[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O senso de preservação e a perda de credibilidade | Coluna Menu Político | O POVO Online
Menu político 10/02/2013

O senso de preservação e a perda de credibilidade

"Ciro gomes parece não ter a noção do que já foi na política nacional e o que representa hoje"
Compartilhar

Uma das máximas do jornalismo político é a de que o conteúdo dito vale mais, a depender de quem diz, do que propriamente do que é dito. Isso explica muitas vezes porque a mesma coisa, verbalizada por alguém importante, ganha mais notoriedade do que quando expressada por político sem tanta representatividade. É claro que para alcançar esse estágio de reconhecimento público há diversos fatores que se combinam, nem sempre implicando necessariamente o cargo que se ocupa. E aí, vale desde o talento nato para a frase dita no momento certo, até o conceito alcançado ao longo da trajetória política. É fato, ainda que, alcançado o conceito e o respeito da opinião pública, dificilmente se perde a representatividade, sendo esse político caro na hora de se ouvir sobre os mais importantes temas em voga.

Manter essa representatividade perante a opinião pública, todavia, requer, além do conteúdo, algo mais, que diz respeito também a personalidade de cada um, e o senso de oportunidade para aproveitar as brechas que surgem. Um desses indicadores do algo mais é justamente, saber se preservar para não virar um boneco, que tanto fala sobre tudo, como atira para todo lado sem significar que possua competência para tal. Assim, em muitos casos, pode ser bem mais fácil chegar ao topo rapidamente, do que se manter em evidência com credibilidade e aceitação. Infelizmente, não são raros os que já estiveram lá e hoje descem a ladeira do descrédito, sendo ignorados solenemente pelo que dizem, tornando-se mais folclóricos do que propriamente formadores de opinião.


Não digo que seja o caso, mas o ex-governador Ciro Gomes parece não ter a noção exata do que já foi na política nacional e o que representa hoje. Se antes, no auge, quase chegou a ser presidente, tendo ocupado importantes funções na esfera da República, tudo indica que caminha agora para se tornar um falastrão sem acrescentar algo novo ao debate político. Acostumado às frases de efeito, deixou o governo Lula atirando contra o presidente, como se aquilo lhe rendesse dividendos políticos. Ora, acabou caindo no jogo da grande mídia, a quem tanto critica, que o usou à época para atacar o PT, mas depois o deixou de lado como se fosse uma laranja murcha após ser saboreada. De lá para cá, o esporte preferido de Ciro continua sendo de ataque ao Partido dos Trabalhadores.


Ataques, é bem verdade, que, na maioria das vezes, não ferem a verdade. Ao contrário, Ciro acerta no alvo. A questão, todavia, é que se o estilo de discurso do ex-governador é certeiro, não se coaduna com a sua prática. E aí, ao se fazer a síntese, ele tem mais a perder do que a ganhar. O resultado é que as suas falas e frases cativantes já não geram os mesmos efeitos de outrora. Da mesma forma que saem, com a rapidez de raciocínio e virulência característica, estão se perdendo ao vento, não recebendo nem mais o beneplácito da dúvida por parte de quem as escuta. Uma pena, pois muitas delas contêm verdades ferinas. Mas é a lógica da política. Como disse no início, as palavras valem mais dependendo de quem as expressa, e não o que propriamente significam. E quando quem diz perde a credibilidade, estas se perdem no vento da história.

Luiz Henrique Campos
Compartilhar
espaço do leitor
Maclima 09/02/2013 15:43
política, sem compromissos com a ética e a seriedade. Mas, criaturas tais, a cada dia tem menos espaços entre aqueles que não comem em suas mãos ou dependem do assistencialismo governamental.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maclima 09/02/2013 15:41
O líder dos PTRALHAS, LULA vai pelo mesmo caminho, de uma estatura moral rastejante, muda de discurso ao sabor de suas conveniências, alia-se à aqueles que outrora atacava, chamava-os de ladrões e atualmente posa para fotos abraçados. Ciro e Lula são irmãos siameses, no carater, na maneira de fazer
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Menu Político

RSS

Menu Político

Plínio Bortolotti

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Menu Político

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Menu Político