[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O som da Copa de 2014 - O POVO
O POVO Economia 31/08/2012

O som da Copa de 2014

Compartilhar

 

Quem se lembra da vuvuzela na Copa da África do Sul vai se surpreender com o que está sendo planejado para a Copa de 2014. O empresário paraibano Alcedo Medeiros, com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPb), idealizou o “pedhuá” e garante que a Copa no Brasil será bem mais musical.


Trata-se de uma réplica de um apito indígena que imita sons de pássaros, criado para ser o “som do Brasil na Copa” e que poderá ser vendido com o selo de produto oficial. O “pedhuá” conseguiu a aprovação do Ministério do Esporte como parte do Plano de Promoção do Brasil para o evento, tendo vencido até uma disputa contra o “caxirola”, criado pelo músico baiano Carlinhos Brown. Imaginem a passarinhada pelos estádios...


ENERGIA


REDUÇÃO DE CUSTOS


O governo vem negociando com empresários a redução dos encargos sociais que impactam no custo da energia. Embora esteja previsto para a próxima semana um novo pacote de bondades para estimular a economia, em que estaria contemplada a redução desses custos, várias lideranças se movimentam. Motivo: eles temem novos aumentos.


No Ceará, as lideranças ainda esperam a manifestação do Ministério Público Federal com relação à revisão tarifária definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que acabou sendo parcelada em três vezes, e temem que o pacote de bondades do governo não seja suficiente para impactar nos custos de produção.


GASTO PÚBLICO


NADA INTELIGENTE


O arquiteto Jaime Leitão, ontem, no O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN (AM 1010) levantou um debate sobre os recursos públicos gastos por governantes em projetos que nunca conseguiram ser executados. Um deles foi o do Centro de Eventos na Praia de Iracema, no local onde hoje está sendo projetado o Acquario do Ceará. Todo um estudo foi realizado e muito dinheiro foi gasto: fala-se em R$ 40 milhões em consultorias e projetos na época.


DEBATE


CIDADES INTELIGENTES


Professores do Centro de Estudos Sociais Aplicados e Mestrado Acadêmico em Administração (Cesa) da Uece vão fazer uma discussão sobre cidades inteligentes nos dias 5 e 6 de setembro. Várias autoridades no assunto participarão do debate, como José Moutinho e Manuel Heitor, ambos pesquisadores do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Helena Lastres, do BNDES. Na pauta do encontro, inovações em cidades, desenvolvimento de aglomerados econômicos e uma reflexão sobre os processos de inovação no Ceará.


IMPORTAÇÃO


RISCOS PARA OS PRODUTORES


O deputado Antonio Balhmann (PSB/CE) está preocupado com a manutenção das barreiras para importação do camarão. Um estudo feito pelo Ministério da Pesca (MPA) avaliou que há condições para as importações do camarão congelado provenientes da pesca extrativista da Argentina, desde que cumpridos requisitos de sanidade. Além dos riscos de contaminação, o deputado alerta que a importação pode ameaçar os produtores locais, que não estão preparados para enfrentar a concorrência portenha.


CRONOGRAMA


ZPE NO PECÉM


O presidente da ZPE do Pecém, Eduardo Macêdo, está dedicando todos os esforços para cumprir o cronograma de instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que deve começar a operar em dezembro. “A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) será a primeira indústria brasileira a estar inserida em uma ZPE”, avisa ele.


TCE


SALÁRIOS NO PORTAL


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) colocou no ar ontem o seu novo portal, atualizado. E o presidente do TCE-CE, Valdomiro Távora, disse que o regime será de transparência: até a relação dos salários de todos os servidores (efetivos e comissionados, ativos e inativos) será disponibilizada de forma detalhada.


PARCERIA


UNIVERSIDADE E EMPRESAS


O Sindicato do setor Metal-Mecânico (Simec) ganhou novos sócios honorários. A partir de agora a Unifor, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Institutito Federal do Ceará (IFCE) terão voz nas reuniões da entidade. O presidente do Simec, Ricard Pereira, diz que a participação da academia no sindicato faz parte dos acordos firmados para a parceria entre universidades e empresas.

 

PARA LER


Free – O futuro dos preços

Autor: Chris Anderson

Resumo: o livro trata de uma nova era, em que a economia pode ser construída dentro do conceito de produtos gratuitos. O autor tenta antecipar o que isso pode afetar a vida das pessoas.

Editora: Campus

 

RÁDIO

 

O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN, hoje, a partir das 14h30min. Destaque para o quadro “Tecnosfera”, com o jornalista Michel Victor Queiroz.


BOLHA?


IMÓVEIS


O crescimento do mercado imobiliário e a discussão sobre uma bolha no setor serão temas de evento da MRH Gestão hoje, às 8h30min, na nova sede da instituição.

 

Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia