[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A inflação que ameaça o emprego - O POVO
O POVO Economia 01/05/2013

A inflação que ameaça o emprego

Compartilhar

 

O governo Dilma tem sido muito criticado por uma política vacilante na área econômica. As recomendações são de medidas mais firmes, o que se torna um prato cheio para os opositores do governo que esperam uma revanche em 2014. Alguns economistas falam que os salários contribuem para a alta dos custos do setor produtivo e para o aumento da demanda por bens e serviços, forçando a capacidade de oferta da economia. Portanto, o País teria que renunciar ao crescimento do mercado de trabalho, uma de suas maiores conquistas, para conter a inflação.


Segundo dados apresentados pelo senador José Pimentel (PT-CE), entre 2003 e os primeiros meses de 2013, mais de 19 milhões de novos empregos foram criados. “No início da crise econômica mundial, em 2008, o Brasil tinha 7,9% da população ativa sem emprego e, em 2012, chegou a 5,5%. Enquanto isso, a Espanha apresentou taxa de 25% de desemprego, em 2012, seguida de Portugal (15,7%), Itália (10,6%) e França (10,2%),” acrescenta.


Pimentel, que estará hoje, a partir das 14 horas no programa O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), acredita que o governo deve caminhar numa via diferente. A questão é: até quando será possível manter um percentual de 5,5% de desemprego, com os índices de inflação subindo?


Como já dizia o empresário norte-americano Henry Ford, “pensar é um dos trabalhos mais difíceis que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele”. E será preciso pensar e aplicar novas estratégias para não repetir o receituário antigo de grandes efeitos colaterais, já que a política de desoneração de empresas não gerou impacto nos preços.


Nesse exercício de pensar diferente, algumas conquistas foram alcançadas. O pleno emprego registrado no Brasil também é prova disso.


IVENS DIAS BRANCO


BIOGRAFIA NO DIA DO TRABALHO


O empresário Ivens Dias Branco escolheu o Dia do Trabalho para o lançamento de sua biografia. Não poderia ser mais simbólico para mostrar o que faz um grande empreendedor, que consegue estabelecer um império na área de produção de massas. O livro “Ivens Dias Branco: simples,criativo, pratico” será lançado hoje, no Centro de Eventos, com autoria do jornalista, escritor e professor Sergio Vilas-Boas.


PREVIDÊNCIA


NOVAS AGÊNCIAS NO INTERIOR


Mais quatro agências da Previdência Social serão inauguradas no Ceará até sexta-feira. A primeira será amanhã, em Tabuleiro do Norte, devendo contar com a presença do ministro Garibalde Alves. Na sexta-feira, serão abertas as unidades de Bela Cruz, Itarema e Cruz.


As inaugurações fazem parte do plano de expansão do Governo Federal lançado em 2009. Assim, o Ceará passa a contabilizar um total de 20 novas unidades de atendimento.


INTERNET


CINTURÃO DIGITAL PRIVADO


A operadora de telecomunicações cearense MOB Telecom, antiga Baydenet, e a TIM estão implantando um cinturão digital privado no interior, e que deve ficar pronto até o dia 10 de julho. A ideia é atender os provedores, o que pode gerar impacto nos preços de mercado.


A operadora também está chegando às cidades de Viçosa do Ceará e Quixadá. O diretor administrativo-financeiro da MOB, Saide Bayde, explica que o serviço vai começar a atender as prefeituras e as suas secretarias, com possibilidade de ser estendido para praças públicas e escolas.


AMBEV


VENDAS EM QUEDA NO PRIMEIRO TRIMESTRE


A venda de bebidas no País registrou queda de 6,3% de janeiro a março. Pelo balanço apresentado pela Ambev, vários fatores combinados ajudaram a derrubar os resultados do setor: o clima mais chuvoso, o fato do Carnaval ter sido mais cedo, a inflação dos alimentos e uma desaceleração no crescimento da renda disponível.


A queda nas vendas, entretanto, não afetou o setor de cervejas premium e de garrafas retornáveis de vidro de 1 litro e de 300 ml.


EXPANSÃO


RABELO EM ALAGOAS


O Grupo Rabelo está abrindo loja em Alagoas. Depois de alguns estudos, resolveu se instalar em Arapiraca, maior cidade do interior alagoano. A Rabelo já está presente em oito estados da região: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Paraíba. Dentro dos projetos de expansão do grupo estão programadas mais três lojas neste primeiro semestre. As cidades escolhidas são Serra Talhada, Araripina (Pernambuco) e Sobral.


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


IBYTE


ESPAÇO SONY


A Ibyte do shopping Iguatemi vai receber um projeto-conceito da Sony, que está sendo implantado em várias partes do mundo. No Brasil, a prioridade será para as cidades que receberão os jogos da copa. O espaço será inaugurado oficialmente no dia 8 de maio, com coquetel e sorteio de brindes, e terá uma área de experimentação de produtos, com direito a consultor para tirar dúvidas dos presentes.


“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”


Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C), filósofo grego

 

PARA LER

 

Arqueomarxismo – comentários sobre o pensamento socialista

 

Autor: Alvaro Bianchi


Resumo: o livro é dedicado ao pensamento socialista. O autor analisa pensadores como Lenin, Trotsky, Gramsci, Lukács e Benjamin,  abordando questões teóricas da economia, da política e da cultura.

 

Edição: Alameda

 

> TAGS: economia povo o
Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia