[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O PT do Ceará é devorado pelo PSB | O POVO
Fábio Campos 17/02/2013

O PT do Ceará é devorado pelo PSB

"Um grupo que, até o menos informado filiado sabe, não deve mais obediência aos ditames da sigla"
Compartilhar

Amestrado, o PT do Ceará está sendo solenemente engolido pelo PSB. Ou, mais propriamente, pelo grupo político do governador Cid Gomes. Esse grupo detém hoje o comando do Governo, da Prefeitura de Fortaleza, da Assembleia e da maioria das prefeituras.

 

Em nome do projeto de poder nacional que o partido detém há dez anos, o petismo se comporta como bom e suave menino. Com o objetivo de manter o apoio do grupo Ferreira Gomes à reeleição de Dilma Rousseff, presta-lhe todo apoio e evita se colocar como alternativa de poder local.

 

Após a derrota em Fortaleza, até esperneou. Chegou a dizer que iria discutir a relação com os aliados. Colocá-la em novos patamares. Da boca pra fora. No fim das contas, sem nenhuma ponderação, a sigla se reuniu para reiterar o irrestrito e incondicional apoio ao PSB.

 

O PT manteve suas boquinhas no Governo do Estado. Manteve também intocados os secretários filiados ao partido. Um grupo que, até o menos informado filiado sabe, não deve mais obediência aos ditames da sigla. Hoje, estes são muito mais cidistas do que petistas.

 

Mas, e se o projeto nacional da família Ferreira Gomes for obrigado pelas circunstâncias políticas a migrar para, por exemplo, uma possível candidatura de Eduardo Campos em 2014, como ficará o PT do Ceará?

 

Cid e Ciro Gomes têm reafirmado o desejo de apoiar a reeleição de Dilma. É fato. Mas, a pergunta se mantém: e se o PSB tiver candidato próprio a presidente contra Dilma? Pois é. Se isso acontecer, as novas circunstâncias impõem um reposicionamento.

 

Bom, a lógica e a racionalidade política dizem o seguinte: caso PSB tenha candidato próprio a presidente o PT local terá que romper com o Governo de Cid Gomes, formar uma nova aliança e montar um palanque para Dilma no Ceará.

 

Pelo comportamento domesticado, o petismo parece não perceber que a situação acima está a caminho. Atentem para uma declaração do líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), deputado bastante próximo de Eduardo Campos: “Nosso partido vê com total entusiasmo a possibilidade de ele ser candidato”.

 

Mais: “Há um certo esgotamento dessa dicotomia tucano-petista. Já são 20 anos. Temos no Eduardo uma liderança testada, aprovada. É bom gestor, é político e é jovem. Não podemos perder essa oportunidade”.


No Ceará, esse novo PSB já mostrou o quanto é pragmático quando necessário. Tasso Jereissati que o diga. É bom que o petismo cearense coloque suas velhas barbas de molho. Enfraquecer-se e se entregar candidamente diante de um potencial adversário não é o caminho mais inteligente.

 

EM DUAS FRENTES

Eduardo Campos continua como um patinho na bucólica lagoa livre de caçadores ou predadores. Na superfície, nada tranquilo sem fazer marolas. Porém, suas patas mergulhadas na água se mexem com vigor. Enquanto seus seguidores se movimentam abertamente de olho em 2014, o governador só desmente possíveis pretensões. Assim, não vira alvo e é cortejado por todos. É óbvio que o governador espera a evolução dos acontecimentos. Um novo pibinho em 2013, por exemplo, vai empurrá-lo para a disputa presidencial. Detalhe: o PDT atua em duas linhas. Parte do partido apoia Dilma e mantém cargos no Governo Federal e outra parte, liderada pelos senadores Cristovam Buarque e Pedro Taques, de olho em novas alianças para 2014, falam em independência.

 

O QUE É PRAGMATISMO

Vejam essa declaração: “Numa eleição em dois turnos, é importante ter vários candidatos. Queremos muito que o Aécio seja candidato. A candidatura da Marina, que nós admiramos, também é importante. Acho que podemos ter uma eleição muito boa do ponto de vista da representação e do debate, com gente muito qualificada”. Muitos poderiam imaginar que a declaração é de Ciro Gomes, em 2010. Afinal, é igual à tese por ele defendida quando tentava convencer o seu PSB a aceitar a sua candidatura a presidente da República. Porém, a frase foi preferida agora pelo líder do PSB, Beto Albuquerque, um dos que vetaram a pretensão de Ciro na eleição passada. Trocando em miúdos, o que não valeu para 2010 com Ciro vale para 2014 com Eduardo Campos.

 

O ESTILO DE RC

Consta que o prefeito Roberto Cláudio (PSB) foi ao presidente do Tribunal de Justiça explicar seus motivos para não ceder o procurador municipal, Martônio Mont’Alverne. O desembargador Gerardo Brígido havia oficializado o convite para o procurador ser seu assessor na área jurídica. Não se sabe ao certo o teor da conversa dos dois. Oficialmente, o prefeito alegou “carência no quadro de procuradores” para não ceder o servidor público ao TJ. Em tempo: quando prefeito, Juraci Magalhães agiu bem diferente com Ivo Gomes, que é servidor concursado da Procuradoria de Fortaleza. Embora sofresse forte oposição do grupo político de Ciro e Cid, o então prefeito não criou obstáculos para impedir as licenças de Ivo, que foi estudar nos EUA e depois foi servir à Prefeitura de Sobral como secretário.

 

IMPRENSA (QUASE) LIVRE

O Brasil compõe uma reduzida lista de dez países do mundo onde a liberdade de imprensa corre perigo e sofreu restrições recentes. O ranking, elaborado pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, em inglês), foi divulgado na última quinta-feira, em Nova York. O relatório intitulado “Ataques à Imprensa” denuncia “um aumento sem precedentes no número de jornalistas assassinados e presos no último ano” e uma “legislação restritiva e censura estatal” que colocam em risco o jornalismo independente. Além do Brasil, integram o lamentável grupo o Equador, a Síria, a Somália, o Irã, o Vietnã, a Etiópia, a Turquia, o Paquistão e a Rússia.

> TAGS: pt ceará devorado psb
Fábio Campos fabiocampos@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Eduardo 23/02/2013 21:51
É triste ver o colunista corroborar a visão desta instituição CPJ. Mais liberdade de imprensa do que existe aqui????? Querer nos por no mesmo nível de Equador, Síria, Somália, Irã, Vietnã, Etiópia, Turquia, Paquistão e a Rússia????? É brincandeira!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eduardo 23/02/2013 21:50
O PSDB inchou pelo adesismo e hoje está morto no Ceará. O PSB, depois de ser entregue ao grupo dos ferreira gomes, também inchou (os mesmos adesistas que eram do PSDB estao agora todos dentro do PSB).
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ivan Monte 18/02/2013 16:30
O "disco arranhado" volta a atacar...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maclima 18/02/2013 15:25
PIG seria, PARTIDO da IMPRENSA GOVERNISTA? Tá tudo dominado!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ary Braga 17/02/2013 18:23
Continua esses comentários ridículos sobre liberdade de imprensa, como se o leitor fosse tão idiota quando o que escreve. Não confunda liberdade de imprensa com liberdade de OPINIÃO.....da pra entender ou quer que desenhe. Essa campanha ridícula da PIG já esta enchendo o sacoooooo!!!!!!!.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
9
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Fábio Campos

RSS

Fábio Campos

Fábios Campos

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta e Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Fábio Campos

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Fábio Campos