[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A sucessão já começou | O POVO
fábio campos 24/02/2013

A sucessão já começou

Compartilhar


Na comemoração dos 10 anos de poder, o PT deu a largada da campanha eleitoral de 2014. Como nunca antes visto nesse País, a disputa chega com grande antecedência. Bem ao seu estilo, Lula foi quem balançou a bandeira de largada. Como o mais bobinho dos políticos sabe, se a campanha nacional entrou na pauta, as disputas locais ganham a mesmíssima dinâmica.


A sucessão nacional molda as sucessões estaduais. E esse movimento se dá de forma automática. O começo das discussões acerca da Presidência da República impõe um processo correlato nos estados.

Mais ainda quando o atual gestor está no fim da linha dos dois mandatos. É onde se enquadra o Ceará.


Antecipar a campanha é sempre muito ruim para o governador de plantão. Mais ainda para um político como Cid Gomes que gosta de empurrar a discussão sucessória para o limite do limite do limite da data estipulada pela legislação.


No Ceará, já ocorreram espasmos nada desprezíveis em torno da sucessão estadual. O senador Eunício Oliveira (PMDB), em alto e bom som, foi o primeiro a dizer que pretende ser candidato a governador nas eleições de 2014. O PT se mexe.


Percebam que a disputa principal no Ceará vai se dar por dentro da grande aliança que banca o governador. E isso ganha uma proporção ainda mais significativa quando se sabe que Cid não tem um nome nato e óbvio para apontar como candidato.


A dinâmica da política é incontrolável, sabe-se. Mais ainda quando o processo é antecipado com meses de antecedência. A agenda passa a não ter um dono. Atentem que o PT escolheu Fortaleza como a primeira cidade a receber o seminário que está sendo considerado a “caravana da cidadania” de Dilma Rousseff.


O evento vai acontecer dia 28 de fevereiro, uma quinta-feira, em um hotel da Beira Mar. Todos os dirigentes da aliança pró-Dilma foram convidados. Cid Gomes, entre eles. Certamente o prefeito Roberto Cláudio também. É o PSB. Luizianne Lins é presidente estadual do PT e terá lugar à mesa principal.


Percebem a delicadeza e a tensão envolvidas em um simples evento? Com a campanha antecipada, será assim. Cada ato, cada agenda, cada movimento ganha uma repercussão diferente. Cada frase proferida, cada gesto, cada constrangimento gerado merecerá leituras as mais diversas.

 

CONSPIRADORES


Tem muita gente no PSB do Ceará vendo alma penada. Fala-se de uma articulação envolvendo a imprensa nacional e local com o objetivo de desmoralizar Cid Gomes. Tal articulação teria nascido no laboratório político do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que veria no cearense um obstáculo às suas supostas pretensões de se tornar candidato a presidente da República em 2014. É o apreço que nossa política tem pelas teorias conspiratórias. É bem mais fácil se apegar a uma teoria da conspiração do que encarar os recentes fatos que levaram o Ceará a entrar de forma constrangedora no noticiário nacional.

 

TAPETÃO


De férias, o desembargador Rômulo Moreira de Deus concedeu liminar no caso das passagens de ônibus de Fortaleza. Tratei da questão aqui, na edição de quinta-feira. O magistrado achou por bem contestar afirmando que sua atitude se deu no absoluto respeito “às prerrogativas funcionais e às normas processuais aplicáveis”. Não foi esse o entendimento do comando do Tribunal de Justiça, que anulou sua decisão e todas as outras que possivelmente tenha assinado nas férias. Em sua defesa, Deus citou precedentes de magistrados que, nas férias, proferiram decisões. Os casos citados por ele se tratavam de habeas corpus.

 

NA BEIRA MAR


Na rede social Facebook, um grupo de sócios e simpatizantes do Náutico Atlético Cearense promove um movimento contra a venda da parte não tombada do clube. Com localização privilegiada em plena Beira Mar, o atual comando do Náutico estaria negociando a área com fundos de pensão interessados em construir um shopping center. Somente o prédio antigo, que foi tombado pela Prefeitura, seria preservado. Até ontem, já havia 2.477 pessoas no movimento intitulado “O Náutico é do povo cearense”. A adesão é aberta e todos escrevem o que bem entendem. Como é peculiar às redes sociais, muitos são agressivos em seus comentários.

 

SINAL VERMELHO


Continuam subindo céleres as obras de construção do shopping na área remanescente ao antigo Jóquei Clube de Fortaleza, ao lado do Hospital da Mulher, no bairro Pici. Detalhe: a construção não possui alvará. A obra do centro de compras, que pertence a uma multinacional, foi iniciada em junho de 2012. Portanto, passou seis meses sem ser devidamente fiscalizada pela gestão anterior da Prefeitura de Fortaleza. Já se vão quase dois meses da nova gestão e a obra se mantém célere.

 

PARCERIA


A plena harmonia entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado promoveu uma situação jamais ocorrida em anos anteriores: a presença do pelotão de choque da Polícia Militar para desalojar famílias que fizeram ocupações ilegais de terrenos. Na quarta-feira passada, a tropa de elite da PM garantiu a segurança para os tratores derrubarem os casebres em um terreno privado nas margens da avenida Alberto Craveiro, que será alargada (daí o interesse do Município).

 

NITROGLICERINA


Por falar em ocupação, foram invadidos os apartamentos populares construídos as margens da Lagoa do Papicu para receber os moradores da favela que ali viceja. Os invasores são de vários outros bairros de Fortaleza. Ou seja, a velha favela continua lá intacta e o novo conjunto residencial, que ainda não havia sido nem sequer inaugurado, foi ocupado por quem não tinha direito aos apartamentos. Tudo isso no entorno da lagoa, que é uma área de preservação ambiental.

 

SUGESTÃO DO DOMINGO


Recomendo a série House of Cards. É a política como ela é. Trata-se da história de um anti-herói, o congressista democrata Francis Underwood. Preterido para ser secretário de Estado do presidente que ajudou a eleger, a raposa Francis despe-se dos escrúpulos. Todas as ações se justificam não pelos fins de uma nação, mas sim pelos seus próprios. Seu projeto de poder é pessoal. Atente para a relação que mantém com a imprensa e a forma como se relaciona com uma jovem jornalista. A série está disponível na Netflix.


"Já ocorreram espasmos nada desprezíveis em torno da sucessão estadual"


"É mais fácil se apegar a teoria da conspiração que encarar os
recentes fatos que levaram o Ceará a entrar de forma constrangedora no noticiário nacional"

 

"Continuam subindo céleres as obras do shopping ao lado do Hospital da Mulher. Detalhe: a construção não possui alvará"

Fábio Campos fabiocampos@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Fábio Campos

RSS

Fábio Campos

Fábios Campos

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta e Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Fábio Campos

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Fábio Campos