[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O oceano azul da África - O POVO
O POVO Economia 29/08/2012

O oceano azul da África

Compartilhar


Sete marcas cearenses estão iniciando a comercialização de seus produtos com Cabo Verde. Cinco delas começaram a enviar seus produtos através de via aérea e esperam apenas a reativação da rota comercial marítima Ceará/Cabo Verde, que deve voltar a operar em meados de outubro. São companhias que produzem polpa de fruta, produtos naturais, cerâmica e calçados.


A nova rota representa uma melhora da estrutura para exportação e possui uma diferença básica em relação à anterior: depois de uma luta intensa de várias entidades para conseguir resgatá-la, ela está sendo executada a partir da vontade das empresas locais e não de um armador de fora. Mas o trabalho para a sua reativação não tem sido fácil: só o Sebrae passou três anos fechando acordos bilaterais com Cabo Verde e agora quer ver os resultados.


A marca Pomar da Polpa, por exemplo, projeta um potencial de exportação de oito a dez toneladas por mês para Cabo Verde com a nova rota. A companhia já está vendendo para os cabo-verdianos e, pelas suas estimativas, em um ano poderão atingir a marca de 20 toneladas mensais. Um dos compradores da marca montou uma distribuidora para receber a polpa de fruta em Cabo Verde, mas o mercado potencial pode ser ainda maior se for pensado na rota como um ponto de distribuição para a África como um todo.


Ou seja: as companhias locais não estão apostando apenas no mercado local, mas estão investindo em novos consumidores, seguindo o terceiro princípio da estratégia do oceano azul, que consiste em ir além da demanda existente.


Marcas cearenses em Cabo Verde


1- Pomar da Polpa

2- Celeiro Alimentos

3- Forte Canos (trabalha com tubos sanitários)

4- Flora Pura (produtos naturais)

5- Cerâmica Cerbras

6- Ovos Avine

7- Ibap – Indústria Brasileira de Artefatos Plásticos

 

Fonte: Ceará Trade Brasil

 

Nova rota


Armadores estrangeiros

O presidente da Ceará Trade Brasil e também secretário-executivo da Comissão de Comércio Exterior do Ceará (CCE), Roberto Marinho, informa que quatro armadores mostram interesse em realizar a rota. Dois deles são cabo-verdianos, um é português e outro alemão, devendo haver a definição da empresa nos próximos dias, além dos ajustes com relação ao frete.

 

Os navios que farão a nova rota devem passar pelo Porto do Mucuripe uma vez por mês e depois fazer uma conexão com outros portos da África, além de Cabo Verde. A expectativa do Brasil é, a partir daquele país, enviar os seus produtos para a África do Sul, Angola, Guiné-Bissau, Senegal, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Também estão em discussão outras duas possíveis rotas, sendo uma Cabo Verde-Ceará-Cabo Verde e a outra Espanha-Portugal-Cabo Verde-Ceará.


Aposentadoria


Fundo único para servidores

Novidades na área de aposentadoria. Os funcionários públicos de estados e municípios poderão ganhar um fundo de pensão único. O governo federal está elaborando um projeto para a criação do modelo de aposentadoria complementar. A proposta foi apresentada na sexta-feira, durante reunião do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), realizada em Fortaleza, que contou com a presença do secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Jaime Mariz.

 

O grande desafio do projeto é o desnível dos gastos com servidores, devido ao pagamento das aposentadorias. Em alguns casos já foi rompido até o limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. No caso do Ceará, está sendo estudada uma proposta de criação de um fundo de pensão complementar para os servidores.


Copa


Bola da vez

A equipe da agência 100Graus Comunicação e Marketing está na torcida pela escolha do nome da bola da Copa da Fifa 2014, que deve ser anunciada no dia 6 de setembro. Três nomes foram selecionados para votação do público (Bossa Nova, Carnavalesca e Brazuca). No caso do nome Brazuca, o berço criativo foi a agência cearense, que vendeu a marca para a Vetor.

 

PARA LER

 

A Próxima Década

Autor: George Friedman

Resumo: o livro foca em eventos mundiais e na perspectiva de seus líderes, antecipando os conflitos e as oportunidades do futuro.

Editora: Novo Conceito

 

RÁDIO

 

O POVO

Economia na Rádio OPOVO/CBN (AM 1010) hoje a partir das 14h30min. Destaque para o quadro “Viagem & Lazer”.

 

DOIS PESOS

Dia desses um empresário comentava à coluna que estava impressionado com o ritmo acelerado das reuniões do Programa Brasil Maior, as quais têm dado andamento a vários projetos de isenção do Governo. Infelizmente, não foi dada a mesma velocidade no andamento das negociações com os servidores, que paralisaram serviços essenciais ao País.

 

Neila Fontenele neilafontenele@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo economia

RSS

o povo economia

Neila Fontenele

Atualização: Terça-feira a Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Abidoral

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia| Colunas Economia