[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Escolha tem consequências | O POVO
CONCIDADANIA 29/07/2012

Escolha tem consequências

Compartilhar

A escolha de alguém para dirigir uma cidade não é uma decisão qualquer. Ela pode ter consequências irreversíveis - para o bem ou para o mal. Basta um exemplo esclarecedor: a construção do Mercado Central, no berço histórico de Fortaleza, em 1998. Deveria ter sido construído em outro local. Além de agredir o entorno histórico e arquitetônico, a construção demoliu parte da memória da Cidade (como a casa em que nasceu dom Hélder Câmara e outros prédios antigos). Foi realizada durante a gestão Antônio Cambraia.

 

Apesar de todos os apelos dos defensores do patrimônio histórico e do urbanismo, contrários àquela lamentável iniciativa, não houve sensibilidade por parte do gestor e das forças que o sustentavam. Hoje, é um monstrengo irredutível, e Fortaleza perdeu para sempre parte de sua memória.


Enquanto os mecanismos de democracia participativa não estiverem ainda efetivados, a única forma de prevenir intervenções predatórias, em Fortaleza e outras cidades, sem o consentimento dos seus habitantes, é ter o cuidado preventivo de eleger gestores e forças políticas que se comprometam, publicamente, a ouvir a comunidade antes de tomar uma decisão irreparável.

 

MÃE ANISTIA


Dia 10 de agosto, a matriarca Lourdes Albuquerque (foto), um dos ícones (“Mãe Anistia”) da esquerda do Ceará - que, nesta sexta feira, completou 90 anos e vem sendo homenageada por amigos e admiradores - será uma das personalidades escolhidas para receber o Troféu Anistia, na Câmara Municipal de Fortaleza. Ela teve toda a família perseguida durante a ditadura (presos, torturados e exilados), mas nunca deixou, na época, de abrir sua casa para outros perseguidos políticos, mesmo correndo sérios riscos. O afeto e o respeito que inspira vão muito além das fronteiras ideológicas e partidárias, pois seu coração tem compromisso primeiro com o ser humano concreto.


FUZILAMENTO


Os meios que fizeram o maior escarcéu para derrubar a ex-ministra Erenice Guerra, acusando-a de corrupção, deram agora uma notinha quase invisível do veredicto da Justiça sobre a inexistência das irregularidades denunciadas. O ardil, no entanto, não só produziu a execução política de uma pessoa considerada inocente pela Justiça, serviu, sobretudo, para impedir a vitória de Dilma, no primeiro turno. É assim que se faz política no Brasil. O exemplo agora se repete com o julgamento do Mensalão, quando já se condena inapelavelmente sem esperar pelo veredicto do STF. Alguns, prevendo a possível absolvição de José Dirceu – o temível adversário - já ensaiam uma justificativa, afirmando que ele foi “blindado” quando se fez o rastreamento do escândalo. Querem assim manter munição para a disputa política futura e compensar o descrédito de suas denúncias, caso os autos do processo não contenham provas substanciais contra o ex-ministro.


JORNADA DA ANISTIA


Em comemoração à vinda da Caravana da Anistia do Ministério da Justiça a Fortaleza, foi programada uma série de 33 eventos que tomarão todo o mês de agosto, em homenagem aos 33 anos da Anistia. Dia 1º: às 11h, Exposição Fotográfica, na Assembleia Legislativa; às 14h, filme Araguaia Campo Sagrado, no auditório da Faculdade Christus, na avenida Dom Luís. Dia 2: às13h30min, filme Araguaia Campo Sagrado, no Cine Clube da Unifor; às 15h, descerramento da placa em homenagem a ex-presos políticos no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), seguida de pagamento simbólico das indenizações a ex-perseguidos políticos; às 19h, palestra do secretário nacional do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, no auditório da biblioteca da Unifor. Dia 3, a programação será na Assembleia Legislativa: às 8h, abertura da 60ª Caravana da Anistia; às 9h, início dos julgamentos dos pedidos de indenização; às 19h, Sessão Solene. Dia 4: às 8h, Cortejo em Movimento, saindo da Praça do Ferreira; às 19h, relançamento do livro Futebol &Ditadura e mesa redonda.



Valdemar Menezes opiniao@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Francisco de Alencar 30/07/2012 08:22
AOS QUE LUTARAM PELA DEMOCRACIA E LIBERDADE. O PASSADO DE LUTA! PRESENTE! AGORA E SEMPRE! Francisco de Alencar Fortaleza
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Concidadania

RSS

Concidadania

Valdemar menezes

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Concidadania

Powered by Feedburner/Google

O POVO Notícias | Colunas O POVO | Coluna Concidadania