[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Curador internacional elege os dez mais da Casa Cor | O POVO
circuito décor 16/07/2015

Curador internacional elege os dez mais da Casa Cor

notícia 0 comentários
{'grupo': 'Colunista', 'id_autor': 16367, 'email': 'circuitoa@hotmail.com', 'nome': 'Francisco Campelo'}
Francisco Campelo circuitoa@hotmail.com
Compartilhar

A convite do Buchicho Casa o curador internacional da Casa Cor, Pedro Ariel, escolheu os 10 elementos mais icônicos, marcantes e badalados da Casa Cor São Paulo 2015. O resultado é surpreendente e passa por detalhes que encantaram a muitos, passaram despercebidos por outros, mas que são indiscutivelmente de um bom gosto e refinamento absoluto. Vamos conferir?

 

QUEM É?

Pedro Ariel Santana é arquiteto, jornalista e curador internacional da Casa Cor. Na foto com os amigos Marcus Novais e Racine Mourão na abertura da Casa cor São Paulo deste ano.

 

O tapete com estampas tropicais do Espaço Brasil de Pau a Pique, de Roberto Migotto. O projeto foi desenvolvido em torno do tema brasilidade. Foram explorados materiais, cores e texturas que remetem a este conceito, através do uso de técnicas construtivas como o pau a pique, aliado ao uso de materiais contemporâneos. De tão lindo, o tapete poderia subir pelas paredes como se fosse uma magnífica e imensa tapeçaria com motivos tropicais.


As cortinas de flexíveis no espaço Marquise Deca, de Gui Mattos. Em um ambiente de 800m2, o arquiteto apresenta um projeto de espaços amplos e design moderno, marca registrada de seu escritório, que sempre coloca a parte arquitetônica dos ambientes em evidência. Para separar cada cômodo, conferir praticidade e dar a sensação de continuidade, Gui Mattos desenvolveu um mobiliário continuo, que centralizado, dá a volta no espaço, passando pela lavanderia, banheiro, closet, quarto e sala de estar. A imensa cortina parece uma instalação de arte a circundar todo o espaço.

 

ARQUITETANDO

1. NOME: Sandro Barros

2. PROFISSÃO: Estilista

3. INTERIOR OU EXTERIOR? Interior

4. UM ÍDOLO (NA ARQUITETURA OU DESIGNER DE INTERIORES)? Howard Slatkin

5. CONSTRUÇÃO MAIS BONITA DO MUNDO? A Ponte Alexander III em Paris e o Kinkakuji em Kyoto

6. UMA OBRA QUE GOSTARIA DE TER FEITO? O vestido de noiva de Grace Kelly

7. MEU DESIGNER (DE MÓVEIS OU OBJETOS) PREFERIDO ATUALMENTE É… Claude e François-Xavier Lalanne

8. UMA CADEIRA DOS SONHOS? Com meu nome permanente no Lincoln Center

9. UMA MESA? Farta, cheia de amigos

10. UM LUSTRE? Baccarat

11. UM SOFÁ? Que te abraça, de tecido Pierre Frey, cheio de almofadas.

12. UMA POLTRONA? Da primeira classe da Air France.

13. UM OBJETO? Escultura Bailarina de Fernando Botero

14. UM QUADRO? Uma Mulata de Di Cavalcanti

15. UM PISO? O piso Rouxinol do Castelo de Nijo em Kyoto

16. UMA COR? Azul

17. UM ARTISTA? Edgar Degas

18. QUAL SUA ÚLTIMA AQUISIÇÃO?

Um aparelho de jantar Queen Victoria da Herend, feito para nós com exclusividade, com a borda rosa e nosso monograma de casamento.

19. ANDA ENCANTADO COM…

As louças Richard Ginori

20. MAIOR ORGULHO PROFISSIONAL? Meu atelier

21. MINHA PROFISSÃO É… Realizar sonhos e enfeitar as mulheres.

Papel de parede Orlean, na Sala Íntima do Casal, espaço by Beto Galvez e Norea de Vito. Com uma paleta que permeia entre o cinza, preto, azul e dourado, o espaço apresenta um mix entre o contemporâneo e o vintage. Destaque também para o lustre italiano dos anos 70, peças do design genuinamente brasileiro representado pelo mestre Oscar Niemeyer.

Estante no Gabinete de Leitura, espaço de Pedro Lazaro. Um espaço multifuncional, que viabiliza o convívio diário com alguns dos maiores prazeres do usuário (literatura, arte e design), possibilitando a contemplação e utilização individual, bem como, receber de forma mais íntima aqueles que também compartilham dos mesmos ideais. Com prateleiras estreitas a estante obriga que os livros fiquem na posição que mais gostam. Deitados. Sem forçar a encadernação.


Sofá curvo verde no Living do Colecionador Brasileiro, espaço de Flavia Gerab. O ambiente contava a história do mobiliário moderno no Brasil, que começou a ser desenhado e produzido na década de 50. O espaço apresentava também móveis de grandes lendas do design nacional como Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Carlos Hauner e Martin Eisler, Gregori IlychWarchavchik Oscar Niemeyer e vai valorizar o novo design brasileiro representado pelo Estúdio Nada se Leva de André Bastos e Guilherme Leite. O sofá curvo parece em movimento e fluido.


Mesinha lateral verde da Holy Hunt na Casa 11, espaço de Esther Giobbi. Criar uma casa compacta para morador que viaja, gosta de arte e qualidade foram as premissas da arquiteta para realização desse projeto. Misturava de cores, texturas e móveis em bronze, incluindo exemplares da renomada marca americana Holly Hunt. De olho na sustentabilidade a arquiteta optou por revestir o piso e teto em pinus ecológico e iluminação de Led.

 

Estante da Casa P&B, espaço by Leo Shetman. O ambiente apresentado era uma casa moderna, inspirada na frase do grande arquiteto Mies Van der Rohe, “Lessis More” (“Menos é mais”). Um espaço de 215m² que prioriza o racionalismo, usando formas geométricas claras, a monocromia e materiais sofisticados. A estante é quase uma escultura funcional, forte e leve ao mesmo tempo.

 

Espelho de NikaZupan, no Lounge de Banho, espaço de Patricia Hagobian. Com muita jovialidade e sofisticação, a designer de interiores Patrícia Hagobian desenvolveu um espaço com 70m² e a brasilidade marcada por designers e artistas nacionais como Jader Almeida, Pedro Mendes, Christian Cravo, Rian Fontenele e Clayton Assaf. O espelho é o catcheye do ambiente e impossível passar despercebido.


Arranjo de galhos secos sobre a mesa de jantar do Apartamento Brasil, by Osvaldo Tenório. Despretensioso e elegante, o ambiente apresenta uma mescla de referências. Mobiliário italiano se integra a outros preciosos exemplares do mobiliário brasileiro do século XX, assinados por Zanine Caldas, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues. Veludos se misturam a cortinas de sacos de café, enquanto a laca gloss contrasta com paredes sem pintura e couros rústicos compartilham a cena com linhos e veludos. Sobre a mesa um incrível arranjo de galhos secos rouba a cena. FOTO RAFAEL RENZO


Luminária sobre a mesa do espaço Club Leo, by Leo Romano. O conceito do espaço criado pelo arquiteto goiano Leo Romano é um convite a fantasia e aos sentidos, podendo ainda despertar a memória e nos remeter a momentos de nossa infância. Traduz parte do universo do autor. Completando a cenografia, 2 mil metros de barbantes minuciosamente amarrados em 1000 ganchos, tornando vivo o desenho tridimensional de uma “casinha”.


CAMPELO EXPLICA

Mais famosa edição do evento que inspira mostra de decoração de arquitetura pelo Brasil, a Casa Cor São Paulo costuma reunir os nomes mais famosos e receber o maior número de visitantes, vindos de todos os estados do País e até do Exteriror. Este ano foram nada menos do que 120 mil visitantes, contados e auditados efetivamente no evento.

 

LANÇAMENTOS EM NOITE ESPECIAL

O presidente e o diretor da Construtora Colméia, Otacílio Valente e Ronaldo Barbosa, receberam convidados no Moleskine para jantar de lançamento do mais novo empreendimento da construtora, La Reserve (na Vicente Linhares esquina com Vicente Leite), e apresentação do Living Garden (já em construção, próximo a Faculdade 7 de Setembro). O evento contou ainda com uma degustação de cervejas especiais harmonizadas com menu especial. Um sucesso!

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

circuito décor

RSS

circuito décor

Francisco campelo

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-feira

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Circuito A

Powered by Feedburner/Google