[an error occurred while processing this directive] Um Ano Novo mesmo, de verdade! | O POVO
Educação 31/12/2011

Um Ano Novo mesmo, de verdade!

"Ambos personagens venceram. Tinham uma forte visão de futuro. Eram persistentes, indomáveis, determinados, irascíveis, temperamentais e teimosos."
notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16655, 'email': 'jmcarticulista@uol.com.br', 'nome': 'Jos\xe9 Milton Cerqueira'}
José Milton Cerqueira jmcarticulista@uol.com.br

Fim de ano a criatura humana sempre arranja um espaço para grandes reflexões, que vão do avaliar ao projetar. Isso é bom, muito bom mesmo, pois o corre-corre da vida muitas vezes nos impede de ter um momento a sós, que dê espaço para meditação. As grandes e velozes transformações sociais nos tiraram essa preciosidade, que ainda hoje é muito exercitada no mundo oriental e muito bem presente no tempo dos nossos pais ou nossos avós. É muito salutar e produtivo que nos nossos propósitos e projetos para 2012, identifiquemos com muita clareza o que sonhamos e queremos, bem como o modo e o tempo de executá-los.

 

O propósito aqui não é dar um tom tecnicista ou burocrático aos nossos desejos. Isso não seria justo e tiraria a beleza dessas emoções. Mas, por outro lado, não é nada agradável chegarmos ao final do ano que se inicia e constatarmos que o sonhado não aconteceu, ficou no caminho ou mesmo nem iniciado foi. Para evitar essa pequena frustração e, além disso, sentir o sabor agradável da viabilização dos nossos sonhos torna-se indispensável transformá-los em projetos. E projetos incluem pequenos e preciosos detalhes de execução daquilo que sonhamos. Só assim podemos tornar real o que estava muito forte em nosso imaginário. É essa a grande diferença entre o desejar e o fazer, o sonhar e o executar.


Devemos continuar sonhando e sonhando muito, acordados ou dormindo. Porém, não custa nada adicionar aos nossos sonhos para 2012, algo que, talvez, não estava presente anteriormente: o firme e planejado propósito de torná-los verdadeiramente uma realidade em nossas vidas. É isso que, todos nós que fazemos esta Coluna, desejamos a você: realizar seus sonhos. Receba um grande abraço. Estaremos torcendo, de coração, para que você tenha um Ano Novo, novo mesmo, de verdade, bem verdadeiro

 

INDICO DOIS LIVROS:


Veja em qual dos dois você encontra....

No Natal, recebi de presente dois livros, cada um sobre determinada e conhecida personalidade. Uma delas era cautelosa, metódica, planejadora, sempre com os pés no chão e muito vidrado no mérito, na competência e na disciplina. A outra personalidade, nem tanto. Era afeito ao risco, à aventura, ao improviso, ao novo, ao recomeçar, extremamente criativo e arredio ao convencionalismo e à previsão burocrática. Ambos venceram. Tinham uma forte visão de futuro. Eram persistentes, indomáveis, determinados, irascíveis, temperamentais e teimosos. Veja em qual deles você encontra o seu estilo ou lhe causa mais admiração. Esses personagens são Bernardinho e Steve Jobs. Eis os dois livros: Transformando Suor em ouro, Bernardo Rocha de Rezende, publicado pela Sextante; O Fascinante Império de Steve Jobs, escrito por Michael Moritz, com publicação da Universo dos Livros.

José Milton Cerqueira

Educador e advogado

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Educação

RSS

Educação

José milton cerqueira

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Educação

Powered by Feedburner/Google