[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O que os Estados Unidos querem com o Brasil | Coluna Mapa-Múndi | O POVO Online
MAPA-MÚNDI 10/04/2012 - 08h23

O que os Estados Unidos querem com o Brasil

Compartilhar

A viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington esta semana (9 a 11/04) significa uma nova era nas relações entre Brasil e Estados Unidos não apenas no campo econômico, mas também em áreas estratégicas. E Rousseff, de forma pragmática, sabe muito bem que seu colega americano tem o desejo de iniciar um novo momento nas relações entre Washington e Brasília.

 

Obama, por razões óbvias, já declarou que o Brasil, a China e a Índia são os países com os quais os Estados Unidos devem estreitar suas relações comerciais. De fato, quando de sua visita ao Brasil em 2011, o mandatário estadunidense declarou que "o Brasil seria prioridade em seu governo e que era o momento de uma firme colaboração entre os gigantes das Américas".

 

Para mostrar que estava decidido a iniciar um novo momento nas relações com o Brasil, Obama determinou a eliminação de tarifas de importação sobre o etanol e maior facilidade para a obtenção de vistos por parte dos brasileiros. O presidente americano poderia ter sido mais lúcido, se de forma direta, como já fez o governo britânico, tivesse endossado um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

 

Agora, quando a presidente Dilma Rousseff retribui a visita, as bases dessa colaboração começam a ser evidenciadas na prática. A cooperação deverá abarcar campos estratégicos como as energias renováveis, inovação tecnológica, petróleo (principalmente com as descobertas brasileiras do pressal) e estratégia militar.

 

O governo brasileiro percebe que os Estados Unidos finalmente despertaram para o fato de que o Brasil é um país com uma classe média em ascensão meteórica e consumo voraz e que pode ser a salvação para as empresas americanas que não podem se sustentar em seu mercado interno decadente.

 

Para completar, desde 2009 os Estados Unidos perderam para a China, a posição de maior parceiro comercial do Brasil.

 

Assim, ainda que possa parecer um paradoxo, são os Estados Unidos os que neste momento têm os olhos postos na sexta potência econômica mundial e num país estratégico na América Latina.

 

> TAGS: MAPA-MÚNDI
João Bosco Monte
Compartilhar
espaço do leitor
Marcelo Nascimento 10/04/2012 22:59
Ninguém merece ir pro Recife só pra pegar filas atrás de um visto. Essa humilhação já deveria ter acabado.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
carlos 10/04/2012 14:25
COMO O BRASILEIRO, E O ESCRITOR SE ILUDEM. QUANTA BABOZEIRA SÓ PARA DIZER QUE OS ESTADOS UNODOS NUNCA VÃO DAR BOBEIRA PARA O BRASIL. É POR ISSO QUE ELES SÃO GIGANTES E NÓS SOMOS O QUINTAL DELES AONDE ELES JOGAM LIXO HOSPITALAR E DEMAIS FÉZES. GRATO DONA DILMA.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Mapa-Múndi

RSS

Mapa-Múndi

João bosco monte

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Mapa-Múndi

Powered by Feedburner/Google