[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Leitura crítica na sala de aula | Coluna O POVO na Educação | O POVO Online
o povo na educação 05/06/2012

Leitura crítica na sala de aula

"Os alunos utilizam o Jornal impresso na sala de aula e alcançam ótimos resultados de interpretação de textos"
notícia 0 comentários
Compartilhar

No município de Caucaia, diversos alunos que estudam na Escola Municipal Maria Helena Moreira da Silva, utilizam o jornal impresso na sala de aula e alcançam bons resultados de interpretação textual.

 

Os educadores que trabalham na escola desenvolveram um projeto piloto chamado “O POVO desperta leitura crítica”, utilizando leitura e escrita por meio do jornal impresso, direcionado às turmas do 3º ano do ensino fundamental. A professora Terezinha de Jesus investiu, principalmente, no desenvolvimento da leitura crítica dos alunos e, com o apoio do diretor da escola, Narciso da Costa, contribuiu para que o objetivo de incentivar a produção textual e a leitura crítica do mundo globalizado fosse algo possível de ser realizado.


Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.

 

DESENVOLVIMENTO


1º PASSO

Divida a turma em equipes para facilitar o trabalho de leitura. Distribua para cada grupo menor, exemplares de jornal para que conheçam o material e o conteúdo. Assim, eles poderão ter contato com todos os cadernos e adquirir o gosto pela leitura dos textos jornalísticos.

 

2º PASSO

Os alunos também podem analisar os textos no site do Jornal O POVO. O Portal de notícias também é um instrumento que favorece a leitura e a compreensão das notícias do dia. Procure reservar um espaço com computadores, ou caso prefira, um projetor de imagens para que todos possam visualizar imagens e textos.

 

3° PASSO

Através da vivência dos alunos com o jornal, os educadores perceberam a segurança dos alunos em levantar questões críticas sobre as notícias lidas. As manchetes, fotos e colunas esportivas também foram alvos de comentários realizados pelos estudantes.

 

4° PASSO

Procure incentivar os comentários sobre os textos encontrados no jornal. É de grande importância a própria percepção dos alunos sobre o local onde vivem, o que acontece em volta deles e em que contexto se encontram. Assim, eles encontrarão muito mais sentido nas práticas de leitura e escrita voltadas para uma situação social.

 

5º PASSO

Peça para que cada aluno escolha uma notícia do jornal e, depois de lida, procurar repassar para os colegas de classe a interpretação feita sobre o texto. Posteriormente, a turma pode fazer o próprio jornal da escola divulgando os textos produzidos em sala, e, principalmente, divulgar as questões refletidas.

 

Avaliação

A turma da Escola Municipal Maria Helena Moreira da Silva, situada no município de Caucaia/CE, realizou as leituras com entusiasmo e gostaram de transmitir as noticias para os outros colegas.

 

Carlos Eduardo

carloseduardo@opovo.com.br

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

O povo na educação

RSS

O povo na educação

Escreva para o colunista

Atualização: Terça-feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO na educação

Powered by Feedburner/Google