[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Um casaco para uma saudade antecipada | O POVO
Das Antigas 09/03/2014

Um casaco para uma saudade antecipada

notícia 0 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16329, 'email': 'demitri@opovo.com.br', 'nome': 'Demitri T\xfalio'}
Demitri Túlio demitri@opovo.com.br
Compartilhar

De Nova Iorque, um amigo enviou um presente para o pai. Um casaco bem parecido comprado numa loja bacana e para ser vestido no agreste. Não há cristão que não bata os dentes quando a noite se faz por lá, mesmo na seca.

 

Além da roupa de frio, remeteu também uma missiva de filho pra pai e mãe; e de irmão para irmãs (são duas). Carta escrita à caneta, selada no gelo do estrangeiro, e saudades de véspera porque o pai foi tomado por uma doença de tocaia aos 70 e poucos. Está aqui, mas já se foi.

 

E, sabem lá nossas desculpas amarelas, o casaco seria o último jeito de abraçá-lo. Derradeira tentativa de esquentar seus dias indo e lhe sarar a dor morfina. Ainda não havia se acostumado com a viagem inevitável do pai.

 

Mesmo sabendo, tinha a leitura dos esclarecidos, que a vida tem uma noite que não amanhece. Porque é sublime o rebento. Sabia, sabia... Mas fazer o quê com a saudade antecipada? Ausentar-se dela? Nem que quisesse.

 

Na carta, comemorava o pai ainda estar no meio de todos. Até dele, apesar de ter se mudado para Fortaleza desde quando resolveu mudar o destino. Nunca faltaram os telefonemas e conversas esticadas de bem querer.

 

Saudade antecipada não é sentimento que se queira ao mais emboanceiros dos inimigos. Engasgar por lembrar quando o pai era um gigante, tinha asas invisíveis e atravessava o São Francisco inteiro sem ser uma baleia?

 

Havia de ir se acostumando com a saudade que já era medonha. Lógico que papai já sabia que a passagem já estava comprada. Tanta visita, tantos sobrinhos, gente que não via há tempos, filhos indo e vindo além dos Natais...

 

E além disso, nunca foi homem de correr das assombrações e dos rabos de saias. Chegou a perguntar na carta uma preocupação. Queria saber se o pai estaria com medo de viajar sozinho. Mas riscou e recomeçou. O sobressalto era de filho querendo proteção.

 

”Pai, segue o casaco comprado aqui no estrangeiro. Meu medo é que não dê tempo chegar... Queria amenizar seus arrepios, seus inesperados, seus derradeiros...

 

E acreditar que creio que isso é só uma travessia. Que quando chegar o tempo, voltaremos a cruzar os destinos... Foi o senhor, mesmo, quem repetiu isso com tanta gente que partiu... É a rebentação!

 

Se eu fosse o tudo, não teria inventado a despedida, a última imagem, a viagem sem volta, a doença que vence no final. Mas deve ter um sentido...

 

Por mim, se o senhor desejar, for menos doloroso, não empalho mais sua ida. Não rezo por sua permanência, não luto com o impossível.

 

Vou chorar, vou chover, porque é da natureza e o senhor sempre riu da chuva...

 

DEMITRI TÚLIO é repórter especial e cronista do O POVO

demitri@opovo.com.br

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Das Antigas

RSS

Das Antigas

Demitri túlio

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Das Antigas

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | Das Antigas