[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Barroso: A história do povo do João Paulo II é comparada à vida dos mártires | Coluna O POVO nos Bairros | O POVO Online
o povo nos bairros 12/09/2013

Barroso: A história do povo do João Paulo II é comparada à vida dos mártires

{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO ', 'id_autor': 16673, 'email': 'geimisonmaia@opovo.com.br', 'nome': 'Geimison Maia'}
Geimison Maia geimisonmaia@opovo.com.br
FOTO: GEIMISON MAIA
A rua M divide o conjunto entregue estruturado do restante do bairro, que foi construído pelos moradores
Compartilhar


Na coluna publicada no dia 8 de agosto, demos destaque aos problemas de infraestrutura do Conjunto João Paulo II, localizado no bairro Barroso (veja em bit.ly/15XmQYy). Pois bem. Moradores ligados à Comunidade Kolping Santos Mártires, que atua no bairro, pediram o nosso retorno ao conjunto para contar detalhes da história do local que não foram publicadas neste espaço.


Neta Gonçalves, 46, é considerada um “arquivo vivo” do conjunto e narra em detalhes o nascimento e crescimento do lugar. Antes do conjunto, os moradores viviam em barracas ao longo da avenida Jornalista Tomaz Coelho (mais conhecida como Perimetral).


“Em 1984, teve uma enchente grande e as pessoas ficaram inundadas”, relata Neta. A partir daquele momento, os moradores decidiram se organizar para lutar pela desapropriação do terreno onde hoje fica o João Paulo II.


Tempos depois, o governo iniciou a construção do conjunto, que não foi totalmente concluído. Inclusive, a rua M divide o lado que estava pronto do restante do bairro, que teve de ser erguido pelos próprios moradores.


Só que as dificuldades não terminaram aí. “A história daqui é de muito sofrimento. Das pessoas dentro da lama, passando fome, trabalhando no lixão”, conta Neta. No caso, ela se refere à antiga rampa de lixo do Jangurussu, local de onde muitos moradores tiravam a subsistência. E onde muitos deles perderam a vida por causa de acidentes ou doenças transmitidas no local insalubre.

 

Santos Mártires


Um personagem que deixaram uma grande marca no bairro foi o padre italiano Chico Moser, que chegou em 1987 e acompanhou os moradores por 17 anos. Foi ele o responsável por erguer a primeira igreja do bairro, batizada de Santos Mártires. Segundo Neta, a escolha deve-se ao fato “da caminhada desse povo ser comparada à luta dos mártires. Pessoas que doaram suas vidas, que viveram o evangelho até suas últimas consequências por melhores dias de vida e de condições de trabalho”. Entretanto, em 2011, o nome da capela foi modificado para João Paulo II, o que deixou os moradores incomodados, já que não teriam sido ouvidos. “Não foi respeitada a história das pessoas”, critica Neta.

 

Comunidade Kolping


Uma série de projetos sociais são desenvolvidos no Conjunto João Paulo II. Entre eles, está a Comunidade Kolping Santos Mártires, oficialmente criada em 2007. Segundo a diretora Iracema da Silva Duarte, 33, o nome é inspirado no trabalho do padre alemão Adolfo Kolping.


O trabalho dele começou ao final da Segunda Guerra Mundial, quando muitos jovens estavam desempregados na Alemanha. “Ele começou a ensinar o ofício que sabia, que é o de sapateiro e esses jovens começaram a se organizar”, explica. De lá para cá, a obra se espalhou por 63 países.


O local atende crianças, adolescentes e também oferece cursos profissionalizantes. Uma tentativa de melhorar as condições de vida do bairro, que possui uma vida econômica muito tímida - existem apenas pequenos estabelecimentos comerciais no conjunto.


“A gente fica se perguntando por que outros conjuntos vizinhos têm um desenvolvimento maior. Atribuímos isso a essa dificuldade de organização (dos moradores)”, comenta Iracema. Por isso, atualmente, a comunidade trabalha para reorganizar a associação de moradores do bairro. A nossa torcida é que o o esforço renda bons frutos, já que o conjunto João Paulo II ainda tem muitos desafios a enfrentar.

 

SEGURANÇA


MORADORES LAMENTAM FECHAMENTO DE POSTO POLICIAL

1. O segundo tesoureiro da Associação dos Moradores do Conjunto João Paulo II, Edinaldo Felipe de Souza, reclama do fechamento de um posto comunitário da Polícia Militar que existia no cruzamento das ruas M e 10. Segundo ele, o local foi desativado ainda na década de 1990.

 

RESPOSTA. O comandante interino do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Evandro Dantas, afirma que esse postos comunitários foram desativados “porque ficaram obsoletos”. Na avaliação dele, os policiais a pé não teriam condições de perseguir bandidos, por exemplo. “O policiamento a pé só acontece em alguns casos, como na (avenida) Beira Mar”, exemplifica. Por fim, o capitão informa que essa foi uma decisão que abrangeu a Cidade como um todo e não apenas o Conjunto João Paulo II. O 16º BPM conta com cinco viaturas para policiamento ostensivo, além do policiamento feito pelo Ronda do Quarteirão.

 

EM ALTA


COMUNIDADE KOLPING

Associação realiza vários trabalhos sociais com o objetivo de melhorar a vida da população

 

EM BAIXA

 

RUAS

Maior parte das vias do Conjunto João Paulo II está esburacada 

 

RONDA

O Povo nos Bairros publica o telefone de contato dos policiais da Ronda do Quarteirão no bairro Barroso

8623 4001 e 190


29 MIL

 

Habitantes

O Barroso possui 29.847 moradores, distribuídos numa área de

3,68 km²

 

JOÃO PAULO II


É a cara do meu bairro

Qual é a imagem que você acha a cara do seu bairro? Participe, envie sua foto para nós: opovonosbairros@opovo.com.br

PRAÇA. Localizada em frente a capela João Paulo II, a praça é uma das poucas opções de lazer do bairro e ponto de encontro dos moradores. Porém, a estrutura precisa de reformas. 

 

PARANGABA


ESTACIONAMENTO IRREGULAR NAS MARGENS DA LAGOA

2. Um leitor, que pediu para não ser identificado, denuncia o estacionamento irregular de veículos sobre o calçadão nas margens da Lagoa da Parangaba, principalmente no local onde é realizada a famosa “Feira dos Pássaros”. Segundo ele, os veículos pertencem a revendas de carros que existem no local. “As calçadas estão quebradas por causa do peso dos veículos”, diz.

 

RESPOSTA. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que 12 agentes fazem a fiscalização na área aos domingos. Durante a semana, o trabalho é feito por rotas de fiscalização da autarquia. Já a Secretaria Regional IV afirma que um projeto de requalificação das margens da lagoa foi elaborado, mas aguarda por “estudos de viabilidade” que serão feitos pela Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor).  

 

Serviço

Para denunciar problemas de trânsito, você deve ligar para 190.

 

INTERATIVIDADE


COLUNA NA RÁDIO O POVO/CBN

3. A coluna O POVO nos Bairros possui espaço todos os dias na rádio O POVO/CBN FM 95,5, às 15h50min. Confira abaixo se sua reclamação já foi respondida. Caso não tenha acompanhado a resposta, você pode verificar o posicionamento do poder público na nossa página no portal O POVO Online, no post “Confira aqui se sua reclamação já foi respondida”:

 

6 de SETEMBRO: Enédina Barbosa Lima reclama da sujeira no canal do bairro Monte Castelo.


9 de SETEMBRO: Moradores do bairro Moura Brasil solicitam reforma da Praça do Muriçoca.


11 de SETEMBRO: Agnely Farias reclama de buraco existente na rua Maisa, localizada no Conjunto Palmeiras. 

 

Fale com o Geimison

 

Envie reclamação sobre o seu bairro. Ela será publicada junto com a resposta do órgão responsável. (De quarta a sexta, das 14h às 19 horas)

85 3255 6114 ou 3255 6118

FAX 85 3255 6139


Escreva para: opovonosbairros@opovo.com.br

(Coloque seu nome e telefone)


Av. Aguanambi, 282

Joaquim Távora

Cep: 60055-402


Multimídia: A coluna O POVO nos Bairros também possui uma versão em vídeo no O POVO Online


GEIMISON MAIA é repórter do Núcleo Cotidiano

> TAGS: o povo nos bairros
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google