[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Educar para o desenvolvimento: o modelo de sucesso da Coreia do Sul | Coluna Mapa-Múndi | O POVO Online
MAPA-MÚNDI 24/04/2012 - 08h39

Educar para o desenvolvimento: o modelo de sucesso da Coreia do Sul

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No início deste ano escrevi um artigo sobre o modelo de educação da Coreia do Sul e agora, depois de uma semana neste país gostaria de refletir um pouco mais, à luz das experiências encontradas nas ruas, nas empresas e principalmente nas universidades.

Numa época de mudanças e oportunidades é indispensável refletir sobre o modelo educativo integral que precisamos para, com os demais pilares, impulsione a competitividade e dessa forma permita que a geração de conhecimento se converta efetivamente em resultados positivos para o setor produtivo de bens e serviços.

O Brasil, uma das dez maiores economias do mundo, aumentou seus investimentos em educação de 1% do PIB a 2,5% em 2011, mas ainda não é muito competitivo. E para que sejam gerados novos produtos e serviços de valor agregado em setores estratégicos se requer bem mais do que o mínimo investimento em ciência, tecnologia e inovação.

É necessário, para ser eficiente, que no Brasil se desenvolva uma nova cultura: desenvolver o ser humano em todas suas dimensões, com bases firmes e aprendizagem ao longo da vida. Assim, o desafio é muito maior, inclui mudanças e articulação dos sistemas de educação básica, média e superior e a dinâmica empresarial e social.

Especificamente sobre a Coreia do Sul, gostaria de apresentar alguns elementos que julgo importantes para compreendermos o avanço de um país que percebeu na educação o vetor de desenvolvimento nacional e acima de tudo a consciência e a importância de gerar valor através do conhecimento e assim se tornar competitivo.

A Coreia do Sul tem um dos sistemas educativos mais avançados do mundo em matéria tecnológica, apesar de ser uma economia em desenvolvimento e de que o gasto fiscal em educação seja baixo em relação à média. Os altos índices de qualidade da educação coreana são tão surpreendentes como a história sobre a que foi forjada.

Depois de enfrentar uma guerra durante 3 anos com Coréia do Norte, e a ocupação japonesa (entre 1960-1970),foi que começou na Coréia do Sul um fantástico processo de modernização econômica, política e social. Mas, sem dúvida alguma, o que desencadeou este processo foi o aumento da matricula de estudantes. A decisão imperativa do governo foi atribuir à educação a única alternativa para a saída de uma situação de penúria que passava o país.

Dessa forma Estado se viu obrigado a tomar em matéria de políticas públicas, gerando novos estabelecimentos educativos ao mesmo tempo em que capacita e respeita os educadores. A propósito, numa conversa rápida com um professor de ensino médio, perguntei com um pouco de reserva ,qual era o salário médio dos professores. A resposta foi direta. 9 milhoes de wons. Com a ajuda do conversor de moedas, chega-se ao digno salario de 14mil reais mensais.

Em particular, a erradicação do analfabetismo em massa foi alcançada com sucesso, juntamente com estabelecimento da educação primária universal que forneceu a base para formação de capital humano e socialização através da educação básica pública.

Num passeio rápido pelas ruas de Seul percebe-se que o país se notabiliza por ser um dos mais avançados em termos de tecnologia no mundo, onde o desenvolvimento tecnológico foi utilizado para dar forma a uma reforma educacional que tem como um de seus principais eixos às Tecnologias da Informação.

A gênese deste processo se inicia na universidade como fonte investigativa e chega a todos os estudantes, se transformando em bem social. Os resultados colocam a Coréia do Sul nos primeiros lugares nas provas TIMSS e PISA, o que pode atestar como um dos modelos educativos de maior reconhecimento na atualidade. Hoje, além de converter-se numa das economias emergentes, o país conseguiu posicionar seu sistema educativo entre os mais eficientes do mundo.

A receita parece simples: o investimento político em educação foi forte, porque educação é compreendida como base do futuro econômico - o governo gasta quase a metade do que gastam os Estados Unidos nos alunos da educação primária, mas conseguiu resultados mais altos.

O início deste eficiente sistema educacional teve como base uma longa trajetória de políticas públicas destinadas a melhorar a educação, e a partir da Segunda Guerra Mundial, quando as forças militares estadunidenses ocuparam o sul da Península da Coreia, foram assentadas as bases deste sistema, inspirado no modelo norte-americano. Desde então o governo desenvolveu um sistema educativo adequado às diferentes etapas de desenvolvimento que viveu o país.

Nos últimos quarenta anos o governo introduziu uma série de planos econômicos que enfatizaram o crescimento da indústria exportadora, pelo que as políticas educativas estiveram focadas em prover mão de obra qualificada à economia, reforçando o currículo escolar na área tecnológica e científica. Assim, a qualidade, relevância e excelência da educação se converteram em prioridades do governo.

Por outro lado, a Coreia do Sul, nos últimos cinco anos estabeleceu como uma das prioridades de governo, a política de qualificação do capital humano, baseada na qualificação dos recursos humanos como estratégia para o desenvolvimento econômico do país.

O resultado é um sistema de formação de capital humano que possibilita a interação do investimento em educação com o crescimento econômico, bem como diversas políticas que convergem para um círculo virtuoso entre educação, emprego e bem-estar e que é imperativo o investimento em formação dos cidadãos para o desenvolvimento nacional.

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Zé Bastos 24/07/2012 07:22
O Sr.Jornalista que escreveu este artigo esqueceu-se de mencionar de que o salário mínimo da Coreia do Sul é de 4 milhoes de wons, e de que os valores dos salários em geral são muito equilibrados, não existindo diferenças abismais entre eles.
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henriqu 13/05/2012 09:26
Parabéns pelo artigo. Devemos seguir esse brilhante modelo de industrialização, de c&t e de educação.Um drilhante artigo do Hélio Barro também faz referencia e detalha as estratégias adotadas pela coréia.
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