[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A Rio mais 20 no papel-a economia verde | O POVO
ECOLOGIA 29/04/2012

A Rio mais 20 no papel-a economia verde

"O termo economia verde parece ganhar atenção especial das Nações Unidas para a Rio mais 20"
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar

Há duas colunas estamos tentando dissecar o documento que serve de base para os chefes de estados tomarem suas decisões em relação à Rio+20 – é a Minuta Zero da Conferência. Assim como o conceito de desenvolvimento sustentável dominou as discussões na Rio’92, o termo ‘economia verde’ parece ganhar atenção especial das Nações Unidas para a Rio+20. A parte III de seu documento base faz questão de juntar os dois termos, ao indicar que a discussão se dá no âmbito da “Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”. Mas o que as Nações Unidas estariam entendendo por economia verde?

 

As indicações, embora esparsas, são encontradas no documento. No item 26 da Minuta Zero, a ONU considera a economia verde “como um meio para alcançar o desenvolvimento sustentável, que deve permanecer como o nosso objetivo principal”. Ao mesmo tempo, reconhece que a “economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza deve proteger e reforçar a base de recursos naturais, aumentar a eficiência dos recursos, promover padrões de consumo e produção sustentáveis e guiar o mundo na direção de um desenvolvimento de baixo carbono”. Numa percepção inicial, a ONU estaria subordinando o capital à situação ambiental?


A aposta dura pouco. Já no item seguinte do documento, o item 27, a ONU desmancha os prazeres iniciais, ao salientar que “a economia verde não pretende ser um conjunto rígido de regras, e sim uma estrutura decisória que promova a consideração integrada dos três pilares do desenvolvimento sustentável, em todos os domínios relevantes dos processos decisórios público e privado”. E, no item seguinte, dá o tiro de misericórdia no próprio conceito que, a princípio, defende com tanto vigor. O item 28 do referido documento oficial proclama o reconhecimento da ONU no tocante a que “cada país, respeitando realidades específicas de desenvolvimento econômico, social e ambiental, bem como condições e prioridades particulares, farão suas escolhas apropriadas’. Aí, lascou! Às favas com a intercomplementaridade ambiental!


Centro da Capital Pedala Fortaleza Hoje, se você está lendo o jornal, a partir das 7 horas, a Prefeitura de Fortaleza realiza o 1º Pedala Fortaleza, um passeio ciclístico que terá como percurso uma rota turística e cultural, onde os ciclistas percorrerão as ruas do Centro de Fortaleza, passando por vários equipamentos que compõem o patrimônio histórico da cidade, como o Theatro José de Alencar, a Catedral, o Paço Municipal, a Casa do Barão de Camocim, Instituto Ceará, entre outros. A saída é do estádio Presidente Vargas. Pretende ser uma atividade permanente e periódica.

 

MATO GROSSO


Ex-desmatadores

Há quase uma década, centenas de assentados, pequenos e médios produtores rurais de Mato Grosso, apostaram numa ideia: deixar a abertura de novas áreas de lado e recuperar parte da vegetação de suas terras para preservar e gerar renda. O que parecia impossível para muitos vem se tornando realidade nas bacias dos rios Xingu e Araguaia. No vídeo ‘A resposta da terra’, os agricultores contam como passaram de desmatadores a pioneiros na restauração florestal na região.

Adaptação às mudanças climáticas

A Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UN/ISDR) lançou a Ferramenta de Auto-Avaliação do Governo Local. A iniciativa faz parte da campanha Fazendo Cidades Resilientes e busca ajudar cidades a estabelecer linhas de base, identificar lacunas de planejamento e investimento na redução de riscos e adaptação às mudanças climáticas. A nova ferramenta online foi testada em 20 cidades e permitirá, pela primeira vez, que municípios apresentem dados para os relatórios nacionais em andamento. A UN/ISDR também anunciou que mais de mil cidades já aderiram à campanha, que está criando uma rede de ampliação de alianças para a redução do risco de desastres.

 

Multimídia


Página eletrônica, em inglês, da Ferramenta de Auto-Avaliação do Governo Local, parte da campanha Fazendo Cidades Resilientes.

http://www.unisdr.org/campaign/resilientcities/toolkit/howto
Link para conhecer o percurso do Pedala Fortaleza. http://g.co/maps/8bs9s
Link para o vídeo ‘A resposta da terra’.

http://youtu.be/hZeDZvmXQxs

 

ecologiaopovo@bol.com.br

EDGARD PATRÍCIO

Edgard Patrício ecologiaopovo@bol.com
Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Edgard Patrício

RSS

Edgard Patrício

Edgard Patrício

Escreva para o colunista

Atualização: Domingos

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Ecologia

Powered by Feedburner/Google