmica na web
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
Padre Fábio de Melo figura em sexto lugar na lista dos discos mais vendidos

Você sabe quais são os discos mais vendidos no Brasil? A resposta pra essa pergunta gerou uma série de controvérsias e polêmicas nas redes sociais e blogs musicais nesta semana. O quebra-pau começou depois que a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) divulgou a lista oficial dos CDs mais vendidos no Brasil em 2011. Pense num ranking bizarro!

 

Religiosos e sertanejos dominam a lista! Ágape Musical, do Padre Marcelo Rossi, foi o disco mais vendido no Brasil em 2011. Outros padres que figuram no Top 10 são: Padre Robson (5º), Padre Fábio de Melo (6º) e Padre Reginaldo Manzotti (7º). A cantora gospel Damares aparece na nona posição. Entre os sertanejos, Paula Fernandes está na 2ª e 3ª colocação com dois discos distintos, enquanto Luan Santana conseguiu um quarto lugar. Deprimente, não?! Cadê o bom e velho rock and roll, baby?!


Bom, claro que a lista dá subsídios para muitos tipos de análises e interpretações. Li uma porção de textos na web, muita gente se perguntando: “onde estão os grandes compositores de outrora?”, “cadê o pessoal do samba, da MPB?”, “e aquelas bandas de rock que fizeram sucesso nos anos 80 e 90?”. Em discussões intermináveis nas redes sociais, as conclusões eram sempre que: “o Brasil vive uma regressão cultural!”, “É tudo culpa da Globo!” ou “a atual geração de jovens é a mais alienada de todos os tempos”...


Apesar de, pessoalmente, achar a lista desinteressante ao extremo (isso pra não usar um termo muito chulo), não concordo com a maioria das críticas! Listas de discos mais vendidos deixaram de ser parâmetro de qualidade há muito tempo. A Internet mudou tudo na cadeia produtiva da música! Mudou o jeito de fazer música, mudou o jeito de divulgá-la e de consumi-la. Atualmente, tem muito mais gente fazendo música, gente com muito mais informação do que antigamente e ainda com equipamentos muito melhores! Isso resulta numa quantidade absurda de novos artistas e, muitos deles, com trabalhos de alta qualidade. Boa parte disso, você consegue ouvir e até baixar gratuitamente pro se computador. É só fuçar na Internet! O problema é que, pelo menos aqui no Brasil, ninguém inventou ainda a lista dos discos mais baixados na Internet... Não dá pra saber! Mas não tenho dúvidas que o nosso rock and roll estaria lá...



[+] Veja a lista dos discos mais vendidos em: fabinhomonteiro.com

 

Os melhores de 2011


Claro que dá pra ter uma boa noção dos discos mais legais que foram lançados no Brasil no ano passado... Como? Joga no Google, uai! Entre coisas mais alternativas e comerciais, nacionais e internacionais, as minhas dicas são os CDs mais recentes de: TV On The Radio, Foo Fighters, Arctic Monkeys, Beirut, Adele, Wilco, Criolo, Karina Buhr, Wado, Marcelo Jeneci, Bixiga 70, China, Emicida e Bid. É só digitar e clicar search!


Santo de casa...


Aqui em Fortaleza, quem está com CD recém-lançado é a já clássica Renegados. Na estrada desde 1993, Marcelo Pinheiro (guitarra e voz), Ricardo Pinheiro (bateria e percussão) e Romualdo Filho (baixo) estão divulgando seu terceiro álbum Além dos Rótulos (2012). A onda dos caras continua basicamente a mesma de sempre: misturar referências do blues e do rock clássico (dos anos 50, 60 e 70) com sonoridades do mundo inteiro, sobretudo, da música brasileira com raízes no Nordeste.


[+] bandarenegadosoficial.blogspot.com

 

Erramos

(Buchicho, 22/3, pág. 9) O texto da semana passada publicado aqui na Playlist, “Groovytown: cidade da diversão”, foi de autoria do colunista Davi Correia. Pedimos nossas sinceras desculpas aos leitores e ao autor pelo erro no crédito.

Fabinho Monteiro fabinho@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Playlist

RSS

Playlist

Fabio monteiro

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

RSS

davi correia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Playlist

Powered by Feedburner/Google