[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Do Povo, para o Povo e pelo Povo: #Occupy 99% | Coluna Mundo na Rede | O POVO Online
16/11/2011 - 10h09

Do Povo, para o Povo e pelo Povo: #Occupy 99%

O movimento de protesto mundial  começou na Tunísia, em janeiro de 2011, inaugurando a primavera árabe, posteriormente, espalhou-se para o Egito e depois para a Espanha dos #indignados e, neste momento, alastram-se os protestos #occupy Wall Street, Los Angeles, New York etc. por várias cidades americanas e outras europeias.


A globalização da economia e da tecnologia permite movimentos sociais que transcendem as fronteiras tão rapidamente quanto as ideias podem encontrar terreno fértil em toda parte: a sensação global de que o sistema falhou e a convicção de que, mesmo  vivendo em uma “democracia”, o processo eleitoral não tem acertado a vida das pessoas; pelo menos não sem uma forte pressão das pessoas nas ruas.


 Pode-se, contudo, mesmo parecendo caótico e desarticulado, sintetizar a essência destes protestos. É a queda de braço: democracia versus ditadura do capital. Esta primeira estaria ameaçada de extinção? Pouco provável.


Embora haja um silêncio mundial a respeito da força destes movimentos, o protesto social ganha terreno em toda parte e entre os manifestantes da Tunísia, os  jovens revolucionários egípcios, os #indignados da Espanha e os manifestantes do movimento #occupy a mesma convicção de que o capital e suas instituições financeiras e políticas estão nas mãos de uma minoria.


 De forma genérica, pode-se inferir que apenas 1% da população mundial controla 40% de toda a riqueza e recebe mais de 20% da renda total. Em termos percentuais, significa dizer que o capital recompensa ricamente uma minoria absoluta com seus bônus e 99% da população fica com o ônus de uma vida incerta e precária.


Portanto, há um tema comum, com força conjuntural suficiente para impor-se enquanto movimento mundial: somos 99%, a maioria, e sabemos que há algo errado no nosso sistema. Em todo o mundo, temos recursos subutilizados, as pessoas querem trabalhar e não tem emprego, existem grandes desigualdades, ameaças ao meio ambiente e enormes necessidades não satisfeitas.


Os manifestantes têm sido criticados por não terem uma agenda, mas como maioria frente ao 1% da população, reivindicam o direito a um trabalho decente e a uma economia mais justa. Eles são os 99% que expressam a indignação, a frustração e a única e legítima ocupação da sociedade do povo, para o povo e pelo povo.

Mônica Tassigny
Professora Dra. Universidade de Fortaleza
Twitter: @monicatass

2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Lularápio 27/11/2011 10:25
A primavera árabe não tem nada a ver com wall street. São motivações totalmente distintas. É uma inverdade comparar as 2. Todo movimento legítimo de protesto e de reinvindicação é válido e permitido em democracias. Agora, atribuir esses movimentos aos 99% restantes da população me parece um pouco de arrogância ou falta de compromisso com a realidade. Representante legítimo é aquele eleito nas urnas e não um punhado de descontentes que vão à rua protestar. Não faço parte dos 1% que detém o capital nem tão pouco me sinto representado pelos ocupantes de wall street. Muita calma nessa hora ao afirmar que esses movimentos não tem interesses próprios e que são puramente democráticos. No Egito já existe disputa pelo poder com várias mortes e cristãos estão sendo perseguidos e assassinados. Essa é a democrática primavera árabe?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Funcionarios da secrt do trabalho e desenvolvi soc 16/11/2011 14:14
Marcha contra corrupção!!! Aguardem informações detalhadas em Rede Nacional de Jornalismo, sobre ESCÂNDALO de esquema de CORRUPÇÃO com dinheiro público, repassado por Paulo Parente Neiva, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social(STDS), para Josete Andrade funcionária da STDS e assessora da primeira dama. Razão pela qual a antiga secretária de governo CID GOMES, Fátima Catunda deixou o cargo e o Sr. Paulo Parente Neiva manteve-se nele.Não podemos mais tolerar esta impunidade na nossa SECRETARIA.SOLICITAMOS INVESTIGAÇÃO COM INQUÉRITO POLICIAL SOBRE O CASO, COM AFASTAMENTO DOS CORRUPTOS DENUNCIADOS!! O PAULO PARENTE NEIVA É O NOSSO CARLOS LUPI, ACORDA GOVERNADOR!
Este comentário é inapropriado?Denuncie

Mundo na rede

RSS

Mundo na rede

Mônica tassigny

Escreva para o colunista

Atualização: Quinzenalmente às Quinta-feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Mundo na Rede

Powered by Feedburner/Google