Fábio Campos 06/04/2014

A crônica de uma decisão

"Agora, o governador e seu grupo político vão partir para a disputa. Deverá haver concorrência. O cenário da semana, que pode mudar, indica que a principal delas será oriunda de um racha na base partidária que banca Cid desde 2006"
notícia 4 comentários
DictSql({'grupo': 'Colunista', 'id_autor': 16362, 'email': 'fabiocampos@opovo.com.br', 'nome': 'F\xe1bio Campos'})
Fábio Campos fabiocampos@opovo.com.br

Sexta-feira foi o dia do “fico”. Fica Cid Gomes, o governador. Fica Domingos Filho, o vice-governador. Acabou por se confirmar o plano inicial nutrido por Cid durante quase todo o segundo mandato. Porém, não foi esse o plano que a ele se impôs nos últimos dias.

Com a candidatura de Eunício Oliveira em campo, o governador passou a considerar necessário eleger o irmão Ciro senador. Para isso, bastava Cid abdicar do Governo para deixar Ciro elegível. Simples, não? Sim, mas havia algo a resolver. No caso, quem assumiria o Governo com a saída de Cid.


Ora, caberia ao vice assumir a tarefa. Afinal, Domingos Filho havia sido escolhido pelo próprio Cid para a vice. Antes, como deputado e como presidente da Assembleia, deu todas as demonstrações de apreço e fidelidade ao governador.


Ainda no PMDB, Domingos dizia que não era “peemedebista”, mas sim “cidista”. Depois, saiu da sigla para se juntar ao Pros, o asilo político de Cid e companhia. No Governo, assumiu tarefas importantes e foi um vice de comportamento exemplar. Muito discreto, e sem jamais causar desconfortos ao titular.


Mas, Domingos é de Tauá, no árido Sertão dos Inhamuns. Não é de Sobral e nem da Região Norte. Sua tradição política familiar é outra. Portanto, por mais fiel e dedicado que tenha sido, não era homem da absoluta confiança do grupo do governador.


Na reunião da tarde de quinta-feira, quando perguntado, Domingos disse que sua intenção era assumir o Governo caso Cid decidisse sair. Declarou que se assim fosse iria trabalhar para viabilizar-se como candidato ao Governo. Também disse que caso não conseguisse a indicação, apoiaria com vigor o nome do partido.


No entanto, não eram esses os planos do governador. O projeto era o seguinte: Cid sai. Domingos também sai. Assim, o governo cairia no colo de Zezinho Albuquerque, o presidente da Assembleia amigo-irmão de Cid e Ciro.


Domingos bateu pé. Sugeriram-lhe outras possibilidades. Um Ministério, por exemplo. Dilma não se oporia. Que tal uma vaga vitalícia em um tribunal de contas? Ou um mandato parlamentar? O vice manteve-se firme.


Diante da legítima resistência, na noite de quinta-feira Ciro formulou um “aventureiro” que a crônica política leu como um injusto ataque dirigido a Domingos. No dia seguinte,

Cid enterra o plano de renunciar e declara que levará o mandato até o fim.


Trocando em miúdos, o projeto é entregar o poder a um membro do grupo. A ninguém mais.


OS SONHOS DE EUNÍCIO

Agora, o governador e seu grupo político vão partir para a disputa. Deverá haver concorrência. O cenário da semana, que pode mudar, indica que a principal delas será oriunda de um racha na base partidária que banca Cid desde 2006. Eunício Oliveira (PMDB) afirma e reafirma a candidatura ao Governo.

 

Cid e Eunício conversaram na semana passada. Pouco se sabe a respeito do que trataram, mas é muito provável que as coisas tenham ficado claras para um e para outro. A saber: Eunício é candidato. Cid não o apoiará.


Dois dias depois da reunião, o senador declara ao O POVO que “é fácil conversar com outros partidos”. Certamente é isso que está fazendo. Eunício conversa com o PSDB e com o PR. Mantém diálogo com o PT, com o PCdoB e outros menos significativos.


Considerando que o PT fica com o Pros, em sua cabeça há uma chapa dos sonhos. Eunício para o Governo e Inácio Arruda (PCdoB) para a vice. Sim, o Inácio que será preterido pelos parceiros Pros e PT na disputa de senador pode ter lugar na chapa do outro parceiro que rompe a aliança.


O sonho de Eunício se completará se conseguir atrair o PSDB para o seu palanque. Mais que isso. O objetivo é convencer Tasso Jereissati a disputar o Senado.


Outro trunfo do senador: mesmo candidato ao Governo manterá ativo o mandato de senador. Ou seja, sempre terá o PT numa posição defensiva diante de pedidos de CPIs e da ação da oposição. Assim, poderá manter Lula e Dilma bem longe da campanha do Ceará.


PMDB S.A

Empresário com trajetória de sucesso, Eunício fez do PMDB cearense uma espécie de filial de seus negócios. Atentem para um detalhe: todas as últimas manifestações públicas oriundas do comando do PMDB, quando não parte de Eunício, partem de seus sócios nos negócios. No caso, o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, e o também empresário Carlos Gualter. O PMDB virou uma célula empresarial. Quem também ganha espaço por lá é o empresário Mário Feitosa. Gente como o deputado Federal Mauro Benevides não tem espaço para se movimentar.

 

ERRO CAPITAL

Uma ironia do destino político: a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) é tratada como inimiga figadal pelos Ferreira Gomes. O grupo do governador fez um enorme esforço para derrotá-la em Fortaleza. Para isso, contaram com a aliança e o apoio do PMDB de Eunício Oliveira. O senador só acumulou mais forças. Tanta que agora é apontado como o principal obstáculo para o projeto do governador Cid de fazer um sucessor de sua confiança. Já teve interlocutor dizendo que foi um erro político tentar massacrar a petista. Cid até que tentou abrir diálogo com a ex-prefeita após as eleições de 2012. Magoada, Luizianne não abriu o flanco.

 

UMA APOSTA

A surpresa da sexta-feira foi a desincompatibilização de Izolda Cela. Filiada ao PT, comandou a área de educação durante os dois mandatos de Cid Gomes. É no setor que está o maior sucesso do Governo. Todos os números da área são positivos. A política educacional do Governo é respeitada até pelos petistas que atuam no setor, como o deputado federal Artur Bruno. O principal projeto de Cid na Educação foi copiado pelo Governo Federal. E Izolda é de Sobral. Não duvidemos se for ela a escolhida para disputar o Governo. As pesquisas qualitativas vão ser encomendadas.

 

GRANDE NOITE

Vem aí o Anuário do Ceará 2014. Centenária, a publicação vem expondo ao longo dos anos o retrato social, econômico, político e cultural do Estado. O conteúdo e o projeto gráfico são reflexos de cada época. Daí a escolha da nova capa e de um projeto gráfico inspirados em um Ceará inserido em contexto socioeconômico moderno, cosmopolita e sede de um evento global que possui a maior audiência do planeta, a Copa do Mundo de futebol. É a representação de um Ceará bem mais industrializado, mais escolarizado e de economia muito mais dinâmica do que, por exemplo, o período vivido por Martins Filho, o fundador da UFC que já foi editor do Anuário. O lançamento será na noite da próxima quinta-feira, no La Maison Dunas.

espaço do leitor
Felipe 07/04/2014 10:28
Izolda Cela, se um dia foi do PT, hoje não é mais desse partido. Está no PROS desde outubro de 2013, segundo reportagem do próprio Jornal OPovo.http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/10/09/noticiasjornalpolitica,3143139/izolda-se-filia-ao-pros-e-vira-trunfo-de-cid-para-sucessao-em-2014.shtm
Rogério Santos 06/04/2014 15:29
E se os candidatos fizessem um simples propósito: GOVERNAR PARA O POVO? Não seria muito melhor? É claro que sim! O problema é que toda Política anda à roda da defesa dos poderes dos "caciques" e das "famílias" dos "coronéis". Parece a "Cosa Nostra" siciliana.
Advogado 06/04/2014 10:03
Eunício passa a ser o novo, a mudança. Agora o poder, para saber sua real postura. Não é um coronel como os gomes e nem como o tasso. Não tem o poder político sindical e o discurso demagógico do PT. Uma mescla de virtudes e também defeitos. Mais virtudes e que elas nos ajudem.
Felipe Melo 05/04/2014 18:30
Izolda Cela, se um dia foi filiada ao PT, não está mais nesse partido. Foi para o PROS, segundo reportagem do próprio Jornal OPovo. http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2013/10/09/noticiasjornalpolitica,3143139/izolda-se-filia-ao-pros-e-vira-trunfo-de-cid-para-sucessao-em-2014.shtml
4
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Fábio Campos

RSS

Fábio Campos

Fábios Campos

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta e Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Fábio Campos

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Fábio Campos