[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Confira aqui se sua reclamação foi respondida na rádio O POVO/CBN | Coluna O POVO nos Bairros | O POVO Online
Versão radiofônica 11/09/2013 - 15h31

Confira aqui se sua reclamação foi respondida na rádio O POVO/CBN

{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO ', 'id_autor': 16673, 'email': 'geimisonmaia@opovo.com.br', 'nome': 'Geimison Maia'}
Geimison Maia geimisonmaia@opovo.com.br
Compartilhar

A Coluna O POVO nos Bairros agora tem uma participação na rádio O POVO/CBN FM 95.5, de segunda à sexta-feira, às 15h50min. Confira abaixo se sua reclamação já foi ar (atualizado às quintas-feiras):

 


11 de setembro de 2013: Agnely Freitas reclama de um buraco existe na rua Maísa, na altura do número 751, localizada no Conjunto Palmeiras. Segundo ela, há muitos anos a tampa de uma galeria que passa pela rua está quebrada e vários carros já caíram no local.

 

RESPOSTA: Segundo o coordenador de Conservação e Serviços Públicos da Regional VI, Marcelo Nogueira, um técnico foi ao local verificar a situação. Com base no relatório, será feito o orçamento da obra para providenciar a recuperação.

 

9 de setembro de 2013: Moradores do bairro Moura Brasil pedem a reforma da praça do Muriçoca, que homenageia um antigo morador do bairro: José Cassiano da Silva, mais conhecido como Muriçoca. Eles também cobram a reforma de uma quadra esportiva localizada na avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), ao lado da igreja de Santa Edwiges.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional I informa ter lançado um edital para a reforma de todos os equipamentos públicos que estejam nos bairros atendidos pela regional – incluindo a Praça do Muriçoca e a quadra esportiva. Porém, a Regional não definiu um prazo para iniciar as reformas.

 

6 de setembro de 2013: Enédina Barbosa Lima reclama da sujeira no canal do bairro Monte Castelo, na altura do açude João Lopes. Segundo ela, a Prefeitura só está limpando, atualmente, o canal nas proximidades do polo de lazer da avenida Sargento Hermínio.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional I informa que, em junho deste ano, realizou a limpeza do açude João Lopes e do entorno. Há quinze dias, também foi realizada a capinação e limpeza da praça que fica ao redor do riacho. Além disso, também foi realizada uma grande ação de limpeza no Polo de Lazer da avenida Sargento Hermínio, com retirada de lixo e entulho, capinação e pintura do meio-fio.

 

4 de setembro: O artista plástico Raimundo Neto reclama do péssimo estado de conservação do abrigo de uma parada de ônibus localizada na avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), próximo a igreja de Santa Edwiges. A estrutura metálica está exposta e enferrujada.

 

RESPOSTA: A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que já realizou a troca do abrigo.

 

2 de setembro de 2013: A agente de saúde Francilene Cirino cobra a instalação de um posto de saúde no bairro Moura Brasil. Segundo ela, um terreno foi comprado pela Prefeitura de Fortaleza na rua da Saudade para construir o equipamento.

 

Outra reclamação da moradora é em relação ao saneamento básico. Ela informa que nem todas as residências são atendidas pela rede de esgoto. Ele cita, por exemplo, a rua onde mora, que é a Senador Jaguaribe.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional do Centro e a Regional I negam a aquisição de um terreno para a construção de um posto de saúde no Moura Brasil. Porém, as pastas dizem que vão estudar a solicitação, devido a grande população do bairro. A Regional I indica dois postos de saúde que a população deve procurar: o Carlos Ribeiro, localizado na rua Jacinto Matos, 944, Jacarecanga; e o posto Guiomar Arruda, que fica na rua General Costa Matos, 6, Pirambu.

 

Já a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) destaca que a rede de saneamento básico do Moura Brasil é uma das mais antigas da Cidade, instalada na década de 50, que atende quase 100% do bairro. Para a Cagece, as residências não ligadas à rede de esgoto no bairro são casos pontuais. Assim, os moradores devem entrar em contato com a companhia para resolver o problema. O telefone pra contato é o 0800 275 0195.

 

30 de agosto de 2013: A aposentada Imelde Magalhães de Alencar reclama da falta de áreas de lazer, como praças, para os moradores do bairro Quintino Cunha. Já Graça Alves lamenta o péssimo estado de conservação do canteiro central da Avenida da Independência, que está com as calçadas esburacadas.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional III informa existir quatro praças no Quintino Cunha: Praça da Paupina, do Olavo Oliveira, do Colégio Cere e a Praça do Sossego. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza diz estar providenciando a reforma de todas as praças e canteiros centrais da Cidade, junto com o programa “Adote o Verde”. Todas as praças do bairro Quintino Cunha estão no cronograma, mas o órgão não informou o prazo para executar os serviços.

 

28 de agosto de 2013: Regis Lima reclama da ausência de sinalização das ruas do bairro Jardim Iracema. Segundo ele, recentemente, as ruas do bairro foram recapeadas, só que a sinalização horizontal não foi refeita. No cruzamento das ruas Rio Tocantins e Abelardo Ferreira também não há sinalização vertical.

 

Outra reclamação dele é em relação a mudanças de tráfego nas ruas Graça Aranha e Adolfo Bezerra de Menezes, que eram mão-única e passaram a ser de mão-dupla. Ele pede a volta a da circulação antiga.

 

RESPOSTA: A Autarquia Municipal de trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que já está elaborando um projeto de sinalização horizontal e vertical que contemple as necessidades das vias.

 

No que se refere à mudança de sentido das ruas Graça Aranha e Adolfo Bezerra de Menezes, o órgão afirma que a implantação de sentido único será avaliada em atendimento à solicitação do leitor.

 

26 de agosto de 2013: Paulo Miranda denuncia o funcionamento de uma oficina mecânica na praça Narcisa Borges, localizada no bairro Mucuripe (próximo ao morro de Santa Terezinha). Segundo ele, o proprietário deixa os veículos estacionados sobre a praça. Além disso, caixas de ferro, onde são guardadas as ferramentas, são deixadas no logradouro e acabam sendo usadas, à noite, para “satisfazer” a necessidade fisiológica de algumas pessoas.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional II enviou uma equipe de fiscalização ao local, porém, não localizou nenhuma oficina mecânica em funcionamento na praça. Já a Autarquia Municipal de trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) fez uma operação no dia 21 de agosto e rebocou dois veículos que estavam estacionados irregularmente na praça. Os motoristas foram autuados e devem pagar uma multa no valor de R$ 127,69, além da taxa para resgatar os carros no depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

23 de agosto de 2013: Manoel Brito reclama de problemas de abastecimento de água no bairro João XXIII, que se repetem desde o final de 2011. Em maio, a situação foi parcialmente normalizada. No caso, água chegava à caixa d’água ao menos no período noturno. Só que desde o dia 20 de julho, a água não tem mais pressão para abastecer a caixa. Com isso, é preciso armazenar a água em baldes utilizando a torneira do jardim.

 

RESPOSTA: A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa estar tomando todas as medidas possíveis para identificar a causa do problema e melhorar a pressão de água no local. A companhia também diz que está em fase de conclusão o assentamento de uma adutora que ligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) Oeste ao bairro Pici. A ação resolverá em definitivo o problema de baixa pressão no bairro e adjacências.

  

16 de agosto de 2013: A professora Divane Sobral reclama do desrespeito dos motoristas em relação aos desvios de trânsito implantados após o início das obras de revitalização da avenida Monsenhor Tabosa. Segundo ela, os veículos deveriam entrar à direita na rua Gonçalves Lêdo. Porém, muitos entram à esquerda, na contramão, e seguem até a rua Doutor Atualpa Barbosa Lima. Só que a via é muito estreita e não dá conta desse tráfego intenso de veículos. Inclusive, Divane afirma que esse o único trecho (entre a Gonçalves Lêdo e João Cordeiro) que a via é mão-dupla. Ela solicita que seja implantado o sentido único em toda a rua Doutor Altualpa Brabosa Lima.

 

RESPOSTA: A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que a fiscalização do local é feita através de rotas volantes e lembra que trafegar na contramão é considerado infração gravíssima. Em relação à rua Doutor Atualpa Barbosa Lima, o órgão enfatiza que ela não deve ser utilizada como opção de desvio. A AMC avaliou que a via também não pode ser transformada em sentido único para que seja garantido o acesso local dos moradores.

 

A AMC sugere os seguintes desvios durante a realização das obras na avenida Monsenhor Tabosa:

 

Sentido Barra do Ceará/Aldeota

Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), avenida Almirante Jaceguai, rua Pessoa Anta, avenida Historiador Raimundo Girão e avenida Abolição.

 

Sentido Aguanambi/Beira-Mar 

Avenida Dom Manuel, avenida Almirante Jaceguai, rua Pessoa Anta, avenida Historiador Raimundo Girão e avenida Abolição.

 

Sentido Barra do Ceará/Sebrae

Avenida Leste-Oeste, rua Boris, rua Almirante Rufino, rua 25 de Março, rua Pereira Filgueiras, rua João Cordeiro e avenida Monsenhor Tabosa.

 

15 de agosto de 2013: Benedita Maria de Mesquita é secretária da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) – entidade que cuida de idosos - e denuncia problemas de infiltração de água na instituição após a construção de uma quadra esportiva na EMEIF São Raimundo, que fica nos fundos da entidade. Como o telhado da quadra termina no muro que separa a SSVP da EMEIF São Raimundo,  a água cai sobre as casas dos idosos durante as chuvas. Mesmo com a instalação de uma calha, o problema não foi resolvido. “Desde o ano passado, então, quando a calha passou a apresentar-se deteriorada, qualquer chuva que incida sobre a coberta da quadra cai e escorre pelas paredes internas das residências, formando um verdadeiro rio e tornando insuportável a vida daqueles idosos e suas famílias”, informa. Dona Benedita cobra uma solução da Prefeitura de Fortaleza.

 

RESPOSTA: A coluna esperou uma resposta da Secretaria Regional III por um mês, mas o órgão não se posicionou sobre o assunto.

 

14 de agosto de 2013: Cleber Matos solicita melhorias em dois espaços de lazer no Conjunto Mirassol, localizado no bairro Itaperi. O primeiro é um campo de futebol localizado na rua 5. O outro é uma quadra esportiva existente na rua 7.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional IV informa que, no mês de junho, foram realizadas a capinação, poda de árvores e varrição do campo de futebol. A Regional promete que uma equipe de fiscalização irá ao local para avaliar o campo e tomar providências necessárias para recuperá-lo.

 

Já o Secretario da Regional VI, Renato Lima, afirma que será feito um orçamento das intervenções necessárias para reformar a quadra esportiva para, em seguida, dar uma solução ao problema.

 

12 de agosto de 2013: Percília Oliveira reclama de um terreno abandonado na esquina das ruas Francisco Holanda e Silva Paulet, no bairro Dionísio Torres. Segundo ela, o abandono do local traz problemas aos moradores há muitos anos, pois virou ponto de lixo, banheiro público e propicia o consumo de drogas, além de facilitar a ação de marginais.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional II informa que uma fiscalização no local diagnosticou que o terreno é murado, mas sem construções no interior. O proprietário foi notificado e terá de realizar os reparos necessários no imóvel. Também foi detectado um ponto de lixo na calçada do terreno, que já foi removido pela Regional II.

 

9 de agosto de 2013: Raimundo Carlos denuncia a prática de “rachas” entre motos na avenida Mister Hull durante o período da noite, principalmente depois das 23 horas. Ele afirma que isso tem trazido insegurança aos moradores do bairro Antônio Bezerra e adjacências.

 

RESPOSTA: A chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetora Neurismene Oliveira, informa que essa situação já é conhecida pela PRF. Porém, ela explica que, com a chegada das viaturas, as motos fogem e se dispersam pelas ruas do bairro. Atualmente, a PRF faz uma investigação para tentar identificar os participantes dessas disputas. Vale lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica a disputa de corridas com “espírito de emulação” como infração gravíssima, com aplicação de multa, apreensão do veículo e suspensão do direito de dirigir. Quem for flagrado também poder receber pena de seis meses a dois anos de prisão. Para fazer denúncias à PRF, ligue 191.

 

7 de agosto de 2013: Domingos Freitas reclama da invasão de uma área verde localizada atrás do antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO I), que fica na avenida dos Expedicionários. O leitor denuncia que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Companhia Energética do Ceará (Coelce) já estão instalando ligações de água e energia no local. Na opinião de Domingos, essa região foi invadida por especuladores e não por pessoas pobres, em virtude do padrão das casas erguidas.

 

RESPOSTAS: A Cagece informa que essas ligações de água são clandestinas e já detectou mais de duas mil delas. A companhia diz ter realizado o corte dessas ligações, mas a população volta a se interligar de forma indevida a rede.

 

Já a Coelce reconhece que está instalando uma rede de energia no local, mas a pedido da Prefeitura de Fortaleza.

 

A Secretaria Regional IV rebate a informação e diz que a atual gestão não solicitou a instalação da rede elétrica. O órgão também informa que, em 2012, foi encaminhado um pedido para a Procuradoria Geral do Município (PGM), no qual solicitava a abertura de uma ação judicial para resolver o caso. A Regional não soube informar em que etapa está o processo. A assessoria jurídica também irá checar de onde partiu o pedido feito para a Coelce e, em seguida, decidir se pede a interrupção das obras.

 

6 de agosto de 2013: A professora Aldineide Aurélio reclama do aumento de infestação de muriçocas nas redondezas da lagoa da Maraponga.

 

RESPOSTA: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que inspeções realizadas por agentes de endemias nos imóveis localizados nos quarteirões próximos à lagoa não encontraram focos de muriçocas ou mosquitos da dengue. Diante disso, foi decidido fazer aplicação de inseticida por UBV (fumacê) nos quarteirões com maior infestação, desde que não comprometa a área de preservação ambiental da lagoa. A secretaria cita como provável causa do aumento da infestação a limpeza feita na lagoa nos dias 8 e 9 de julho, que deve ter provocado o “desalojamento” dos insetos.

 

5 de agosto de 2013: Uma leitora, que preferiu não se identificar, questiona se a Prefeitura de Fortaleza possui algum tipo de serviço para recolhimento de móveis velhos. Ela, que mora no Dionísio Torres, já ligou para diversos órgãos da Prefeitura, mas nenhum deles tem conhecimento desse tipo de operação. Porém, ela ressalta que já viu uma reportagem sobre isso.

 

RESPOSTA: Existe a Operação Caça-Treco, realizada pela Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor). Ela é feita desde 2011 e já retirou 137 toneladas de móveis, colchões e eletrodomésticos velhos.

 

A operação é realizada nos finais de semana. No sábado, um carro de som anuncia a chegada da operação ao bairro visitado. No domingo, um caminhão recolhe o material. Para mais informações, você deve ligar para 0800 285 1919.

 

1º de agosto de 2013: O funcionário público Anderson Monteiro reclama da falta de infraestrutura das ruas do bairro Ancuri. Assim, quando chove, fica tudo alagado no bairro. Segundo ele, muitas vias ainda são de terra batida e não possuem rede de drenagem. Como exemplo, ele cita as ruas: Luciano Monteiro, Victor Estevão, João Pequeno e Raimundo Estevão. Anderson também denuncia a sujeira existente nas ruas do Ancuri. Ele pede providências a Secretaria Regional VI.

 

RESPOSTA: Segundo coordenador de Conservação e Serviços Públicos da Regional VI, Marcelo Nogueira, um técnico visitou as ruas citadas e documentou a necessidade da drenagem e pavimentação delas. "Nós incluímos as ruas na programação e estamos aguardando o contrato com a empresa que fará as obras", diz Marcelo. A Prefeitura Municipal de Fortaleza já realizou a licitação e está aguardando o resultado dela para iniciar os serviços.

 

Em relação a limpeza, de acordo com o relatório, não foi verificado lixo nas ruas citadas. Vale lembrar que a coleta de lixo no bairro acontece regularmente as terças, quintas e sábados. "É importante que as pessoas só coloquem o lixo na calçada nos dias que a coleta vai acontecer. Desta forma, a gente evita que a poluição e o lixo se espalhe", ressalta Nogueira.

 

29 de julho de 2013: Artur Chaves reclama da grande quantidade de ruas esburacadas no bairro Guararapes, principalmente nas que dão acesso à avenida Washington Soares, uma importante via daquela região. Ele também lamenta o fato do bairro não possuir praças ou qualquer outro espaço de lazer para os moradores.

 

RESPOSTA: A Secretaria Regional II informa que o Guararapes está incluído na Operação Tapa-Buracos já iniciada nos bairros da Regional e, em breve, deverá ser beneficiado. O órgão também está realizando um “Projeto de Mapeamento e Estudos das Áreas de Lazer”, onde faz um levantamento de reformas e manutenções necessárias nesses equipamentos. Porém, a Regional II não deu mais detalhes sobre estudos para a implantação de áreas de lazer no Guararapes.

 

26 de julho de 2013: O professor Paulo Marcelo Farias faz duas sugestões para melhorar o trânsito na avenida Paulino Rocha, depois que parte das obras do entorno do Castelão foram encerradas com o início da Copa das Confederações.

 

Durante as intervenções, foram instalados semáforos no cruzamento da avenida Paulino Rocha com as ruas Parnamirim e Pompílio Gomes, pois os desvios de trânsito eram feitos por essas vias. Na avaliação de Paulo Marcelo, o sinal com a rua Parnamirim agora é desnecessário e o da Pompílio Gomes poderia ter um tempo maior para quem trafega pela avenida Paulino Rocha, pois a via tem um fluxo maior de veículos.

 

Outra reclamação de Paulo Marcelo é em relação a uma abertura no canteiro central da avenida Paulino Rocha, na altura da rua Tenente Tito Barros, próximo ao viaduto que passa sobre a BR-116. Para ele, isso aumenta os riscos de acidentes no local.

 

RESPOSTA: Em relação aos semáforos, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) esclarece que a permanência deles ainda é necessária, pois as obras de mobilidade no entorno da Arena Castelão serão reiniciadas em breve. Porém, a AMC informa que atendeu ao pedido do leitor e fez mudanças no tempo dos semáforos até a retomada das intervenções.

 

Em relação ao canteiro central, a AMC explica que a medida foi adotada para facilitar o acesso dos moradores da região às residências. Porém, o órgão se comprometeu a fazer estudos no local para ver se há necessidade de fechar o canteiro.

 

25 de julho de 2013: Evandro Soares reclama dos buracos existentes nas proximidades do cruzamento da avenida José Leon com a rua Coronel Honório Vieira, no Parque Manibura. Ele salienta que, há uns três meses, esses buracos já haviam sido tapados.

 

RESPOSTA: Segundo o coordenador de Infraestrutura da Regional VI, Aloísio Maia, o trecho citado da avenida José Leon foi reformado e já recebeu nova cobertura de asfalto. A secretaria também informa que a rua Coronel Honório Vieira já consta na programação da empresa que está realizando a operação Tapa-Buracos e deverá ser recapeada em breve.

 

24 de julho de 2013: Um leitor, que pediu para não ser identificado, denúncia a existência de um muro que ocupa toda a calçada em uma residência localizada na avenida Edilson Brasil Soares, no bairro Edson Queiroz.

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) VI informa que vai identificar e notificar o proprietário. Depois, será expedido um “auto de desfazimento”, para que ele retire o muro da calçada. Caso a determinação não seja obedecida, a própria SER VI fará a retirada do muro.

 

23 de julho de 2013: Um leitor, que pediu para não ser identificado, reclama do abandono do Polo de Lazer da avenida Sargento Hermínio. Os moradores, desde 2005, têm se mobilizado para conseguir a revitalização desse espaço, que é uma importante área verde e de lazer da Regional I. Além disso, o morador também denuncia a comercialização e uso de drogas no local.

 

RESPOSTA:  A Secretaria Executiva Regional (SER) I informa que a reforma do Polo de Lazer da Sargento Hermínio foi paralisada ainda na gestão passada. No momento, um novo projeto para o local está sendo finalizado, mas ainda vai para licitação e não há prazo para retomar às intervenções. A SER I acrescenta que a limpeza no polo é feita de segunda à sexta-feira e uma nova iluminação foi instalada nos pontos mais escuros, com o objetivo de melhorar a segurança no logradouro.

 

O comandante interino da 3ª CIA do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente Danilo Saraiva, reconheceu que o polo é um local de risco de segurança. Mesmo assim, o local não possui policiamento fixo. Porém, ele ressalta que o polo de lazer é atendido por rondas das viaturas e a segurança é reforçada durante eventos que acontecem no local.

 

Já a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) alega que o baixo efetivo impede o órgão de manter uma base fixa no Polo de Lazer da avenida Sargento Hermínio. Porém, a região é atendida por um sistema de ronda de viaturas da GMF. Para agosto, o órgão prevê o lançamento de edital para a contratação de mil guardas, o que poderia viabilizar o reforço da segurança no local.

 

22 de julho de 2013: Igor Bastos reclama de problemas na iluminação da praça Gustavo Barroso, que fica localizada em frente ao Liceu do Ceará (Jacarecanga). Ele diz que, recentemente, a Prefeitura promoveu melhorias no sistema de iluminação pública do local. Porém, depois disso, os moradores notaram a ocorrência de apagões na praça. Igor afirma que já entrou em contato com a Citéluz, empresa que faz a manutenção do sistema de iluminação pública em Fortaleza, mas o problema ainda não foi resolvido.

 

RESPOSTA: O Núcleo de Gestão Energética (Nugen) da Prefeitura de Fortaleza esclarece que a iluminação praça Gustavo Barroso está funcionando em sua totalidade. O Nugen está investigado as razões desses apagões. Uma vistoria técnica no local verificou a existência de ligações indevidas na rede de iluminação pública e essa pode ser uma das causas do problema. Por fim, a Prefeitura garante que todas medidas estão sendo tomadas para reestabelecer a completa iluminação da praça.

 

16 de julho de 2013: O leitor Herbert Barbosa reclama de uma casa abandonada na rua Padre Valdevino (Joaquim Távora) . Segundo ele, o local coloca em risco a segurança e a saúde dos moradores e de quem passa pelo local.

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) II informa que equipes de fiscais foram enviadas várias vezes ao local citado na denúncia, em diferentes horários, mas não localizou o proprietário. Agora, a Regional II tenta localizar nos arquivos da Prefeitura de quem é a titularidade do imóvel. Vale lembrar que, de acordo com a Lei Orgânica do Município, os proprietários são os responsáveis pela limpeza e conservação dos imóveis.

 

15 de julho de 2013: O mensageiro Cleber Matos reclama do estado de abandono da rua 1 do Conjunto Mirassol, no bairro Itaperi. Segundo ele, a rua está desprezada, sem calçamento, iluminação e saneamento básico. Cleber também solicita a criação de uma espaço para lazer para os moradores numa ampla área verde existente próximo a rua 5, no mesmo conjunto.

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) IV informa que aguarda a conclusão de um contrato para execução do calçamento da rua 1. Segundo a Regional, a obra é uma das prioridades do órgão. Em relação a área de lazer, a Regional IV afirma que estudará a solicitação da comunidade. Não foi informado prazo para as duas intervenções.

 

12 de julho de 2013: O leitor Domingos Freitas questiona que fim levou um quarteirão da rua Amazonas, próximo a avenida José Bastos (Couto Fernandes). Segundo ele, a via foi "engolida" pelo Auto Shopping José Bastos. Domingos critica a inércia da Regional IV em relação a esse fato.

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) IV informa que uma equipe de fiscais da Coordenadoria do Meio Ambiente foi até o local e notificou o proprietário do empreendimento. O processo será encaminhado para a Procuradoria Geral do Município (PGM), pois a questão será resolvida judicialmente. A Regional IV não precisou o valor da multa que pode ser cobrada neste caso.A coluna tentou ouvir os responsáveis pelo Auto Shopping José Bastos nos dias 10, 11 e 12 de julho. Porém, o número de telefone disponibilizado no site da revendedora não atendeu as ligações.

 

11 de julho de 2013: O leitor Igor Bastos reclama de transtornos ocasionados em desvio de obra na avenida presidente Castelo Branco, mais conhecida como Leste-Oeste - em frente a Escola de Aprendizes Marinheiros. Os veículos precisam desviar pelo canteiro central e utilizar duas faixas do sentido oposto da via. Porém, o desvio está cheio de buracos, o que deixa o trânsito ainda mais lento no trecho. Ele pede uma pavimentação provisória no local.

 

RESPOSTA: A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informa que obra tem o objetivo de fazer a macrodrenagem do riacho Jacarecanga. Por isso, foi necessário bloquear parte da via no sentido Centro/Barra do Ceará. Porém, ainda nesta semana, as obras serão concluídas neste trecho e passam para o lado oposto da via. Com isso, o desvio agora passará pelo trecho já restaurado e o problema será resolvido.

 

8 de julho de 2013: O estudante Wingler Pinheiro critica a buraqueira na avenida Osório de Paiva, no bairro Siqueira.Ele também afirma que, entre a avenida Perimetral e a ponte sobre o rio Maranguapinho, existem várias sucatas que deixam os veículos estacionados na via ou sobre as calçadas.

 

RESPOSTA:A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que uma equipe foi enviada a avenida Osório de Paiva na semana passada e retirou todas as sucatas que estavam sobre o passeio.

 

A Secretaria Executiva Regional (SER) V informa que é realizada uma licitação para recuperar as vias dos bairros pertencentes ao órgão. Porém, está sendo feito um mapeamento de quais vias terão prioridade no serviço. Como a avenida Osório de Paiva é utilizada por linhas e ônibus, deverá ter um atendimento preferencial.

 

8 de julho de 2013: O comerciário Thales Mozart Pinheiro reclama que, há vários meses, fizeram a fresagem (raspagem) do asfalto da avenida Godofredo Maciel (Maraponga), mas esqueceram de recapear a via. Com isso, a avenida, que dá acesso a Região Metropolitana de Fortaleza, está cheia de buracos.

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) V informa que é realizada uma licitação para recuperar as vias dos bairros pertencentes ao órgão. Porém, está sendo feito um mapeamento de quais vias terão prioridade no serviço. Como a avenida Godofredo Maciel é utilizada por linhas e ônibus, deverá ter um atendimento preferencial.

 

5 de julho de 2013: Carlos Alexandro Carvalho denuncia o despejo irregular de entulhos de obras e lixo em um terreno da rua Luiza Miranda Coelho, no bairro Luciano Cavalcante. Carlos lembra que essa é uma região residencial e o problema está localizado a poucos metros da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF).

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) II enviará uma equipe de Fiscalização e Controle Urbano ao local para verificar a denúncia. Se for constatada a irregularidade, o proprietário será notificado para impedir o despejo do material no terreno. A Regional II lembra que a Prefeitura só é responsável pela limpeza de espaços públicos. As empresas de construção precisam solicitar serviços de empresas coletoras de resíduos sólidos credenciadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

 

4 de julho de 2013: O leitor Raimundo Carlos reclama da instalação de um semáforo para pedestres na avenida Mister Hull, na altura do campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na avaliação dele, isso tem complicado ainda mais o trânsito na via, principalmente nos horários de pico, com engarrafamentos que chegariam a dois quilômetros de extensão. Ele pede o aumento do tempo do semáforo para os veículos.

 

RESPOSTA: A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que a instalação do semáforo para pedestres atende a uma solicitação de moradores da área. Segundo a AMC, estudos técnicos realizados no local comprovaram a necessidade de instalar o equipamento. Assim, não serão feitas modificações no semáforo.

 

2 de julho de 2013: O leitor Francisco Olavo Pimenta denuncia a existência de um imóvel abandonado na rua Coronel Jucá, no bairro Aldeota. Segundo ele, há mais de três anos que ninguém mora na residência. Com as chuvas, a vizinhança tem percebido o acúmulo de água parada no local, o que torna o imóvel um bom candidato a foco de mosquito da dengue e seu Francisco Olavo teme pelos riscos à saúde da vizinhança.

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) II informa que uma equipe compareceu inúmeras vezes ao local citado na denúncia, mas como o imóvel está abandonado, não foi possível a entrada da fiscalização. Diante disso, a SER II vai encaminhar um ofício a Procuradoria Geral do Município (PGM), solicitando a autorização, em caráter de urgência, para entrar no imóvel e tomar as providências necessárias. Vale lembrar que, de acordo com o artigo 571 da Lei de Código de Obras e Postura do Município de Fortaleza (lei 5530), o proprietário tem a obrigação de zelar pela limpeza do imóvel. Em caso de descumprimento, a multa varia de R$ 913,50 a R$ 9.135.

 

1º de julho de 2013: O leitor Ari Gomes reclama da falta de educação de motoristas que estacionam os veículos sobre calçadas na rua Coronel Manuel Jesuíno, no bairro Mucuripe. Com isso, os pedestres precisam se arriscar e disputar espaço com os veículos que passam pela rua. Segundo Ari, a via fica a um quarteirão da avenida Abolição e é muito movimentada.

 

RESPOSTA: A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que tem intensificado a fiscalização no bairro Mucuripe. Segundo a AMC, duas autuações foram feitos num único dia no trecho citado pelo leitor. O órgão garante que continuará coibindo o estacionamento irregular na região, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

25 de junho de 2013: O leitor Jurg Meili mora na avenida Beira-mar e reclama da barulheira causada nos eventos realizados no anfiteatro localizado na "Volta da Jurema". Seu Jurg até comprou o aparelho que mede a intensidade do som, chamado de decibelímetro, fez um vídeo e enviou para a gente, mostrando que volume do som chega a quase 100 decibéis. Ele lembra que essa é uma região residencial e cobra fiscalização por parte da Prefeitura de Fortaleza.

 

RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informa que já recebeu reclamações sobre poluição sonora no anfiteatro da Beira-Mar e foram enviados fiscais nos dias 17 de janeiro, 11 de junho e 17 de junho, em diferentes horários. Porém, nenhum evento era realizado durante a visita dos fiscais. A Seuma pede que o senhor registre uma denúncia pelo telefone (85) 3452 6923 ou pelo site www.fortaleza.ce.gov.br/semam.

 

24 de junho de 2013: Uma leitora, que pediu para não ser identificada, reclama de problemas no calçadão do Vila do Mar. Ela relata que motos circulam sobre o calçadão, no mesmo espaço onde os pedestres caminham. A moradora diz que os motoqueiros chegam a disputar até corridas e rachas no espaço, sendo a prática mais comum aos domingos. Outro problema citado é o uso do calçadão para jogar futebol, principalmente ao final da tarde. Porém, existem quadras e mesmo a praia para a prática do esporte.

 

RESPOSTA: A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e a Secretaria Executiva Regional (SER) I informam que fiscais serão enviados ao calçadão do Vila do Mar para verificar as denúncias. A AMC informa que a circulação de motos no calçadão é considerada infração gravíssima, com multa no valor de R$ 574,62.

 

21 de junho de 2013: O leitor Paulo Bezerra reclama de ocupações irregulares na rua Rangel Pestana. No quarteirão próximo à avenida Washington Soares, a rua está toda ocupada por residências ou comércios. Ele questiona como são fornecidos os serviços básicos a esses moradores e porque a Prefeitura de Fortaleza permitiu essa ocupação.

 

RESPOSTA: O secretário da Regional VI, Renato Lima, informa que já há uma ordem judicial para o despejo desses imóveis e isso deverá ser executado até o final deste mês. Em relação aos moradores, o secretário diz que alguns serão indenizados e outros deverão ser encaminhados a Fundação de Desenvolvimento habitacional de Fortaleza (Habitafor), para que consigam uma nova moradia.

 

20 de junho de 2013: A leitora Alessandra Barros reclama do atendimento prestado pela linha de ônibus Sumaré/Parangaba. Segundo ela, no site da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a previsão é de que o intervalo entre os ônibus seja de 15 minutos. Na prática, ela relata que os ônibus demoram cerca de 20 minutos pela manhã e até 50 minutos à noite. Pela madrugada e aos finais de semana, a espera passaria de uma hora. Alessandra diz que o número de ônibus já não é mais suficiente para atender a população.

 

RESPOSTA: A Etufor informa que o intervalo de 15 minutos da linha Sumaré/Parangaba é válido só para o horário de pico da manhã, entre 5h30min e 7h30min. Depois disso, o intervalo sobe para 40 minutos, mas pode sofrer variações devido ao trânsito enfrentado ao longo do percurso. O órgão afirma que três veículos fazem a circulação da linha, o que é considerado suficiente para atender a demanda.

 

18 de junho de 2013: O leitor Rodrigo Carvalho reclama dos constantes acidentes que ocorrem no cruzamento das ruas Guilherme Rocha com Princesa Isabel, no Centro de Fortaleza. Ele trabalha próximo ao cruzamento e comenta que, todas as semanas, presencia ao menos um acidente no local.

 

RESPOSTA: A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) informa que técnicos serão enviados ao local para verificar se há necessidade de implantar um semáforo no cruzamento.

 

14 de junho de 2013: O leitor Rodrigo Aquino reclama da má-conservação da praça em frente a Igreja da Glória , na Cidade dos Funcionários.

 

RESPOSTA: A Secretaria Executiva Regional (SER) VI informa que a praça está incluída no “Programa de Adoção de Praças”lançado pela Prefeitura de Fortaleza. O local foi adotado pela Porto Freire e as obras devem ser iniciadas até o final de junho.

 

12 de junho de 2013: O leitor David Coelho reclama da falta de equipamentos para ginástica e lazer no Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga. Ele sugere a criação de uma academia popular no local.

 

RESPOSTA: O chefe do Distrito de Meio Ambiente da Regional (SER) V, Luciano Agnelo, informa que ações de urbanização já estão sendo desenvolvidos no local, como a limpeza do parque do espelho d’água. A SER V fará um levantamento do parque para que possa fazer reforma estrutural. Porém, Luciano antecipa que a Regional irá montar academias populares nas margens da lagoa da Maraponga e do Mondubim, no Polo de Lazer do Conjunto Ceará e em uma praça do Bom Jardim.

Compartilhar
espaço do leitor
Marcos Lotfi 31/12/2013 12:08
Solicito as autoridades providências relativo a moradores de rua instalados na esquina da rua Virgílio Vasconcelos, próximo ao hotel IBIS,na Praia de Iracema.Estes moradores de rua quando estão drogados ou bébados incomadam turístas e moradores do bairro.Os moradores de rua montaram uma verdadeira
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google