[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Jardim América: O bairro que nasceu verde e inspirado nos EUA | Coluna O POVO nos Bairros | O POVO Online
o povo nos bairros 19/09/2013

Jardim América: O bairro que nasceu verde e inspirado nos EUA

notícia 14 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO ', 'id_autor': 16673, 'email': 'geimisonmaia@opovo.com.br', 'nome': 'Geimison Maia'}
Geimison Maia geimisonmaia@opovo.com.br
FOTO: SARA MAIA
Os canais da rua Waldery Uchoa (foto) e da avenida Eduardo Girão são pontos de referência do bairro
Compartilhar


Em meados da década de 1940, o mundo acompanhava os últimos horrores da Segunda Guerra Mundial. Quem comandou os Estados Unidos durante quase todo o conflito foi o presidente Franklin Delano Roosevelt. Em Fortaleza, uma praça em homenagem a ele foi oficialmente inaugurada em maio de 1945, segundo o livro “Cronologia ilustrada de Fortaleza”, do memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez.


Essa praça tem importância vital para os moradores do Jardim América, já que é considerada o “marco zero” do bairro, de acordo com o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América e Bairros Vizinhos (Aaja), Márcio Martins.


Ainda segundo o livro de Nirez, o bairro já teve como nomes Dom Bosco, Barro Preto, Barreiras e Tauape. Márcio complementa e diz que a região também já foi conhecida por Laguna. De início, aquela era uma conhecida região pantanosa da Capital, pouco habitada, onde prevaleciam os sítios.


Márcio Martins destaca que o nome Jardim América faz, sim, uma referência aos Estados Unidos da América. “O governador do Estado, na época, conseguiu uma verba, ajudada pelos americanos, para fazer a terraplanagem dessa área toda, que era muito alagada. E (o governador) fez uma referência: ‘aqui vai nascer um pedaço da América. Ao redor de tanto verde, aqui vai ser o Jardim das Américas’”, narra Márcio que, atualmente, produz o livro “American Garden: um pedacinho dos Estados Unidos no Ceará”, sobre o bairro.


A realidade daquela época, porém, já não é mais tão condizente com a situação atual do bairro. Segundo o Mapeamento das Áreas Verdes de Fortaleza, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Jardim América é o que menos possui cobertura vegetal na Cidade, com 0,008 quilômetros quadrados. Neste sábado, dia 21, será realizado o “Dia D do Jardim América”, que vai distribuir mudas de plantas para tentar reverter esse quadro. Também serão apresentados os projetos esportivos, sociais e culturais existente no bairro.


Outra preocupação da associação de moradores é com a identidade dos habitantes do Jardim América. “Começamos a sofrer certa influência do crescimento do Montese. Hoje, somos um dos poucos bairros que luta, de maneira aguerrida, para não ser confundido com o Montese. Isso é crucial para a história cultural do povo. Somos muito bairristas”, orgulha-se Márcio Martins.


O bairro

Uma característica interessante que pode ser notada ao circular pelas ruas do Jardim América é a presença de moradores antigos. Uma delas é a pensionista Germana Coelho de Sousa, 87, provavelmente a última “rezadeira” do bairro. Ela mora há 37 anos no Jardim América. A conversa corre na calçada, onde a senhora fica sentada quase o dia todo. Ela garante que não há perigo. “Pode ficar na calçada até umas 22 horas”, afirma. “Tem mais de 40 anos que eu rezo. Aprendi com uma tia minha”, conta. Dona Germana diz que chega a atender mais de 40 pessoas em um dia.

 

Outra característica marcante do Jardim América é a presença dos canais da rua Waldery Uchoa e da avenida Eduardo Girão. Segundo matérias publicadas pelo O POVO, a construção deles remete à década de 1950. “É a nossa maior referência. Ele corta o bairro todo, passa na praça e vai para as laterais (do bairro). Pega praticamente o bairro todo. Já virou até marchinha de Carnaval”, conta Márcio Martins.


INFRAESTRUTURA


ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PEDE LIMPEZA E REFORMA DE CANAIS

1. O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América e Bairros Vizinhos (Aaja), Márcio Martins, solicita a limpeza e reforma do canal do Jardim América. “As pessoas ainda jogam lixo e esgoto. A gente tenta combater (isso) através de campanhas”, comenta. Outro problema é referente à manutenção dos equipamentos, pois a parede do canal está caindo em alguns pontos da avenida Eduardo Girão. Além disso, em época de chuvas, são constantes os alagamentos na avenida, na altura da rua Filgueiras Lima. “Em pleno século XXI, um bairro estruturado ainda tem água invadindo casas. E a Prefeitura não resolve isso”, critica Márcio.

 

RESPOSTA. A Secretaria Regional IV informa que está em licitação o projeto para limpar canais e lagoas de Fortaleza antes do início do próximo período chuvoso. A orientação é que os moradores não joguem lixo no local e aguardem pela coleta regular de lixo, que é realizada três vezes por semana. Sobre a reforma do canal, a Regional IV diz que equipe será enviada esta semana ao bairro para verificar a situação e, se necessário, realizar uma licitação para executar a reforma.

 

ESPAÇO DE LAZER


PRAÇA SÍMBOLO DO BAIRRO NECESSITA DE REFORMA

2. A praça Presidente Roosevelt carece de reformas, reclamam moradores. O espaço, considerado “marco zero” do Jardim América, é muito utilizado pela população como ponto de encontro e para a prática de exercícios físicos. O busto do presidente que dá nome a praça, por exemplo, já foi arrancado.

 

RESPOSTA. A Secretaria Regional IV informa que está em contato com algumas empresas para que a praça Presidente Roosevelt, do Jardim América, seja adotada através do programa “Adote o Verde”.


EM ALTA


MARACATUS

O bairro possui duas agremiações: o Az de Ouro e o Nação Fortaleza

EM BAIXA


SEGURANÇA

Moradores dizem que o número de assaltos está crescendo no Jardim América

 

RONDA

O Povo nos Bairros publica o telefone de contato dos policiais da Ronda do Quarteirão no bairro Jardim América

8623 4057 e 190

 

12 MIL

 

habitantes

O Jardim América possui 12.264 moradores

 

JARDIM AMÉRICA


É a cara do meu bairro

Qual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br

Praça Presidente Roosevelt. A praça é considerada o marco zero do bairro Jardim América. Foi inaugurada em maio de 1945.


PARQUE ARAXÁ


BURACO NA RUA PADRE GRAÇA

3. Leitor Dayves Fernandes reclama de buraco existente na rua Padre Graça, entre a avenida Bezerra de Menezes e rua Gustavo Sampaio, no Parque Araxá. Segundo Dayves, o buraco afunda cada vez mais e já gerou danos ao veículo dele.

 

RESPOSTA. A Secretaria Regional III prometeu resolver o problema ainda esta semana.

 

Serviço

Secretaria Regional IV

Reclamações e solicitações sobre os bairros da região podem ser encaminhadas à Regional IV 

Endereço: avenida Dedé Brasil, 3770, Serrinha

Ouvidoria: (85) 3433 2862 /3235 3972

Compartilhar
espaço do leitor
J. Terto de Amorim 23/02/2014 00:12
Parabéns pela reportegem sobre o segundo assentemento neerlandês no Ceará em 1649. Fucou uma pergunta porque escolheram aterrar as lagoas e corregos que vertiam água para o rio Cocó?
jose maria 14/02/2014 11:38
parabens na proxima não esqueça do nosso cine america,foi aonde eu assitia os filme de cayboi.jose maria
Maria Eliene Maia Lima 16/01/2014 12:32
Gostaria de saber onde encontrar o livro citado na reportagem, está a venda em qual livraria? Por favor entre em contato comigo.
Julio Sarmento Junior 16/01/2014 04:13
Igualzinho aos EUA!!! #sqn
elizeu silva 15/01/2014 18:36
Pois é, se não fossem os muros altos com cercas elétricas e os varais de roupas a secar, ficava igualzinho!!!
Ver mais comentários
14
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google