[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Domingo à tarde | O POVO
CEARÁ 11/10/2013

Domingo à tarde

{'grupo': ' ', 'id_autor': 16635, 'email': 'taniaalves@opovo.com.br', 'nome': 'T\xe2nia Alves '}
Tânia Alves taniaalves@opovo.com.br
Compartilhar


As visitas à casa do tio eram o passeio comum aos domingos, quando a cidade se fazia quieta à espera do jogo de futebol no estádio, anunciado pela radiadora entre uma música e outra que acordava a cidade da sesta. A menina e as irmãs seguiam caminhando por cerca de um quilômetro até a comunidade onde o tio morava. A casa não tinha conforto. Era pequena, com três cômodos de taipa, mas tinha um terreiro grande com um ipê que em determinadas épocas do ano, cobria o chão de branco. A menina achava bom sentar por ali naqueles dias com as flores pequenas enfeitando o terreno limpo, que havia sido varrido cedinho. Costume das mulheres do Sertão aos domingos e dias santos.


A casa não tinha alpendre, mas, no fim da tarde, havia sombra no terreiro onde se avistavam as copas de árvores formadas por mufumbos e marmeleiros. Entre eles despontavam flores amarelas e rosas também de ipês de outras cores. Pela vereda próxima da casa, passava grupo de rapazes da moradia vizinha para o campinho de futebol, a poucos metros dali. Na volta, aproveitavam para pedir água, pretexto de olhar a filha da dona de casa, moça bonita. A água fria tirada dos potes colocados no corredor era servida em copos de alumínio, que haviam sido areados de manhã.


A casa não tinha camas nem guarda-roupas, as redes de dormir ficavam penduradas na parede do quarto, mas havia baús na camarinha que guardavam segredos, instigavam a curiosidade da menina e a levavam ao mundo que ela nem conhecia. Era ali que ficava guardado o livro mais bonito e colorido que já vira. Falava de um frade desajeitado, com hábito largo marrom, derrubava tudo ao seu redor, mas cantava tão bem que encantava os pássaros. E eles iam pousar no braço do fradezinho. Era comum ela buscar o livro e ficar presa no encantamento de folheá-lo.


Na casa não tinha luxo, mas havia as conversas do tio, que atraíam a atenção de todos com suas histórias meio verdades meio mentiras. Ali pousavam as gargalhadas da dona da casa que, embora tivesse dificuldade de colocar comida no fogão para os filhos todos os dias, jamais deixava de receber as visitas com um sorriso. Nela, a aparência de pobreza dava lugar à riqueza da alegria. Na volta se trazia dali a vontade de voltar para mais um domingo à tarde.


CASCAVEL


MUNICÍPIO COMEMORA 180 ANOS

Cascavel celebra este mês 180 anos de criação. A prefeitura programou uma série de atividades para marcar a data. O que chama atenção é que a programação prevê dois eventos diferentes para evangélicos e católicos. O dia 17, data da criação do município, às 18 horas, será o encontro dos evangélicos. Uma missa campal está programada para as 19 horas do dia 18. Ambas ocorrerão na praça São Francisco.

 

SOBRAL


CAMINHADA ENCERRA OUTUBRO ROSA

Sobral abriu oficialmente ontem o Outubro Rosa com programação no bulevar do Arco Nossa Senhora de Fátima. Uma caminhada no dia 31 encerra a programação. A saída será da praça da igreja São Francisco, passando pela praça de Cuba, beco do Cotovelo e chegada na praça da Coluna da Hora.

 

INFÂNCIA


COMEÇA A CORRIDA PELO SELO UNICEF

Será lançada hoje, às 8 horas, no Centro de Eventos do Ceará, a edição 2013-2016 do Selo Unicef Município Aprovado, reconhecimento internacional que a cidade pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Confirmaram presenças o governador Cid Gomes e o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.

 

VARJOTA


AÇUDE ARARAS ESTÁ COM 28,9% DA CAPACIDADE

O volume do Açude Paulo Sarasate, conhecido como Araras, em Varjota, está preocupando os produtores do Perímetro Irrigado Araras Norte. Ontem, o volume hídrico acumulado no reservatório era de 28,9% da capacidade. Há um mês, o Araras estava com 31%. Algumas ilhas que normalmente ficavam encobertas pelas águas já estão aparecendo, mudando um pouco a paisagem do açude.

 

ICAPUÍ


COMEÇA O FESTIVAL DA LAGOSTA

Começa hoje, nas praias de Redonda e Ponta Grossa, em Icapuí, o 8º Festival da Lagosta. O evento é realizado pela Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí. Os 17 estandes do Salão de Gastronomia, instalado defronte ao mar, vão apresentar pratos elaborados à base do crustáceo

em porções individuais.


ACARAÚ


TRABALHO INFANTIL É TEMA DE CAMPANHA

A campanha É da Nossa Conta sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido, do Instituto Infan e da Fundação Telefônica, será lançada em Acaraú, no próximo dia 22. Também serão realizadas oficinas coordenadas pela ONG Cipó-Comunicação Interativa, da Bahia.  

 

Reriutaba ganhou, esta semana, o primeiro semáforo. Pelo fluxo de veículo dentro da cidade era necessário


Colaboração Frederico Fontenele Farias. Para cooperar com a coluna envie sugestão por email

> TAGS: coluna ceará
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Coluna Ceará

RSS

Coluna Ceará

Tânia alves

Escreva para o colunista

Atualização: Sexta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Ceará

Powered by Feedburner/Google