[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Segurança Alimentar: Um desafio mundial | Coluna Mapa-Múndi | O POVO Online
Mapa-Múndi 16/01/2013 - 16h00

Segurança Alimentar: Um desafio mundial

Compartilhar

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação-FAO, afirmou que a fome e a desnutrição são consideradas a nível mundial o principal risco à saúde, mais do que a AIDS, a malária e a tuberculose juntas. E justamente neste ponto gostaria de chamar a atenção para um dos maiores problemas na atualidade (talvez o maior) enfrentados pela população mundial: a insegurança alimentar.

A FAO define segurança alimentar como o estado em que as pessoas em todos os momentos têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes e nutritivos que atenda as suas necessidades alimentares para uma vida saudável e ativa.

Na mesma direção, esta semana a ONG ActionAgainstHunger’s (Ações Contra a Fome) apresentou em seu relatório anual algumas conclusões que aparentemente passam despercebidas, mas que de fato precisam ser encaradas como importantes pela comunidade internacional. Ao denunciar a contraditória situação de que o mundo produz mais alimentos do que o suficiente para todos, e ainda assim muitas pessoas não podem acessá-los, a AAH chama a atenção para a alarmante situação de fome e desnutrição vivida em diversos países. O documento afirma o seguinte: mais de um bilhão da população mundial passa fome; quase metade do mundo vive com menos de US $ 2,50 por dia e as mulheres são responsáveis pela produção de mais de 90% dos alimentos em muitos países.

Há de se considerar ainda, que o crescimento previsto da população mundial até o ano 2050 será de 9,1 bilhões de pessoas (dados da Divisão de Populações da ONU), o que propõe ainda mais problemas à segurança alimentar. Para enfrentar este aumento da população e ao desafio resultante, a agricultura terá que duplicar sua produção em 30 anos.

Assim, os governos precisam entender que o desenvolvimento e a mobilização de todas as formas de agricultura, tanto nos países do Norte como do Sul, são essenciais para responder a este desafio. Não obstante, este desenvolvimento só poderá ser sustentável se se tomam em consideração os numerosos desafios meio ambientais atuais: mudança climática, desertificação, degradação de solos, redução dos recursos hídricos, etc.

Nos últimos anos tem sido comum o debate em torno da capacidade que os países têm principalmente os mais pobres, em suprir alimentos para suas populações. E dentro das diversas questões que surgem a respeito deste tema, reside o principal problema que até agora não foi solucionado. Como prover alimentos para todos? Em 2000, os líderes mundiais reuniram-se na sede das Nações Unidas em Nova York para adotar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que consistia em oito metas a serem alcançados até 2015, que incluía entre outras demandas erradicar a pobreza e a fome e combater o HIV / AIDS.

Nesse sentido é importante destacar que a segurança alimentar e nutricional foi objeto de especial atenção do governo brasileiro em 2003, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao apresentar o Programa Fome Zero afirmou que sua meta seria assegurar que todos os brasileiros poderiam comer três refeições por dia. A iniciativa não elimina todos os problemas, mas ao definir a erradicação da fome como politica de governo, sinaliza para o reconhecimento e principalmente o seu enfrentamento.

É imperativo, ainda que o tema da segurança alimentar mundial se apresente de forma recorrente nos grandes fóruns mundiais para que sejam identificadas as alternativas para a distribuição de alimentos para todos, principalmente quando a falta de vontade política dos Estados e a especulação com o preço dos alimentos se caracterizam como as principais causas do problema.

Há de se ponderar também que as relações econômicas no presente têm na produção e comercialização de alimentos, diferentemente de outras épocas, uma lucrativa fonte de rentabilidade. As concentradas e centralizadas empresas mundiais controlam o mercado das sementes e agroquímicos que incidem nas formas de produzir, bem como nos custos e preços dos alimentos no mundo.

Para impulsionar a produção de alimentos nos países em desenvolvimento e em particular nos menos desenvolvidos e mais seriamente afetados entre eles, os países desenvolvidos e outros países que estejam em condições de fazê-lo deverão adotar medidas internacionais urgentes e efetivas para proporcionar-lhes em forma sustentada mais assistência técnica e financeira em condições favoráveis e em volume suficiente para suas necessidades, através de acordos bilaterais e multilaterais.

Por outro lado, o enfrentamento do problema deva ser visto de forma mais pragmática, onde a ajuda (doações de alimentos) aos países e suas populações deve ser substituída por trocas comerciais, respeitando-se obviamente as capacidades produtivas de cada país.
A segurança alimentar do mundo deve figurar de forma incisiva na agenda dos Estados, corporações e sociedade, a fim de resolver o grave problema da distribuição de alimentos a nível global é algo crítico para as próximas gerações, pois a fome tem um impacto positivo na paz e na segurança mundial.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mapa-Múndi

RSS

Mapa-Múndi

João bosco monte

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Mapa-Múndi

Powered by Feedburner/Google