[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Em alerta com o sol | O POVO
COSMOS 10/06/2012

Em alerta com o sol

ERUPÇÕES SOLARES "O perigo das erupções solares vão desde o tão falado câncer de pele até doses tão altas de radiação que podem chegar a matar uma pessoa"
Compartilhar

Um simples olhar para o firmamento para contemplamos sua imensidão. São milhares de estrelas com vários planetas ao seu redor, asteroides, cometas e tudo isso apenas na nossa galáxia. Agora imagine que um grão de areia é como se fosse uma galáxia e que existem mais galáxias no universo do que grãos de areia na Terra.

 

Esse é apenas um resumo simplista de quanto o universo é gigantesco. Mas a ideia dessa coluna não é mostrar a grandeza do Cosmos, mas sim quão pequenos e frágeis nós, os seres humanos, somos. Somos mais 7 bilhões de pessoas em um planeta de pequeno porte, o que me fez refletir para a fragilidade da nossa espécie.


Quando me refiro à fragilidade do ser humano, faço isso em relação eventos externos. Várias são as formas de atingir a Terra e toda a vida existente nela. Desde tempestades de radiação oriundas do sol até mesmo os asteroides, que já protagonizaram tantos filmes de catástrofes.


Devemos toda a nossa existência ao sol. Tanto a Terra quanto o restante do sistema solar nasceram da matéria que não originou a nossa estrela central. É a energia vinda do sol que mantém a vida no nosso planeta, mas ele também pode acabar com ela.


O sol sobrevive transformando hidrogênio em hélio por meio de uma fusão nuclear. Esse mecanismo é que dita toda a dinâmica da energia proveniente do sol. Entre as componentes dessa dinâmica, estão as tempestades solares. Quando acontece uma explosão solar, um grande fluxo de radiação sai da superfície solar e parte dessa radiação vem em direção à Terra.


Essas erupções solares são ocasionadas por mudanças abruptas no campo magnético do sol e podem ser encontradas tanto na forma de partículas, como de radiação eletromagnética (podendo ser medida desde as ondas de rádio, passando pela luz visível e indo até os raios gama). Uma forma indireta de medir essas erupções são as manchas solares, que são regiões mais frias da superfície solar.


As erupções solares lançam essas partículas e radiação em direção à Terra, os chamados ventos solares. A Terra se protege de grande parte desse material por causa do seu campo magnético, que serve como um escudo natural contra essa radiação. Uma parte desse material consegue chegar à Terra e, em interação com as camadas mais externas da nossa atmosfera, formar as belíssimas auroras polares.


O material proveniente do sol é tão nocivo para o ser humano que uma erupção mais forte pode causar sérios danos nas redes elétricas (mais para altas latitudes) como curto-circuitos de aparelhos dos mais diversos. Por esse motivo, quando temos notícia de fortes ventos solares, aviões não podem voar, pois o vento solar pode danificar os computadores de bordo e outros eletrônicos.


Nas telecomunicações, também existem riscos em relação às tempestades solares, já que os mais expostos à radiação são os satélites de telecomunicação. O laboratório espacial norte-americano Skylab caiu em 1979 por esse exato motivo.


O perigo das erupções solares vão desde o tão falado câncer de pele até doses tão altas de radiação que podem chegar a matar uma pessoa. Em outubro de 1989, a radiação oriunda do sol foi tão forte que poderia matar um hipotético astronauta que estivesse em solo lunar.


Vendo esse perigo que mora ao nosso lado, a ISS (Estação Espacial Internacional) foi projetada para passar por esses acontecimentos. Nela há uma sala com paredes grossas, própria para abrigar os astronautas em órbita, caso o sol lance uma rajada de radiação como a que aconteceu em 1989, No episódio, os astronautas que estavam a bordo da estação espacial MIR receberam uma dose de radiação tão alta que era equivalente a que um ser humano normal receberia em um ano. Com a diferença que os astronautas receberam em algumas horas.


Os astrônomos sabem que temos que estar em constante alerta, monitorando o sol a cada segundo. Sabendo de uma erupção solar, podemos tomar algumas precauções para amenizar os danos. Por isso, a sonda Soho, da Agência Espacial Europeia, em colaboração da Nasa, foi lançada há 12 anos e continua ativa, monitorando o sol constantemente.

 

 

Victor Alves Alencar estuda astronomia desde os 9 anos de idade e hoje é estudante de Física pela Universidade Federal do Ceará(UFC). É colaborador da Olimpíada Brasileira de stronomia e Astronáutica (OBA)

Victor Alves Alencar cosmos@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Leo 16/07/2012 14:00
Vamos para quinta dimensão, o sol vai liberta a terra da ilusão... Salve Miguel Arcanjo e Is-Is(Maria),
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Cosmos

RSS

Cosmos

Victor alencar

Escreva para o colunista

Atualização: Domingos

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Cosmos

Powered by Feedburner/Google