[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Congressistas de 85 países fazem pré-Rio+20 | Coluna Esplanada | O POVO Online
ESPLANADA 08/06/2012 - 18h19

Congressistas de 85 países fazem pré-Rio+20

notícia 0 comentários
Compartilhar

Brasília, Sexta-feira, 08 de Junho de 2012 – nº 161 – Twitter @leandromazzini
Congressistas de 85 países fazem pré-Rio + 20

A conferência internacional de sustentabilidade Rio + 20 começa uma semana antes da abertura oficial, com a Cúpula dos Legisladores, de 15 a 17 de Junho, da qual sairá um documento que norteará os debates dos chefes de Estados que chegarão dia 22. Congressistas de 85 países vão se reunir no Rio para traçar as estratégias do debate e o que pode ser feito no âmbito político em suas nações para ratificar acordos. O relator do documento será o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).


China x EUA


Pelo menos 35 chefes de Parlamentos já confirmaram presença. Surpresa foram China e EUA. Os maiores poluidores enviarão seus congressistas.


Agendas


Rollemberg confirmou três agendas principais no debate: Plataformas para a Rio+20, Práticas legislativas para o meio ambiente e Capital ambiental.


Propostas


‘Queremos propor que em 20 anos haja água para todos e que se dobre o uso de energia renovável no mundo’, adianta o senador brasileiro.


Vida de honesto


Lembram o Francisco Basílio, funcionário terceirizado da limpeza no Aeroporto de Brasília que devolveu ao dono uma maleta achada cheia de dólares num banheiro? Foi desligado por esses dias, meses antes da aposentadoria, para que sua empresa não pague os direitos trabalhistas aos quais tem direito.


Brasil-Irã


O Brasil terá papel nas negociações em torno do Programa Nuclear Iraniano, na rodada de 18 e 19 de Junho, diz o embaixador Antônio Salgado. Ele defende os interesses brasileiros em Teerã.


Concreto export


Enquanto a Delta Construções agoniza aqui, empreiteiras aumentam negócios no exterior. As construtoras brasileiras são as únicas da América Latina a assentar tijolos e asfalto no Líbano.


Cadastro geral


Em feira realizada recentemente na África, sete empreiteiras brasileiras conseguiram ampliar os negócios na região.


Ano acabou


De importante, o Senado só vota este ano a MP sobre o Código Florestal e a nova tabela de índices do Fundo de Participação Estadual. Fora isso, só eleição municipal.


Transporte público


O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) voltou de Oslo e Estocolmo maravilhado com o transporte público e as ciclovias. Acha que o Brasil só cresce no setor com Parcerias Público-Privadas em estradas e ferrovias.


Dois lados


A cúpula do PSB teve reunião reservada em Brasília. Decidiu retirar o apoio ao PSDB paulista, pelo PT, mas continua com tucanos na coligação em BH, porque são cabeça de chapa com o prefeito Márcio Lacerda, que concorre à reeleição.


Cada um por si

Será tão instigante quanto São Paulo a disputa pela prefeitura de João Pessoa (PB). O ex-governador José Maranhão (PMDB), o prefeito Luciano Agra (PSB), Luciano Cartaxo (PT) e o senador Cícero Lucena (PSDB) estão no páreo.


Boa Vista


Em Boa Vista (RR), a disputa maior será entre a deputada federal Teresa Surita (PMDB), três vezes prefeita, e Messias de Jesus, ex-presidente da Assembleia Legislativa, apadrinhado pelo ex-governador Neudo Campos.


Boas vindas


O Rio será palco de eventos e festas a partir quarta que vem. O Itamaraty promoverá coquetel para 3.500 convidados oficiais da Rio + 20.


Posse


O juiz Nino Oliveira Toldo toma posse na terça na presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil, em Brasília.


Ponto Final


‘Temos que construir competências no Legislativo de acompanhamento e fiscalização’
Senador Rollemberg, sobre o documento que será assinado na Cúpula dos Legisladores.

Com Gilmar Correa e Marcos Seabra
contato@colunaesplanada.com.br . www.colunaesplanada.com.br

> TAGS: esplanada
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Esplanada

RSS

Esplanada

Leandro Mazzini

Escreva para o colunista

Atualização: Terça a Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Oras bolas

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Esplanada