[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Investimentos diretos no varejo - O POVO
O POVO Economia 30/08/2012

Investimentos diretos no varejo

Compartilhar

 

A chegada do capital estrangeiro na área de varejo merece um bom estudo de impacto. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro, em artigo publicado ontem no O POVO, inicia as provocações sobre a necessidade de regulação da entrada desses investimentos.


Com a venda de grandes players mundiais, o setor passa num primeiro momento por um período de expansão, gerando resultados positivos no que se refere à geração de empregos e à circulação de dinheiro na cidade.


A crise não chegou ao setor varejista do Ceará da mesma forma que atingiu outras regiões. O crescimento do varejo no Estado chegou a um percentual em 8% superior ao alcançado no ano passado. Esse bom desempenho tira o foco do que pode surgir de impacto em médio prazo. Em conversa com a colunista, Honório Pinheiro, lembra que essa preocupação já surgiu em estados como o Rio Grande do Sul, que estabeleceu áreas específicas para a localização das grandes redes de varejo.


Além da questão da mobilidade urbana com a concentração das grandes redes na cidade, outra questão preocupa os comerciantes locais: a falta de condições competitivas do varejo local para enfrentar uma concorrência forte.


Nessa briga por espaços, os empresários cearenses estão amadurecendo os seus negócios e ampliando suas redes de comércio para o interior, mas não se sabe até quando esse ritmo de expansão será mantido e se haverá fôlego para tanto. Faltam uma estratégia e uma visão global ao setor para que este ou possa sair fortalecido por essa onda de investimentos ou apenas assista à redução de um mercado empresarial interno.


Hoje, o ingresso de investimentos diretos no País em vários setores é suficiente para cobrir o buraco nas contas externas, as quais representam pouco mais do que 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Ninguém deve menosprezar seu potencial de crescimento. A priori, esse é um fato a ser comemorado, pois representa a chegada de um dinheiro menos especulativo e gerador de empregos, mas falta estabelecer as regras para maximizar os efeitos positivos.


BOM VIZINHO


LOJA AMPLIADA EM QUIXADÁ

Honório Pinheiro está na lista dos empresários que ampliam seus negócios no interior. O empresário investe na ampliação da loja do Bom Vizinho em Quixadá, cuja inauguração está programada para 2013, e já programou para dezembro a inauguração da segunda loja em Sobral.

 

HORIZONTE


NOVIDADES À VISTA

Até o primeiro semestre de 2013 devem ser implantados cinco empreendimentos novos em Horizonte. Ainda em 2012 serão inauguradas as seguintes fábricas: Rouppa Confecções (do setor de malharia e confecção), Arca Plast (injeção de plástico) e Duro Bloco (fabricação de blocos pré-moldados para construção civil). Para o início de 2013 estão programadas as inaugurações da Flex do Brasil (fabricação de câmeras de ar e pneus para motocicleta) e da Bel Frios (empresa de processamento e distribuidora de alimentos). No total, serão investidos cerca de R$ 40,6 milhões, com subsídios do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).


SIDERURGIA


MAIS ESTRANGEIROS NO CEARÁ

A vinda do grupo espanhol Añon para o Ceará tem aberto as portas para outras empresas europeias. O empresário e consultor Alcântara Macêdo afirma que um grupo de siderurgia italiano tem procurado manter contato para a prospecção de negócios. Na sua visão, está mais próxima a consolidação de um polo siderúrgico no Estado.

 

Alcântara participa na próxima semana de evento com empresários da área de mineração, em Bogotá, na Colômbia.


MODA


CONCURSO NA ÁREA TÊXTIL

O presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem (Sinditêxtil/CE), Germano Maia, promove hoje workshop para empresas. Além disso, ele irá apresentar os finalistas do concurso Sinditêxtil 2012. O workshop pretende viabilizar os insumos para a confecção das coleções ganhadoras do concurso, que serão mostradas durante desfiles agendados para outubro.

 

PARA LER

 

Nietzsche para estressados

Autor: Allan Percy

Resumo: o livro reúne 99 frases de Nietzsche e tenta aplicá-las a várias situações cotidianas em que é preciso tomar decisões, recuperar o ânimo e encontrar novos caminhos.

Editora: Sextante

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN (AM 1010) a partir das 14h30. Destaque para o quadro “O POVO Investe”.


SAÚDE


AMIL

A Amil vai ser uma das empresas apoiadoras do evento da HSM, que será realizado no próximo dia 28 de setembro, com a presença de William Ury, um dos fundadores do Programa de Negociação da Universidade de Harvard.

 

GOVERNANÇA


NÚCLEO DO IBGC NO CEARÁ

A superintendente-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Heloísa Bedicks, estará amanhã em Fortaleza, participando do Café com Finanças, no Instituto FA7. Na pauta de discussão, a criação de um núcleo do IBGC no Ceará.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia