[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cercado pela natureza! | Coluna Muito Prazer | O POVO Online
MUITO PRAZER 25/05/2012

Cercado pela natureza!

O Café Passeio tem o privilégio de ser cercado pela natureza, servindo uma culinária autoral cheia de deliciosas iguarias destinadas pelo chef Charton aos comensais. Os convivas são recepcionados dentro do Passeio Público, revivem história e desfrutam do prazer natural
notícia 0 comentários
Compartilhar
FOTO FERNANDO CAVALCANTI/DIVULGAÇÃO
Filé de pescada amarela com mostarda e alcaparras. Carne de sol com macaxeira cozida

CAFÉ PASSEIO

Delicioso. Passar um final de tarde ou almoçar no Café Passeio admirando a esplendorosa natureza que habita aquele lugar e os sentimentos históricos que são despertados porque ali começou a vida social da cidade de Fortaleza. Agora repaginado o Passeio Público abriga o restaurante com um cardápio elaborado pelo chef Charton que domina uma cozinha autoral de muitas iguarias e especialidades. Lembranças não vivenciadas se apossam dos sentimentos dos comensais. Famílias se apropriam do lugar aos domingos para recreação e repasto de boa qualidade.

A ideia inicial seria fazer um espaço de gastronomia natural para combinar imediatamente com o local. Depois, segundo Rosana Lins, a restaurateur, ela percebeu que havia uma demanda reprimida para as pessoas que trabalham nas empresas instaladas no entorno do Passeio Público. “Nós convidamos o Charton para nos dar uma consultoria elaborando um cardápio para o domingo. Ele acabou mexendo também no cardápio da semana o que faz do buffet domingueiro um mix do que servimos na semana. Optamos pelo self service tudo elaborado com produtos frescos, sem amaciantes e temperados com azeite, alho, molhos a base de vinhos e buscamos fornecedores idôneos que complementam o cardápio com grão de bico, lentilha, um feijão de qualidade, trigo e as nossas folhas e verduras escolhidas a dedo para despertar o paladar”.

O buffet é diversificado e cada dia tem um prato de destaque como o filé de peixe a delícia, carnes e frangos, folhas e os ingredientes integrais. “Sempre tenho uma torta ou uma lasanha, um lagarto recheado com calabresa e cenoura, o vatapá de frango das quartas-feiras, nas quintas o strogonoff de carne com champignon e mostarda, sexta-feira a moqueca de arraia, aos sábados a feijoada tradicional muitíssimo bem temperada e aos domingos o bacalhau Gomes de Sá sempre com saladas, arroz, grãos e uma massa. Com essa variedade pretendo manter o almoço com sabor de cozinha caseira”, relata Rosana. Ela destaca o prazer do happy hour com os espetinhos de sabores diversos especialmente o de brócolis uma novidade do Café Passeio.

Serviço

Café Passeio Restaurante e Bar

Onde: rua Doutor João Moreira, s/n, Praça do Passeio Público.

Telefones: (85) 3063 8782 e 8893 1786.

Horário de funcionamento: aberto de segunda a domingo das 9h às 17h. Almoço das 11h às 15h. Happy hour, às sextas-feiras, das 17h às 22h.

O projeto de revitalização do Passeio Público oferece segurança, lazer e cultura o restaurante é complementar que possibilita aos visitantes o prazer da culinária. Wifi grátis pode ser acessado. Cardápio self service com pratos variados todos os dias, saladas, arroz, massa de segundas as sextas R$ 27,90 (quilo), sábados e domingos 29,90 (quilo).

prazer em conhecer

EM DESTAQUE - HISTÓRIAS E PERSONAGENS QUE DÃO SABOR À VIDA

PROJETO NATURAL. Charton Nogueira; Rosana Lins: “Eu sou da publicidade. Tenho 25 anos de profissão e desejava fazer algo novo, mas que tivesse ligado aos sentimentos, prazer e ao belo. Meu enteado, o Felipe, do Verdelima, ganhou a licitação da Secretária de Cultura do Município. Começamos juntos, mas depois chegamos à conclusão que era melhor servir aqui algo mais elaborado e que tivesse no seu conteúdo o projeto natural, ou seja, uma comida saudável com alguns produtos orgânicos. Está dando certo e Felipe passou a comandar seus espaços já existentes, os dois Verdelima da Aldeota e de Fátima. Nossa opção foi o self service e o Charton conseguiu entender a proposta. Depois da sua consultoria ficamos muito amigos e ele sempre está dando um suporte ao Café Passeio”.

SALADA. Salada verde com folhas e legumes

ESPETINHOS. Espetinhos de brócolis novidade do happy hour

PUDIM. Pudim de leite elaborado com receita caseira

O caminho das mestras

Descobri numa jovem nutricionista o verdadeiro interesse pela área de gastronomia. Tatyane Neiva Saunders, nascida em Fortaleza, resolveu cursar a graduação em Nutrição na Universidade de Estadual do Ceará (Uece), influenciada pelo sucesso da prima Cláudia Suanders que exerce a atividade no Rio de Janeiro. “Ela falava com encantamento da sua atividade profissional e do resultado do seu trabalho. Isso me levou a decidir. Não me arrependo porque durante meu curso na Universidade tive o prazer de ser aluna das professoras Rosa Amâncio e Ana Mac-Dowell, mestres na área de administração em serviços de alimentação. Fui convidada para participar da empresa de consultoria das duas profissionais, que atuava em restaurantes, hotéis e estabelecimentos ligados a refeições de maneira geral”.

Tatyane passou então a seguir o caminho das mestras. Nada melhor do que fazer um estágio extracurricular em um restaurante comercial localizado em um shopping center da cidade. “A partir desse contato nasceu meu gosto pela gastronomia. Fui buscar no meu interior lembranças da casa de minha mãe e de minhas tias que sempre foram festivas e cheias de boas comidas servidas nas mesas. Elas fazem receitas maravilhosas. Acredito que essa motivação também tenha sido muito importante para que eu passasse a me dedicar ao trabalho nas cozinhas de restaurantes”.

Tatyane exerce sua atividade como nutricionista atualmente no Cantinho do Portuga. Ela comenta que para o espaço gastronômico sua presença trata da qualidade dos alimentos insumos, ingredientes e mantém a casa dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária. “Além disso, somos responsáveis também pela elaboração e execução de fichas técnicas referentes à preparação do cardápio garantindo assim o padrão contínuo de tudo que é servido no restaurante”. “Como nutricionista eu gosto de conhecer novos sabores. Minha maior diversão é sair para degustar uma boa comida”. Cantinho do Portuga - avenida Monsenhor Tabosa, 1573. Telefone: 3045 2040.

DEGUSTAÇÃO E HISTÓRIA. Élcio Nagano havia me convidado para ver sua nova ideia. Demorei Élcio, mas achei genial. Você conseguiu dar algo novo para a noite da cidade se transformar numa experimentação diferente. O Espaço Varanda Soho recepciona com comidinhas criativas e muito saborosas. O Bulgogi que é o churrasco coreano preparado na mesa. É muito interativo e a história diz que os guerreiros mongóis quando estavam nas missões faziam o Bulgogi no capacete. Élcio serve em uma panela que lembra o capacete. Foto: Élcio Nagano servindo o delicioso Bulgogi. Custa R$ 36,90 e serve cerca de duas pessoas para degustação.

ESPAÇO VARANDA. Quando você desejar sair de seu trabalho e iniciar sua noite com um toque de charme em local extremamente simpático, cercado de pessoas bonitas, música da melhor qualidade e um cardápio recheado de inovações da gastronomia oriental seja certeiro e vá ao Espaço Varanda Soho em plena avenida com Dom Luiz com avenida Senador Virgílio Távora. Encontro e degustações saborosas são pontos de destaque e de significado no Varanda. Confira e saiba que estará em seu ponto de referência na Cidade. Foto: Camarõezinhos Crocantes, uma delícia por R$ 19,90 que serve bem três pessoas para degustar.

SALMÃO BEM ACOMPANHADO. Fui ficando, e como diz minha amiga Edileuza Mendonça, eu demoro, mas quando vou difícil é sair. A banda O Verbo me encantou com seu repertório. Há muito não ouvia o Mauro cantar acompanhado de seus ótimos músicos com um menu extenso e variado de MPB de excelente qualidade. Parabéns! Foi ótimo ter também te encontrado na noite e seu vocal maravilhoso. Combinando vem para a mesa o Salmão Caramelizado R$ 36,90 também servido para duas pessoas degustação e criação do chef Élcio Nagano. Ele não poderia deixar de assinar um dos pratos de sua varanda deliciosa. Foto: Salmão Caramelizado.

Pimenta

Receberei na rádio OPOVO/CBN, no programa Gastronomia e Vinhos, hoje, às 16h20, a restaurateur Rosana Lins e o cozinheiro Lucas Pereira que fazem as delícias do Café Passeio que está qualificando o Passeio Público com sua culinária criativa.

Cozinhando com o chef

É sempre bom estar com o chef di cucina Juan Studart. Ele tem um humor sempre maravilhoso e mantém sua alegria permanentemente para cima. O termômetro deste chef que comanda o Peón com maestria é a felicidade e o amor pelo que faz. Na cozinha nos divertimos muito com o auxiliar de Juan o Francisco Dehon conhecido pelo seu último nome. Fizemos um prato delicioso inspirado na segunda Lua de Mel que Juan comemorou com a Montserrat sua esposa. Camarão ao Caribe. Brinquei dizendo que o prato tinha sabor de amor e delicadeza.

Entre boas gargalhadas e muito humor, Juan conta um pouco de sua trajetória. Ele vendeu em 2004 um veículo Celta por R$ 15 mil, o equivalente à época a 4 mil euros. “Fui para Burgos morar na casa de uma tia. Ela me ajudava. Era um inverno daqueles de muito frio e na cidade parava quase tudo. Quando o frio amenizou comecei a trabalhar de garçom e como filhinho de papai eu me sentia humilhado. Pedi para ir para a cozinha o chef me perguntou se eu aguentaria. O nome do restaurante era Rei Arthur e o chef era um cavalo batizado. Ele dizia que o chão tinha que ficar brilhando senão a gente teria que lamber com a língua. Ele derramou então um dia, com raiva, uma paella e mandou todos nós comermos. Foi à conta de ter o chão como ele queria”.

Juan continuou sua trajetória e trabalhou em diversas casas como auxiliar de cozinha, como cozinheiro até chegar a auxiliar do chef Carlos Arguinano em um hotel de bandeira Meliá. “Fernan Gonzalez pediu para que os chefs fizessem pratos que o surpreendesse. Eu como era metido fiz uma peixada cearense. Ele ficou impressionado com a mistura do leite de coco e pirão, do doce com o salgado e, encantou-se pela minha farofa de farinha de mandioca. Fiquei um tempo com ele, mas não aguentei o repuxo. Então fui trabalhar na construção civil onde se ganhava mais e tinha-se algum tempo livre. Mas, meu negócio é a cozinha. Logo que voltei montei o Peón com comida mexicana e, agora mesclada com um pouco do tempero americano uma tendência recente assimilada pelos chefs do México”.

PARA CRIAR

CAMARÃO AO CARIBE

O Camarão ao Caribe é preparado em panela funda com óleo que deve ficar bem quente. O camarão descascado é empanado com coco fresco ralado em casa para poder obter-se o tom crocante dos mariscos. O empanado é feito com coco ralado, farinha de trigo, sal, açúcar e azeite. Quando liquidificados esses ingredientes se transformam num pasta cremosa. Joga-se o camarão pré-cozido na pasta, melando bem cada um para que ele fique totalmente coberto. Depois os camarões empanados vão para a panela e espera dourar. Retira-se e está pronto o prato. Prepare o molho barbecue com cebola picada, pimenta dedo de moça e doura no alho e azeite. Quando estiver transparente coloca-se um copo de molho de tomate, três colheres de molho inglês, três de balsâmico e três de shoyo. Quando ferver coloca-se uma rapadura inteira e vai sendo colocado o molho de pimenta Jalapeña da Catrina fabricado no Peón e mais três colheres de sumo de limão. Peón - rua Engenheiro Leal Lima Verde, 2280, Alagadiço Novo. Telefone: (85) 3276 7646.

IVONILO PERGUNTA

Como é o seu método de trabalho?

“Eu gosto de trabalhar em contato com o público. Ficar interagindo e sugerindo o que for possível porque isso faz parte da profissão de garçom. Tento sempre ser simpático e agradável, porém mantendo o limite do bom convívio. Nós garçom somos a ponte entre o dono do estabelecimento e do cliente. Eles devem perceber que estamos ali para atendê-los com todo o respeito e satisfazer seus anseios diante das ofertas da casa. Muitas vezes o cliente tem dúvidas sobre o cardápio. Cabe a nós orientá-lo e fazer com ele volte para poder estar conosco novamente. As ofertas do mercado são muitas e é preciso que a gente cative o cliente. Seu retorno é importante”.